A Cinemateca de Curitiba exibe, de quarta-feira a domingo (18 a 22/10), a “Mostra de Cinema Atual Espanhol”, promovida pelo Instituto Cervantes de Curitiba. A mostra reúne cinco filmes de longa-metragem em suas versões originais em espanhol e catalão, legendadas em português. Os ingressos para todas as sessões são gratuitos.

Confira a programação completa:

Dia 18 – FELIZES 140

(2014, drama, 98′, CI: 12 anos) Direção: Gracia Querejeta

Na véspera de seu quadragésimo aniversário, Elia reúne parentes e amigos numa casa de praia. Ao revelar que ganhou 140 milhões de euros na loteria, o que deveria ser um ambiente de alegria, gradualmente se transforma num jogo de ganância pela fortuna, movido por noções conflitantes de generosidade e merecimento.

Dia 19 – NOITE DE VERÃO EM BARCELONA

(2013, Romance, 96′) Direção: Dani de la Orden

Seis histórias de amor entrecruzadas acontecem durante a noite do dia 18 de agosto de 2013, quando o cometa Rose cruzou a cidade de Barcelona. Um espetáculo único que não se repetirá por séculos.

Dia 20 – A MINHA GRANDE NOITE

(2015, Comédia, 93’, CI. 18 anos) Direção: Álex de laIglesia

José está desempregado e é enviado para trabalhar pela ETT como figurante em uma gravação de um programa especial de ano novo em pleno agosto. Centenas de pessoas, assim como ele, passam uma semana e meia, enclausuradas, enquanto festejam a falsa chegada do novo ano.

Dia 21 – NEM TUDO É VIGÍLIA

(2015, documentário, 98’, CI: livre) Direção: Hermes Paralluelo

Antonio e Felisa são casados há mais de 60 anos e são completamente apaixonados um pelo outro. Contudo, o frágil estado de saúde dos dois parece não permitir que eles consigam cuidar um do outro sem precisar da ajuda de alguém. Quando a possibilidade de precisarem viver em um asilo aparece, eles sentem angústia e medo de perderem a tranquilidade que conquistaram após muitos anos juntos, além do medo da perda de independência, da solidão e da morte.

Dia 22 – TRUMAN

(2015, Comédia/Drama, 103’, CI. 14 anos) Direção: Cesc Gay

Julián, um ator cinquentão, fez o que queria durante toda a sua vida. Agora, doente, pensa em fazer o mesmo em relação à sua morte. Enquanto Julián organiza o seu próprio final, Tomás, seu melhor amigo, chega do Canadá de surpresa.

Serviço – Mostra de Cinema Atual Espanhol

Quando: 18 a 22 de outubro de 2017 (quarta-feira a domingo)

Onde: Cinemateca de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti, 1174)

Horário: 19h

Quanto: gratuito