Catálogo da exposição do artista francês François Andes chega à loja do MON

O catálogo da exposição “A Travessia do Desastre”, mostra inédita no Brasil realizada pelo Museu Oscar Niemeyer, chegou na loja do MON. Desenvolvida durante períodos de residência artística de François Andes e do curador Luiz Gustavo Carvalho — realizada no Brasil, Vietnã, Camboja e Coreia do Sul, entre 2016 e 2019 —, o conjunto de obras apresentadas consiste em desenhos, intervenções in situ (no lugar), esculturas, figurinos e máscaras – promovendo ao público um intercâmbio cultural de países asiáticos e do Brasil.

Foto: Marcello Kawase/MON.

Diversas foram criadas especialmente para a exposição, inspiradas pela coleção de arte asiática do Museu. Entre elas, “A Tempestade”, baseada em porcelanas chinesas; “Três Estudos para Motivos Têxteis”, realizada a partir de leques japoneses, e “O Destecer do Arco-íris”, com referência à Deusa-Mãe de origem indiana. Algumas obras da Coleção Asiática do MON também participam da exposição de Andes, em cartaz na Sala 2, e também fazem parte do catálogo.

O artista, François Andes, vive e trabalha em Lille, na França. Seu trabalho foi exibido em diversas instituições francesas de renome internacional, como o Centre d’Arts Visuels le Labanque, Béthune; Musée du Château de Flers, Lille 3000, Villeneuve d’Ascq; Museu de Bailleul e Fort de Mons; e Oulan Bator, Pôle d’Art Contemporain, Orléans.

Por Julia Schneider
30/08/2021 09h42