Cineasta curitibana é selecionada para festival de cinema em Berlim

Uliane Tatit diretora de Juanita. Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação

O cinema nacional está conquistando o mundo – e o Paraná está muito bem representado. Além de destaques em festivais como “Ainda Estou Aqui”, outra produção nacional está conquistando espaço no circuito internacional. “Juanita” é um curta-metragem dirigido e roteirizado pela curitibana Uliane Tatit, ao lado da dominicana Karen Joaquín. A produção é espanhola e foi selecionada para a Berlinale 2025, um dos mais prestigiados festivais de cinema no mundo, em Berlim (Alemanha).

O filme reflete sobre as contradições entre o ideal de liberdade europeu e as pressões sociais que moldam a identidade feminina. O roteiro é inspirado em vivências pessoais de Uliane e de Karen. Na trama, uma menina latina de 12 anos vive em Barcelona (Espanha), e passa por dificuldades relacionadas aos padrões de beleza impostos pela sociedade às mulheres. “Juanita” concorre na categoria Generation Plus, dedicada a obras que retratem a infância e a juventude com profundidade e inovação narrativa. O curta-metragem foi produzido pela Aguacate & Calabaza Films, distribuído pela Agencia Freak e financiado pelo Institut Català de les Empreses Culturals (ICEC).

Uliane

A cineasta brasileira Uliane Tatit nasceu em Curitiba, e vive atualmente na Espanha. Com 29 anos, é formada em Direção Cinematográfica pela Escola de Cinema de Barcelona (ECIB) e em Jornalismo pela Universidade Positivo. Seus trabalhos costumam focar nas narrativas que questionam e ressignificam a experiência feminina.

A diretora também lançou, em 2022, o curta estudantil “As Duas en Punto”. Uliane roteirizou e dirigiu este trabalho, que estreou no XVIII International Women in Film and Television, na Cidade do México (México). Recebeu o Prêmio de Público no VIII MAAM Docs em Madrid (Espanha). Atualmente, desenvolve o projeto de seu primeiro longa: “Boa Nai”. O drama mistura elementos de terror e misticismo religioso ambientado também na região espanhola da Galícia. “Boa Nai” foi selecionado para a III Edição do Agapi Impulsa Copros, laboratório destinado ao desenvolvimento de novos talentos do cinema independente.

A estreia mundial de “Juanita” acontece em 19 de fevereiro no Zoo Palast de Berlim.

Por Brunow Camman
17/02/2025 15h26

Artigos Relacionados

Oscar será transmitido gratuitamente na rua em Curitiba

05 indicados ao Oscar 2025 inspirados em livros