Chegamos à metade do 6º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba. Confira algumas impressões sobre os filmes exibidos no festival durante o fim de semana:
Dirigido por Tatiana Chistova, #2 Convicções é um documentário que narra brevemente a trajetória de jovens que recém atingiram a idade para se apresentarem ao recrutamento do exército russo, mas que por razões pessoais não acreditam na instituição, e alegam que – como a própria lei russa garante – não desejam servir por conta de suas crenças religiosas ou convicções.
O filme oscila entre três narrativas mescladas: o julgamento de um jovem que não compareceu ao recrutamento e não justificou sua ausência, infringindo então a legislação russa e sendo processado pelo serviço militar; o processo de recrutamento de jovens que desejam ingressar no serviço militar; o processo de pedido de dispensa por parte de jovens com convicções contrárias à instituição.
Na primeira narrativa, o expectador tem contato com a história do jovem apenas por meio do registro de sua sessão de julgamento – ouvimos os argumentos da defesa, da acusação e testemunhas. A partir dessa visão externa e ampla do caso, tomamos nosso julgamento acerca da situação – assim como faz a juíza ao fim do filme. Nesse momento, ao expor linearmente o julgamento e apresentar os depoimentos de acusação e defesa (ao que parece) na íntegra, a voz da documentarista é quase muda.
O documentário passa a tomar partido quando, na segunda e terceira narrativa, cria um paralelo entre o tom de tratamento que os recrutadores dão para as duas diferentes situações. Enquanto as cenas dos jovens que desejam ingressar no serviço militar são marcadas por um clima descontraído, de risadas e piadas, os jovens que desejam a dispensa do exército (chamados “pacifistas”) recebem um tratamento diferenciado, principalmente ao abordarem a questão da “sexualidade não-tradicional”.
#3 Newton (Amit Masurkar) é um rapaz que quer fazer a diferença no mundo e acredita na democracia como um dos meios para a mudança. Mas, durante sua jornada, se vê desiludido quando descobre que a democracia, na verdade, é apenas um circo midiático promovido pelos próprios políticos.
A comédia consegue arrancar gargalhadas do público, mas também apresenta cenas densas com críticas ao sistema eleitoral e domínio de povos. Apesar de tratar Newton como um herói, a trama foge do maniqueísmo, quando conseguimos compreender as motivações dos (até então) vilões.
CURTAS – PEQUENOS OLHARES
De Alois Di Leo, o curta #4 Caminho dos Gigantes é uma animação brasileira produzida pelo estúdio de animação Sinlogo Animation. A história traz a curta jornada da jovem indígena Oquirá, que durante um ritual de sua tribo tem a possibilidade de conhecer mais sobre sua própria cultura e passa a traçar um olhar sagrado em relação à natureza. Destaque para o Design de Som da produção, que nos faz esquecer que estamos vendo uma animação e nos transporta de imediato para a floresta.
Seguindo uma proposta semelhante a anterior, em #5 Horizonte de Bene (Jomi Yoon, Eloic Gimenez) também acompanhamos uma criança que tem seus momentos de descobertas em relação ao meio em que vive. O pequeno Bene ajuda os adultos de seu grupo a caçarem animais selvagens, mas ao encontrar um gorila bebê desamparado, tem sua empatia despertada e decide enfrentar os caçadores para salvar a floresta tropical – que, por sua vez, decide ajudar o garoto. Além de sua mensagem, a estética do curta se destaca por misturar colagens e pinturas em stop motion – visualmente um belíssimo filme.
O terceiro curta da seleção (os três foram exibidos em uma mesma sessão) foge da natureza e caminha para um lado mais tecnológico em nossas relações. Um garoto que tem no lugar da cabeça uma câmera filmadora decide presentear Roberta – sua colega de classe, por quem é apaixonado – com alguns registros que captou desde os primeiros dias em que sem conheceram. Com poucas falas e algumas cenas contemplativas, #6 Garoto VHS (Carlos Daniel Reichel) reflete sobre a memória a partir de um romance adolescente.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Retrato de um Certo Oriente, dirigido por Marcelo Gomes e inspirado no romance de Milton Hatoum, vencedor do Prêmio Jabuti, explora a saga de imigrantes libaneses no Brasil e os desafios enfrentados na floresta amazônica. A história começa no Líbano de 1949, onde os irmãos católicos Emilie (Wafa’a Celine Halawi) e Emir (Zakaria Kaakour) decidem deixar sua terra natal, ameaçada pela guerra, em busca de uma vida melhor. Durante a travessia, Emilie conhece e se apaixona por Omar (Charbel Kamel), um comerciante muçulmano. Contudo, Emir, tomado por ciúmes e influenciado pelas diferenças religiosas, tenta separá-los, o que culmina em uma briga com Omar. Emir é gravemente ferido durante o conflito, e Emilie é forçada a interromper a jornada, buscando ajuda em uma aldeia indígena para salvar seu irmão. Após a recuperação de Emir, eles continuam rumo a Manaus, onde Emilie toma uma decisão que traz consequências trágicas e duradouras. O filme aborda temas como memória, paixão e preconceito, revelando as complexas relações familiares e culturais dos imigrantes libaneses em um Brasil desconhecido e repleto de desafios.
