Cinco personalidades paranaenses recebem maior honraria nacional da cultura

Paulo Leminski e Dalton Trevisan entre homenageados com Ordem do Mérito Cultural. Fotos: João Urban-Divulgação/Acervo-Reprodução Instagram.
Fotos: João Urban-Divulgação/Acervo-Reprodução Instagram

A maior honraria do Governo Federal para a cultura foi entregue ontem (20/05) em uma cerimônia especial no Rio de Janeiro (RJ). Mais de 100 personalidades e 14 instituições foram condecoradas com a Ordem do Mérito Cultural (OMC), incluindo cinco paranaenses. O evento contou com a presença do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da Ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Paulo Leminski foi celebrado “in memoriam” com a honraria Grã-Cruz, para maiores distinções. Nascido em 1944, Leminski foi escritor, poeta, crítico literário, professor, jornalista, tradutor e publicitário. Foi referência em diferentes ramos da arte no Paraná, e faleceu em 1989. Neste ano, será homenageado na Flip – Festa Literária Internacional de Paraty, um dos maiores eventos de literatura do país.

A viúva de Leminski, Alice Ruiz, também foi homenageada. Ela recebeu o grau de Cavaleiro – de contribuições relevantes em sua área de atuação. Alice tem uma carreira celebrada na poesia, tendo vencido dois prêmios Jabuti.

Música e TV

Outro artista agraciado na categoria Grã-Cruz foi Ary Fontoura. O ator, nascido em Curitiba, trilha uma carreira marcante nos palcos e nas novelas, com personagens carismáticos como Silveirinha de “A Favorita”. Conquistou grandes prêmios no teatro como APCA e Troféu Imprensa. A cantora e compositora Rogéria Holtz, nascida no interior de São Paulo e radicada em Curitiba, foi laureada no grau de Cavaleiro. Na capital paranaense, construiu uma profícua carreira musical. Desde os anos 1980 se apresenta na cidade e já dividiu palco com artistas como Waltel Branco. Entre os autores paranaenses que Rogéria mais canta, estão justamente Leminski e Alice Ruiz. Ela chegou a se apresentar no ano passado no festival que homenageou o poeta na Pedreira Paulo Leminski.

Dalton

Falecido no ano passado, Dalton Trevisan recebeu a honraria de Comendador, para contribuições de destaque. O autor se consagrou com contos que mostravam Curitiba – sua cidade natal – de forma crua e original. Personagens marcantes e cenários simbólicos marcaram a escrita intensa do autor. Suas obras foram transformadas em peça de teatro, “Daqui Ninguém Sai“, estreada no Festival de Curitiba e que retorna aos palcos da cidade.

Homenageados

Ao lado dos nomes paranaenses, outras 106 pessoas receberam a Ordem do Mérito Cultural na noite de ontem. Artistas da música, do cinema, da literatura, das artes visuais e outras linguagens foram celebrados. Da indicada ao Oscar Fernanda Torres e do diretor de “Ainda Estou Aqui”, Walter Salles, até o cantor e compositor Chico César, foram homenageados. A cantora Liniker, que esteve em Curitiba recentemente para o Coolritiba, também recebeu honrarias.

Por Brunow Camman
21/05/2025 14h53

Artigos Relacionados

Tudo sobre “Solo Tour” de Junior, que vem a Curitiba

Lendário guitarrista de jazz Pat Metheny se apresenta em Curitiba