Cine Passeio promove mostra gratuita de cinema indígena brasileiro

Na última quinta-feira (16), o Cine Passeio lançou em seu site uma programação virtual e gratuita de cinema indígena. A mostra conta com quatro curta-metragens produzidos por cineastas de diferentes povos, um longa-metragem e também uma masterclass sobre o Cinema Indígena Brasileiro. A programação faz parte do 9º Seminário Nacional Cinema em Perspectiva e ficará disponível até o dia 22 de setembro. Para assistir, basta acessar o site do cinema.

No documentário “Nossa Alma Não Tem Cor”, de Graciela Guarani e Alexandre Pankararu, lideranças indígenas do Brasil como Ayrton Krenak, Sonia Guajajara e outros falam do atual cenário brasileiro. Outra atração é “ETE LONDON”, sobre a viagem feita pelo diretor Takumã em Londres, trazendo tribos escondidas na cidade grande.

Masterclass

Neste sábado (18), às 10h30, acontece a a masterclass Processos Criativos no Cinema Indígena Brasileiro, com Takumã Kuikuro. Membro da aldeia indígena Kuikuro, o cineasta vive atualmente na aldeia Ipatse, no Parque Indígena do Xingu. Teve filmes premiados em festivais como os de Gramado e Brasília, e no Presence Autochtone de Terres em Vues, em Montréal. Em 2017 recebeu o prêmio honorário Bolsista da Queen Mary University London. E foi, em 2019, o primeiro jurado indígena do Festival de Cinema Brasileiro de Brasília. Inscreva-se por aqui.

Presencial

O festival é online, mas, na programação presencial, é possível conferir o longa com temática indígena “A última floresta”. Dirigido por Luis Bolognesi, o documentário premiado foi rodado em um dos territórios Yanomami mais isolados da Amazônia. É baseado no livro “A Queda do Céu – Palavras de um Xamã Yanomami, do antropólogo Bruce Albert, e retrata vivências, tradições e a luta por sobrevivência do povo Yanomami.

Por Julia Schneider
17/09/2021 16h03