Cine Passeio recebe a NAVE, uma mostra de cinema para crianças

Uma plataforma para mundos diferentes, a NAVE aporta em Curitiba com a proposta de promover uma jornada pelo cinema feito para criança. Com a grande escala da imagem projetada, o som que nos envolve e um trabalho de mediação que apóia na construção dessa experiência: a NAVE usa da magia da sala escura do cinema para criar experiências singulares e significativas para o público infantil.

De setembro a dezembro de 2019, seis longa-metragens selecionados farão parte da programação do mais novo espaço de cinema curitibano. As crianças terão a chance de acompanhar toda essa narrativa costurada pela curadoria, colecionando carimbos dessas viagens em seu passaporte da mostra. Com isso, a NAVE busca construir um público assíduo, que participe de cada uma das expedições propostas.

Por meio da distribuição desse material educativo – um guia pessoal, que traz informações sobre os filmes e que pode acompanhar o público durante todo o projeto – a mostra quer também facilitar o processo de fruição. A experiência cinematográfica é também potencializada pela mediação cultural em cada umas das sessões.  Esse processo, que consiste em um bate-papo com o público sobre os filmes, favorece a construção de sentidos a partir do que surge desse diálogo. Esse processo busca instigar e explorar diferentes camadas de sensações, mas jamais direcionar e limitar o olhar da criança.

Entre os títulos reunidos, estão produções brasileiras lançadas esse ano como  o filme “Sobre Rodas” e as animações “Tito e os Pássaros” e “Miúda e o Guarda-Chuva”. Completam o roteiro o longa francês “Minha Vida de Abobrinha”, o espanhol “A Tropa de Trapo na Selva do Arco-Íris” e a obra “Os Comedores de Meia”, parceria internacional entre República Tcheca, Eslováquia, Croácia. Formamos um panorama da produção de cinema independente para o público infantil dos últimos anos, compondo um quadro bastante diverso para as crianças da cidade.

Confira a programação completa:

TITO E OS PÁSSAROS

10, 11 e 12 de setembro de 2019

Um menino e seus dois amigos partem para encontrar a pesquisa perdida do seu pai sobre canções de pássaros, algo que pode salvar seu mundo de uma epidemia na qual o medo adoece as pessoas.

MINHA VIDA DE ABOBRINHA

24, 25 e 26 de setembro de 2019

Ícaro, apelidado de Abobrinha, perde sua mamãe em um acidente e é levado por Raymond, um policial, a um lar para crianças. Lá, ele faz novos amigos, como Simon, Ahmed, Jujube, Alice e Béatrice, que não foram poupados pela vida. Um dia, é a vez de Camille chegar para morar no orfanato.

MIÚDA E O GUARDA-CHUVA

01, 02 e 03 de outubro de 2019

Miúda cuida de sua planta carnívora com muito amor e formigas fresquinhas. Ela deseja apenas que a planta lhe chame pelo seu nome, mas a planta exige cada vez mais formigas. Estas bolam um plano que envolve poesia, guarda-chuvas e uma máquina do tempo. A menina aprende que crescer é fazer escolhas.

A TROPA DE TRAPO NA SELVA DO ARCO-ÍRIS

05, 06 e 07 de novembro de 2019

Em uma divertida aventura, nossa simpática Tropa de Trapo viaja até a selva do arco-íris para ajudá-lo a recuperar suas cores que, devido à poluição, estão se apagando e perdendo seu brilho original. Isso parece indicar que as cores do planeta podem desaparecer para sempre. A Tropa não pode deixar isso acontecer.

OS COMEDORES DE MEIA

19, 20 e 21 de novembro de 2019

Os Comedores de Pés de Meia (papa-meia) são pequenas criaturas que vivem entre os humanos e comem meias, porém, com uma única regra: eles só comem uma meia de cada par.

SOBRE RODAS

03, 04 e 05 de dezembro de 2019

Conta a história de Lucas, de 13 anos, que volta à escola depois de um acidente que o deixou sem movimento nas pernas. Lá, ele conhece Laís e juntos partem por estradas de terra interioranas – em busca do pai que a menina nunca conheceu. Nesta aventura eles acabam conhecendo um ao outro.

Serviço – NAVE – Mostra Circulante de Cinema para Crianças

Quando: de 10 de setembro até 5 de dezembro (terças, quartas e quintas)

Onde: Cine Passeio | Sala Valêncio Xavier (Rua Riachuelo, 410)

Horário: às 10h e às 14h.

Quanto: Entrada Gratuita

Por Matheus Klocker
07/09/2019 11h54