Celular e direção combinam? Lembre momentos da ficção que explicam os perigos dessa combinação

Glee - séries com acidentes de trânsito. Foto: Reprodução/Fox.
Foto: Reprodução/Fox

Aquela olhadinha no celular enquanto dirige pode parecer inofensiva – mas não é. Muitas pessoas acham que por ser algo rápido, ou que conseguem ser “multitarefa” durante o trânsito, podem mexer nos aparelhos mesmo com uma mão no volante. Esse movimento é, na verdade, muito perigoso. Campanhas de segurança no trânsito destacam os perigos da distração ao conduzir veículos, sendo o celular uma das maiores distrações atuais.

Segundo a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, o uso de celular ao volante chegou ao terceiro lugar entre as causas de morte no trânsito. Esse motivo fica atrás apenas do consumo de álcool e excesso de velocidade. Esses são alguns tópicos do Maio Amarelo, campanha de conscientização no trânsito, buscando diminuir sinistros.

Os perigos de usar celular enquanto dirige já foram retratados na ficção. Diversos filmes e séries retrataram essa situação, alguns com alerta, outros mostrando as graves consequências. Confira algumas cenas marcantes.

“Glee”

A terceira temporada de “Glee” tem um sinistro grave de trânsito. A caminho do casamento dos seus amigos, Quinn decide responder uma mensagem enquanto dirige, avisando que está a caminho. Com a distração, ela passa por um cruzamento sem ver outro motorista na preferencial, e acaba sofrendo uma batida. A personagem perde mais do que o evento: ela sofre um ferimento na coluna e precisa usar cadeira de rodas por um longo período.

“Modo Avião”

Em um tom mais bem-humorado, mas sem deixar a importância do tema de lado, “Modo Avião” é um filme com Larissa Manoela, na Netflix. Na história, Ana é uma influencer que não consegue largar o celular. Tanto que já bateu o carro algumas vezes. Mas uma delas tem consequências graves: ela vai parar no hospital. O sinistro é um chamado à atenção para a garota, que precisa entender que há coisas mais importantes na vida do que suas redes sociais.

“Grey’s Anatomy”

A série médica também já retratou diversos sinistros relacionados a personagens distraídos no celular. Um deles foi no episódio 10 da 5a temporada, quando uma jovem bate o carro enquanto tentava mandar uma mensagem.

“Sete Vidas”

No filme “Sete Vidas”, o personagem de Will Smith causa um grave sinistro ao mandar uma mensagem enquanto está no volante. Sete pessoas morrem, incluindo sua noiva. Ele lida com a dor da perda e da culpa pelo seu erro.

Maio Amarelo

A campanha Maio Amarelo acontece durante o quinto mês do ano como forma de conscientizar a população sobre cuidados com o trânsito. Adotada em vários países, nasceu em uma resolução da Assembleia-Geral das nações Unidas em 2011. Diversos estados brasileiros têm suas campanhas relacionadas ao mês, incluindo o Paraná. O estado vem trabalhando, em 2025, com o mote nacional de redução de velocidade, um fator decisivo na hora de diminuir sinistros. O Governo do Estado e o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) trazem o tema “No seu caminho, pode ter uma vida”, correlacionado com o tema nacional “Desacelere. Seu bem maior é a vida”.

Por Brunow Camman
23/05/2025 15h14

Artigos Relacionados

Do patinete ao busão: como os jovens estão se locomovendo em 2025 e o que isso diz sobre segurança

Curitiba Cult: o guia mais completo na cidade