Cinemateca tem mostras de cinema japonês até clássicos de Almodóvar em julho em Curitiba

Pepi, Luci, Bom e Outras Garotas de Montão, de Pedro Almodóvar, em mostra em Curitiba. Foto: Reprodução.
Foto: Reprodução

Espanha, França, Japão e Curitiba ganham a telona da Cinemateca de Curitiba em julho, com sessões gratuitas. O espaço terá diferentes mostras celebrando grandes nomes da sétima arte, de Pedro Almodóvar a Akira Kurosawa. Uma sessão de curtas produzidos na capital paranaense também é destaque.

La Movida Madrileña

O cinema espanhol ganha espaço em uma mostra especial na Cinemateca de Curitiba. La Movida Madrileña traz os primeiros filmes de Pedro Almodóvar para o local. “Pepi, Luci, Bom e Outras Garotas de Montão” será exibido no dia 05 (sábado), às 19h, e no domingo, tem “Labirinto de Paixões”, também às 19h. São os primeiros longas-metragens de Pedro Almodóvar e guardam experimentações e a construção da visão de autoria do artista. No sábado, acontece ainda a oficina “La Movida Madrileña” com o curador Edson Godinho, às 17h – inscrições aqui. O filme que abre a mostra é “Arrebato” de Iván Zulueta, uma raridade que explora a relação entre homem e cinema, no dia 04, às 19h.

Curtas Curitibanos

Na terça-feira (08), acontece a Mostra Giant Man Running – Curtas Curitibanos. O evento terá transmissão de quatro produções locais, além de bate-papo com o diretor Mike Ale e produção. A partir das 19h, são exibidos “O Livro, O Lobo e O Agente Invisível”, “67 coisas Que São Menores Do Que Eu”, “Júlia” e “Resgate No 13”.

Kurosawa

O mestre japonês Akira Kurosawa é celebrado em uma mostra toda dedicada à sua produção. “Rashomon” abre a programação no dia 12, às 19h. No domingo seguinte (13), tem “Kagemusha – A Sombra do Samurai”, às 18h. No dia 15, um dos mais cultuados do diretor, “Sonhos”, ganha a tela a partir das 19h. Já “Viver/Ikiru” passa no dia 16, e “Trono Manchado de Sangue”, no dia 17, ambos às 19h. Abrindo o fim de semana, na sexta (18), tem Madadayo” às 19h; no sábado, passa “Os Sete Samurais” às 15h30 e “Rapsódio em Agosto” às 19h. “Céu e Inferno” encerra a mostra no dia 20, às 18h.

Jacques Tati

Nome de peso do cinema francês, Jacques Tati ganha uma mostra do dia 24 ao 27 de julho. “Meu Tio” abre as sessões na quinta-feira (24), às 19h. Dia 25, 19h, tem “As Férias do Sr. Hulot”, e no sábado, 19h, uma sessão surpresa. “Playtime – Tempo de Diversão” é exibido na Cinemateca de Curitiba no dia 27 de julho, às 18h.

Foco Japão

O último dia do mês traz filmes de Takashi Makino para a telona. No dia 31 de julho, a partir das 19h, serão exibidos os curtas “Microcosmos”, “Anti-Cosmos”, “Constellation” e “Imagination”. Referência do cinema experimental, Makino estará presente em Curitiba.

SERVIÇO – Cinemateca de Curitiba

Onde: Cinemateca de Curitiba (R. Pres. Carlos Cavalcanti, 1174)

Quanto: entrada gratuita

Informações: no Instagram da Fundação Cultural de Curitiba

Programação completa: no site.

Por Brunow Camman
01/07/2025 15h29

Artigos Relacionados

“O Diabo Veste Prada 2” começa filmagens com Anne Hathaway e Meryl Streep

Cinema italiano ganha festa com 11 filmes em cartaz no Cine Passeio