Cine Passeio adapta sessões para deficientes visuais e auditivos

Foto: Daniel Castellano/SMCS

A partir desta terça-feira (11), as salas do Cine Passeio, da Prefeitura de Curitiba, estarão ainda mais inclusivas, com os equipamentos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual e auditiva que serão lançados em uma sessão especial, às 11h.

As salas Luz e Ritz foram adaptadas a uma tecnologia de ponta para que pessoas com deficiência assistam aos filmes em qualquer sessão, no mesmo local e no espaço comum a todos os espectadores.

Com a novidade, o Cine Passeio será o primeiro cinema público do Sul do Brasil a contar com essa tecnologia e o sexto no país.

Como funciona

O acesso ao equipamento, denominado ProAccess, é individual e deve ser solicitado pelo espectador no momento da compra do ingresso na bilheteria do cinema.

A solução foi desenvolvida por uma empresa do município de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, e é a mesma utilizada em salas de cinema de todo o mundo com a chancela das produtoras Disney e Warner, cujos filmes estão adaptados para oferecer conteúdos de acessibilidade.  Os clientes com deficiência visual recebem um fone de ouvido e um aparelho para regular o volume. O equipamento narra as falas, expressões e os cenários do filme em tempo real.

Os clientes com deficiência auditiva recebem uma pequena tela que é acoplada na poltrona. Na tela de screen, uma pessoa narra o filme em libras. O equipamento possui baixa luminosidade para não atrapalhar os outros espectadores.

Por Curitiba Cult
10/10/2022 14h53

Artigos Relacionados

Teatro, cinema e oficinas fazem parte da programação do Dia das Crianças

De Minions 2 a Trem-Bala: Confira o que chega ao Claro tv+ em outubro