Cineasta camaronês vem a Curitiba em mostra de filmes africanos

Jean-Pierre Bekolo no II Afrika XX. Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação

Em sua segunda edição, a mostra II Afrika XX traz novidades para o Cine Passeio. Em destaque, o evento (que acontece entre 08 e 14 de agosto) terá oficina com o cineasta camaronês Jean-Pierre Bekolo, precursor do afrofuturismo no cinema. As inscrições, com poucas vagas disponíveis, precisam ser enviadas via formulário. 30 vagas contam com ajuda de custeio para realização.

Mostra

Afrika XX apresenta filmes pioneiros realizados no continente africano, durante o século XX. São películas reconhecidas em festivais pela inovação e também por trazer uma linguagem diaspórica. A mostra busca encurtar a distância entre África e Brasil, favorecendo a distribuição de filmes nas salas de cinema do país.

Realizada pela Cartografia Filmes, Afrika XX busca oportunizar o acesso a olhares que desafiam as normas de representação. A quebra de clichês construídos em relação ao continente africano através da arte produzida pela própria população de África é fundamental para esse movimento. O uso do afrofuturismo é peça chave para mostrar a criatividade e novos olhares do continente.

Oficina

A oficina “O poder transformador do cinema afrofuturista” traz um olhar inovador tanto para o cinema quanto para a arte africana. O Afrofuturismo, ou Futurismo Africano, é uma forma de pensar a ficção científica a partir de África, saindo do que já foi feito a partir de Europa e América. O olhar para o futuro é outro, e traz inovações tanto em linguagem quanto em conteúdo, em especial propondo narrativas pós-coloniais. O curso acontece entre os dias 09 e 11 de agosto.

Quem comanda a oficina é o cineasta Jean-Pierre Bekolo. Nascido em 1966, no Camarões, chegou a estudar Física antes de se dedicar ao cinema. Fez seu primeiro filme em 1992, “Quartier Mozart”, e foi construindo uma carreira sólida, reconhecida dentro e fora da África. Já lecionou em escolas de cinema nos Estados Unidos. Discute questões sensíveis de sua terra natal como democracia e utiliza do afrofuturismo para discutir assuntos atuais.

Ação Afirmativa

Uma ação afirmativa promove integração e maior participação na oficina. 30 vagas contarão com bolsa de custeio. Quinze delas são destinadas a residentes do litoral e do interior do Paraná, e incluem custos com passagens de ida e volta entre a cidade do participante e Curitiba, e recurso de alimentação. Outras 15 vagas são para moradores da capital e região metropolitana, também custeando passagens e alimentação.

SERVIÇO – II AFRIKA XX

Quando: de 08 a 14 de agosto de 2024

Onde: Cine Passeio (R. Riachuelo, 410)

Oficina “O poder transformador do cinema afrofuturista”: de 09 a 11 de agosto de 2024; inscrições via formulário até 15 de julho

Programação completa: no perfil oficial

Por Brunow Camman
12/07/2024 13h16

Artigos Relacionados

“Twisters”: ação e reviravoltas em uma ótima estreia da semana

“Como Vender a Lua”: comédia diverte com trama enrolada