Casa Romário Martins recebe exposição “A Curityba de Cândido de Abreu”

A Casa Romário Martins, no Centro Histórico de Curitiba, recebeu neste mês de julho a exposição gratuita “A Curityba de Cândido de Abreu”, com 140 fotos, documentos, mapas e plantas arquitetônicas que abrangem a primeira das duas gestões do ex-prefeito Cândido de Abreu, no fim do século XIX (1892-1894) e a seguinte, no começo do século XX (1913-1916). A coordenação é da historiadora Aparecida Vaz da Silva Bahls. A exposição ficará em cartaz até 31 de dezembro deste ano.

Os itens expostos são parte de acervos dos departamentos de Arquitetura e Urbanismo da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e da UTFPR (Universidade Tecnológica do Paraná), dos arquivos públicos estadual e municipal, do Museu Paranaense, da Casa da Memória da Fundação Cultural de Curitiba, da Fundação Biblioteca Nacional e do Museu Imperial do Rio de Janeiro, além do Museu Histórico Abílio Barreto de Minas Gerais.

Nascido em Paranaguá, Cândido Ferreira de Abreu foi o primeiro prefeito eleito de Curitiba, além de engenheiro. Enquanto prefeito realizou obras como o Paço Municipal (antiga Prefeitura, na Praça Generoso Marques), o Belvedere e o Mirante do Alto do São Francisco, os repuxos das praças Eufrásio Correia e Carlos Gomes e os portões do Passeio Público. O terreno para construção do prédio histórico da UFPR foi doado pela prefeitura em sua gestão.

Serviço – Exposição “A Curityba de Cândido de Abreu”

Onde: Largo Coronel Enéas, 30, Largo da Ordem – São Francisco

Horário: terça a sexta-feira, das 9h às 12h; sábados e domingos, das 9h às 14h

Por Julia Schneider
27/07/2021 13h44