Data de Lançamento: 21 de novembro
A Favorita do Rei é um drama histórico inspirado na vida de Jeanne Bécu, filha ilegítima de uma costureira humilde, que alcança o auge da corte francesa como amante oficial do rei Luís XV. Jeanne Vaubernier (interpretada por Maïwenn) é uma jovem ambiciosa que, determinada a ascender socialmente, utiliza seu charme para escapar da pobreza. Seu amante, o conde Du Barry (Melvil Poupaud), enriquece ao lado dela e, ambicionando colocá-la em um lugar de destaque, decide apresentá-la ao rei. Com a ajuda do poderoso duque de Richelieu (Pierre Richard), o encontro é orquestrado, e uma conexão intensa surge entre Jeanne e Luís XV (Johnny Depp). Fascinado por sua presença, o rei redescobre o prazer da vida e não consegue mais se imaginar sem ela, promovendo-a a sua favorita oficial na corte de Versailles. No entanto, esse relacionamento escandaloso atrai a atenção e o desagrado dos nobres, provocando intrigas e desafios que Jeanne terá de enfrentar para manter sua posição privilegiada ao lado do monarca.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Em A Linha da Extinção, do diretor Jorge Nolfi, nas desoladas Montanhas Rochosas pós-apocalípticas, um pai solteiro e duas mulheres corajosas se veem forçados a deixar a segurança de seus lares. Unidos por um objetivo comum, eles embarcam em uma jornada repleta de perigos, enfrentando criaturas monstruosas que habitam esse novo mundo hostil. Com o destino de um menino em suas mãos, eles lutam não apenas pela sobrevivência, mas também por redenção, descobrindo a força da amizade e o poder da esperança em meio ao caos. Essa aventura épica revela o que significa ser família em tempos de desespero.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Baseado no musical homônimo da Broadway, Wicked é o prelúdio da famosa história de Dorothy e do Mágico de Oz, onde conhecemos a história não contada da Bruxa Boa e da Bruxa Má do Oeste. Na trama, Elphaba (Cynthia Erivo) é uma jovem do Reino de Oz, mas incompreendida por causa de sua pele verde incomum e por ainda não ter descoberto seu verdadeiro poder. Sua rotina é tranquila e pouco interessante, mas ao iniciar seus estudos na Universidade de Shiz, seu destino encontra Glinda (Ariana Grande), uma jovem popular e ambiciosa, nascida em berço de ouro, que só quer garantir seus privilégios e ainda não conhece sua verdadeira alma. As duas iniciam uma inesperada amizade; no entanto, suas diferenças, como o desejo de Glinda pela popularidade e poder, e a determinação de Elphaba em permanecer fiel a si mesma, entram no caminho, o que pode perpetuar no futuro de cada uma e em como as pessoas de Oz as enxergam.
Data de Lançamento: 20 de novembro
No suspense Herege, Paxton (Chloe East) e Barnes (Sophie Thatcher) são duas jovens missionárias que dedicam seus dias a tentar atrair novos fiéis. No entanto, a tarefa se mostra difícil, pois o desinteresse da comunidade é evidente. Em uma de suas visitas, elas encontram o Sr. Reed (Hugh Grant), um homem aparentemente receptivo e até mesmo inclinado a converter-se. Contudo, a acolhida amistosa logo se revela um engano, transformando a missão das jovens em uma perigosa armadilha. Presas em uma casa isolada, Paxton e Barnes veem-se forçadas a recorrer à fé e à coragem para escapar de um intenso jogo de gato e rato. Em meio a essa luta desesperada, percebem que sua missão vai muito além de recrutar novos seguidores; agora, trata-se de uma batalha pela própria sobrevivência, na qual cada escolha e cada ato de coragem serão cruciais para escapar do perigo que as cerca.