CASACOR PR 2024: Café Bistrô é ambiente de destaque com cores vivas

André Henning na CASACOR PR Café Bistrô. Foto: Ian Guimarães.
Foto: Ian Guimarães.

Prestes a iniciar, a CASACOR Paraná 2024 já tem ambiente para uma pausa entre as mostras. O Café Bistrô está entre os destaques da mostra, uma das maiores dedicada a arquitetura, design de interiores e paisagismo na América Latina, e começa nesta terça-feira (04). Em sua 30a edição, o evento terá mais de 40 renomados arquitetos assinando diferentes ambientes em um casarão da década de 1980 no coração da capital paranaense. Ingressos podem ser adquiridos no site https://appcasacor.com.br/events/parana-2024, a partir de R$ 45 (meia).

O tema deste ano é “De Presente, o Agora”, invocando uma busca à raízes para pensar o futuro. A temática é incorporada ao espaço do café, assinado pelo arquiteto André Henning. “O Café Bistrô não é apenas um lugar para ser admirado, mas um ambiente para ser vivido e experienciado”, explica, “Criei um espaço onde as pessoas possam sentar, comer e conversar, usufruindo do ambiente como um todo”.

André Henning na CASACOR PR Café Bistrô. Foto: Ian Guimarães.

André Henning na CASACOR PR Café Bistrô. Foto: Ian Guimarães.

Com cerca de 70 metros quadrados, sendo um dos maiores ambientes da CASACOR, utiliza a estrutura original da casa de forma inovadora. “O café bistrô ocupa o que era a garagem da casa. Mantive e revitalizei o piso de cerâmica original, preservando as molduras em madeira e até mesmo algumas pequenas imperfeições que contam a história do espaço”, conta o arquiteto.

Com seu toque pessoal, Henning traz diferentes referências e imprima um toque intimista para o espaço, que convida a um momento mais contemplativo, equilibrado com a contemporaneidade do projeto. “Poucas coisas no café bistrô são de catálogo. Até mesmo o que é de catálogo eu desconstruí, seguindo referências vistas nas feiras de Milão e Paris”, diz Henning. “Por exemplo, as poltronas têm um design clássico, mas são feitas de couro rosa chiclete. Os tapetes, em preto, têm formas orgânicas que eu mesmo desenhei. Além disso, o painel e as luminárias também são desenhos próprios, desenvolvidos como uma linha autoral para a CASACOR”.

O uso de cores vivas e elementos ousados reflete tendências mundiais como o maximalismo. “Ao trazer cores neon e referências clássicas reinventadas, como as grandes marcas da moda fazem, quis criar um ambiente sofisticado e ousado, mas também confortável. O teto de madeira escura, que mantive aparente, também traz uma conexão forte com a história do local”, acrescenta.

SERVIÇO – CASACOR Paraná 2024

Quando: de 04 de junho a 28 de julho de 2024

Onde: R. Bispo Dom José, 2222

Quanto: a partir de R$ 45 (meia)

Ingressos: Site CASACOR https://appcasacor.com.br/events/parana-2024/tickets

Por Brunow Camman
03/06/2024 16h02

Artigos Relacionados

CASACOR Paraná confirma elenco da edição 2024, que acontece em junho

Entrevista exclusiva com Ana Botafogo, que vem a Curitiba com “O Lago dos Cisnes”