As Casas da Leitura mantêm sua programação para as crianças durante as férias, neste mês de janeiro, oferecendo várias opções de atividades literárias. Na próxima semana (dias 9, 11 e 13 de janeiro), a Casa da Leitura Miguel de Cervantes (Praça Espanha) promove uma sessão de contação de histórias tradicionais japonesas acompanhada de uma oficina de origami, uma roda de leitura de livros infantis de diversos autores que contemplam o universo fantástico e uma sessão de histórias infantis contadas em língua espanhola. As atividades são voltadas para crianças a partir de 5 anos e são gratuitas.

Na Casa da Leitura Maria Nicolas (Rua da Cidadania Santa Felicidade), os contos escolhidos para as atividades são “Os dois irmãos, a velha remelenta e o monte Kilimanjaro” e “Os três cabelos de ouro”. O primeiro é uma história africana e o segundo, um conto europeu. As duas histórias têm em comum mulheres mais velhas, fortes e sábias como personagens principais. Os contos abrem a série “A ciranda das velhas sábias” – que é o tema de um dos projetos literários da Casa Maria Nicolas. “Durante todo o ano estaremos trabalhando neste tema que remete ao arquétipo das velhas sábias, presente em histórias e contos populares de diversos países. É a ideia da ‘mãe universal’”, diz a mediadora de leitura Danielle Campos.

Na Casa da Leitura Paulo Leminski (Cidade Industrial), todas as terças-feiras, a diversão fica por conta da roda de leitura “Bruxuleio”, que reúne histórias infantis sobre bruxos, bruxas e magia.  Muitas outras atrações estão programadas para o mês de janeiro nas Casas da Leitura, todas gratuitas.