Cine Passeio promove Festa do Cinema Italiano em agosto

Foto: Reprodução

Prontos para un bel programma? Entre os dias 4 e 10 de agosto, o Cine Passeio irá promover a Festa do Cinema Italiano 2022, uma programação que acontece nas principais capitais do país. Ao todo, durante essa semana serão exibidas 12 produções italianas de tirar o folêgo.

O evento chega a sua 9° edição, retornando ao presencial, após a pandemia. Entre as novidades este ano está os filmes Ennio, o Maestro, obra de Giuseppe Tornatore. O filme retrata a vida e a obra do maestro Ennio Morricone, um compositor genial, dono de mais de 500 trilhas sonoras utilizadas no cinema e na TV.

Na programação ainda estão garantidas a exibição dos filmes Mamma Roma, um drama que conta a história de uma prostituta de meia idade quesonha em mudar de classe social para poder voltar a viver com seu filho adolescente, Ettore. Ela faz de tudo para dar uma vida melhor a ele, mas o jovem não quer saber de estudar ou trabalhar e vive na rua com os amigos arruaceiros. Quando o passado de Mamma volta a atormentá-la, ela vai perceber que o recomeço é incerto e, talvez, inalcançável.

VEJA OS OUTROS FILMES EM EXIBIÇÃO

Il Buco

Durante o boom econômico da década de 1960, o edifício mais alto da Europa está sendo construído no próspero norte da Itália. Do outro lado do país, jovens espeleólogos exploram a caverna mais profunda da Europa no intocado interior da Calábria. O fundo do Abismo Bifurto, 700 metros abaixo da Terra, é alcançado pela primeira vez. A aventura dos intrusos passa despercebida pelos habitantes de uma pequena aldeia vizinha, mas não pelo velho pastor do planalto de Pollino, cuja vida solitária começa a se entrelaçar com a jornada do grupo.

Leonora, Adeus

Após permanecer por décadas em um grande cemitério, as cinzas do escritor Luigi Pirandello são, enfim, transferidas para o pequeno vilarejo de seu nascimento, conforme os desejos da família e do artista. No entanto, a transferência dos restos mortais é marcada por inúmeros acontecimentos surreais – alguns deles baseados nas próprias ficções do autor.

Tempos Super Modernos

Arturo Giammareresi é um gerente promissor que introduz em sua empresa um algoritmo para ajudar os funcionários a trabalhar menos e melhor. Porém, o algoritmo decide que o trabalho de Arturo é supérfluo e ele é demitido na hora. Além dos problemas no trabalho, ele perde a namorada e os amigos. O  seu único consolo será Stella, um holograma criado por um aplicativo que encarna todas as suas preferências. Quando o teste gratuito do aplicativo acaba, Arturo é incapaz de renovar a sua assinatura e perde Stella. Agora, ele será forçado a dar um passo em frente, em busca do amor real e de sua liberdade.

Mulheres Rebeldes

Rosa é uma jovem inquieta e rebelde, que vive com a avó e o tio numa cidade da Calábria, entre montanhas e rios secos. Para Rosa, chegar à idade adulta significa trair a sua família e buscar a vingança, mas quando esta família é a ‘Ndrangheta – uma organização mafiosa – cada passo pode ser fatal.

Laços

Veneza 2020. A invasão do apartamento de um casal desperta lembranças do turbulento casamento, marcado por um período de infidelidade e abandono. Já adultos, seus filhos vivem as consequências dessa estranha fase. Baseado no livro de Domenico Starnone.

Guia Romântico para Lugares Perdidos

Allegra é uma blogger de viagens agorafóbica, que nunca põe o pé para fora de casa, sofre de ataques de pânico e tem todas as fobias do mundo. Benno é alcoólatra e bebe até esquecer de si mesmo. Ela não consegue controlar mais o seu medo do mundo e ele não consegue controlar sua dependência em álcool. Vizinhos desconhecidos um do outro, encontram-se numa “noite de tempestade”. Este acaso conduz o improvável casal para uma viagem de autodescoberta entre lugares perdidos e esquecidos.

Freaks Out

Roma, 1943: Matilde, Cencio, Fulvio e Mario vivem como irmãos no circo dirigido por Israel. Quando Israel desaparece misteriosamente, talvez em fuga ou talvez capturado pelos nazistas, os quatro são deixados sozinhos na cidade ocupada, mas os seus poderes sobrenaturais vão despertar a atenção de alguém, com um plano que poderá mudar o curso da História.

O Rei do Riso

O filme conta a história de Eduardo Scarpetta, uma lenda da comédia italiana. Tudo muda na vida do humorista quando ele encena uma paródia de “La figlia di Iorio”, uma tragédia escrita pelo maior poeta italiano da época, Gabriele D’Annunzio. Após a apresentação ser interrompida por vaias e assobios, Scarpetta acaba sendo processado por plágio por D’Annunzio, sendo a primeira ação judicial sobre direitos autorais na Itália. Inspirado em acontecimentos reais.

Eu, Leonardo

Um olhar inédito sobre um dos maiores pensadores da História. O filme explora o homem, o artista, o cientista e o inventor Leonardo Da Vinci, interpretado por Luca Argentero. O protagonista é a mente de Leonardo, um espaço que o acompanha na evocação dos momentos mais significativos de sua vida, um lugar vasto e abstrato em que a natureza e as cenas interiores convivem e o seu gênio ganha vida.

Tintoretto – Um rebelde em Veneza

Um documentário que celebra os 500 anos do nascimento do último grande artista do Renascimento italiano, a mente mais inesperada que a arte da pintura já produziu: Tintoretto. Através da narração de Helena Bonham Carter, o filme explora a rivalidade entre os mais importantes artistas venezianos do século 16, enquanto descobrimos Veneza por meio da vida e das telas de Tintoretto e como a peste negra afetou profundamente a cidade e a arte veneziana.

Por Carol Maltaca
27/07/2022 12h33

Artigos Relacionados

Cinemateca exibe filmes sobre crimes marcantes

Thor: Amor e Trovão marca a primeira comédia romântica da Marvel e não desaponta