Em sua segunda edição, a mostra II Afrika XX traz novidades para o Cine Passeio. Em destaque, o evento (que acontece entre 08 e 14 de agosto) terá oficina com o cineasta camaronês Jean-Pierre Bekolo, precursor do afrofuturismo no cinema. As inscrições, com poucas vagas disponíveis, precisam ser enviadas via formulário. 30 vagas contam com ajuda de custeio para realização.
Afrika XX apresenta filmes pioneiros realizados no continente africano, durante o século XX. São películas reconhecidas em festivais pela inovação e também por trazer uma linguagem diaspórica. A mostra busca encurtar a distância entre África e Brasil, favorecendo a distribuição de filmes nas salas de cinema do país.
Realizada pela Cartografia Filmes, Afrika XX busca oportunizar o acesso a olhares que desafiam as normas de representação. A quebra de clichês construídos em relação ao continente africano através da arte produzida pela própria população de África é fundamental para esse movimento. O uso do afrofuturismo é peça chave para mostrar a criatividade e novos olhares do continente.
A oficina “O poder transformador do cinema afrofuturista” traz um olhar inovador tanto para o cinema quanto para a arte africana. O Afrofuturismo, ou Futurismo Africano, é uma forma de pensar a ficção científica a partir de África, saindo do que já foi feito a partir de Europa e América. O olhar para o futuro é outro, e traz inovações tanto em linguagem quanto em conteúdo, em especial propondo narrativas pós-coloniais. O curso acontece entre os dias 09 e 11 de agosto.
Quem comanda a oficina é o cineasta Jean-Pierre Bekolo. Nascido em 1966, no Camarões, chegou a estudar Física antes de se dedicar ao cinema. Fez seu primeiro filme em 1992, “Quartier Mozart”, e foi construindo uma carreira sólida, reconhecida dentro e fora da África. Já lecionou em escolas de cinema nos Estados Unidos. Discute questões sensíveis de sua terra natal como democracia e utiliza do afrofuturismo para discutir assuntos atuais.
Uma ação afirmativa promove integração e maior participação na oficina. 30 vagas contarão com bolsa de custeio. Quinze delas são destinadas a residentes do litoral e do interior do Paraná, e incluem custos com passagens de ida e volta entre a cidade do participante e Curitiba, e recurso de alimentação. Outras 15 vagas são para moradores da capital e região metropolitana, também custeando passagens e alimentação.
Quando: de 08 a 14 de agosto de 2024
Onde: Cine Passeio (R. Riachuelo, 410)
Oficina “O poder transformador do cinema afrofuturista”: de 09 a 11 de agosto de 2024; inscrições via formulário até 15 de julho
Programação completa: no perfil oficial
Data de Lançamento: 13 de fevereiro
No documentário Frevo Michiles é apresentado a história de um dos maiores compositores vivo de frevo no país. Durante sua trajetória, Jota Michiles transformou o marcante ritmo pernambucano e eternizou o seu legado nas marchinhas carnavalescas. Sua visão de mundo poética e carnavalesca é o mote do documentário, esmiuçando sua originalidade e amor pela música. Com participação de artistas como Alceu Valença, Spok, Getúlio Cavalcanti e Edson Rodrigues é possível mergulhar no mundo criativo do compositor e reviver a alegria que ele trouxe para a alma do carnaval nacional.
Data de lançamento: 13 de fevereiro.
Data de Lançamento: 13 de fevereiro
Em As Cores e Amores de Lore, uma série de encontros do cineasta Jorge Bodanzky e a pintora alemã Eleonore Koch resulta numa investigação da trajetória artística de uma das artistas mais influentes da arte contemporânea brasileira. Conhecida como Lore, a pintora nasceu em 1926 na Alemanha e é a única discípula de Volpi, com quem teve uma relação criativa por muitos anos. Bodanzky faz um resgate do legado da pintora em seus últimos anos de vida e revela as complexidades por trás de sua veia artística e emoções. O filme acompanha a intimidade das longas conversas e dos depoimentos emocionantes dos dois artistas e traz um rico material de acervo comentado pela própria Eleonore. Em suas falas, a pintora discorre sobre seu processo artístico e sua vida íntima, assim como temas como sexualidade, feminismo e amadurecimento.
Data de lançamento: 13 de fevereiro.
Data de Lançamento: 13 de fevereiro
Em Aos Pedaços, Eurico Cruz (Emílio de Melo) mantém um relacionamento secreto com duas mulheres chamadas Ana. Ele vive entre duas casas idênticas: uma no deserto, outra à beira-mar. Cada uma habitada por uma das esposas: Ana e Anna. Certo dia, ele recebe a visita de Eleno e um bilhete anônimo assinado apenas por “A”, anunciando sua morte. A partir daí, sua vida se torna uma grande espiral de paranoia, desconfiado de seus dois amores e do resto das pessoas ao seu redor. Quem realmente o ameaça? Os espaços, os personagens, as suspeitas e as paixões se embaralham nesse quebra-cabeça que, cada vez mais, confunde realidade e obsessão.
Data de lançamento: 13 de fevereiro.
Data de Lançamento: 13 de fevereiro
Em Bridget Jones: Louca pelo Garoto acompanhamos a vida de mãe solteira e viúva de Bridget (Renée Zellweger) depois que seu marido Mark (Colin Firth) faleceu. Quatro anos se passaram e Bridget passa os dias cuidando de seus dois filhos Billy, de 9 anos, e Mabel, de 4 anos. Vivendo nesse limbo entre o luto e a vontade de seguir em frente, Bridget pensa em voltar a namorar, encorajada por seus amigos fiéis, sua ginecologista Dra. Rawlings (Emma Thompson) e até mesmo seu antigo amor, e agora amigo, Daniel Cleaver (Hugh Grant). De volta na pista, Bridget entra nos aplicativos de namoro e precisa conciliar seu trabalho, vida amorosa e obrigações domésticas e maternas, enquanto também enfrenta a legião de mães perfeitas da escola, lida com a saudade que Billy sente do pai e vive situações constrangedores (e potencialmente atraentes) com o professor de ciências das crianças Mr. Wallaker (Chiwetel Ejiofor).
Data de lançamento: 13 de novembro.
Data de Lançamento: 13 de fevereiro
Capitão América: Admirável Mundo Novo é o próximo filme do famoso herói da Marvel. Desta vez, o filme dá continuidade à minissérie de televisão Falcão e o Soldado Invernal, onde o escudo está nas mãos de Sam Wilson (Anthony Mackie), após Steve Rogers (Chris Evans) o entregar em Vingadores: Ultimato. Durante a série, Sam aceita seu dever como o novo Capitão América ao lado de Bucky Barnes (Sebastian Stan). Admirável Mundo Novo compõe a Fase Cinco do Universo Cinematográfico Marvel (UCM). O enredo promete explorar os desafios e responsabilidades de Wilson em seu novo papel, enquanto enfrenta novas ameaças e aliados inesperados. A direção está a cargo de Julius Onah, conhecido por seu trabalho em The Cloverfield Paradox, e o roteiro foi escrito por Malcolm Spellman, que também foi o showrunner de Falcão e o Soldado Invernal.
Data de lançamento: 13 de fevereiro.