Para comemorar o Dia Internacional da Mulher (8 de março), a programação das Casas da Leitura na próxima semana será toda dedicada às mulheres poetas e escritoras, bem como a obras que retratam o universo feminino. As unidades da Fundação Cultural de Curitiba prepararam rodas de leitura com diferentes abordagens sobre a presença da mulher na literatura.

Na programação do Espaço da Leitura Eucaliptos, no Alto Boqueirão, estão leituras de textos de autoras afro-brasileiras, de poemas de mulheres que se destacam no rap nacional, de poemas que levam à reflexão sobre a realidade da mulher na atualidade, de obras de autoras renomadas na literatura internacional, e também uma roda de leitura da obra “O filho de mil homens”, de Valter Hugo Mãe, escritor português que expôs em seu livro as condições das mulheres na sociedade. Tem também uma contação de histórias para crianças, extraídas de obras infantis que enfatizam protagonistas femininas que fazem muito mais do que apenas esperar pelo príncipe encantado.

Escritoras brasileiras são o destaque nas programações da Casa da Leitura Osman Lins, que fará uma roda sobre os primeiros capítulos do livro “O Quinze”, de Rachel de Queiroz; da Casa da Leitura Maria Nicolas, que escolheu para a atividade os contos de Marina Colasanti e Luci Collin; e da Casa da Leitura Paulo Leminski, que selecionou contos de Clarice Lispector. A Casa Wilson Bueno exibirá trechos do filme “Carlota Joaquina, Princesa do Brasil”, de Carla Camurati, intercalados com trechos de obras diversas em que a personagem histórica é mencionada.

Há ainda outras atividades tendo as mulheres como foco, todas com entrada gratuita. Confira a programação completa aqui.