Que uma foto vale mais que mil palavras todo mundo já sabe, mas você sabia que uma charge pode contar a história de uma cidade inteira? Essa é a proposta do livro lançado pelo selo da Biblioteca Pública do Paraná. “Narrativas Gráficas Curitibanas: 210 anos de charges cartuns e quadrinhos” reúne em mais de 300 páginas obras de diversos artistas brasileiros e conta a história de Curitiba entre 1807 e 2018. 

O mestre em tecnologia e sociedade e autor da obra, João Aguiar conta que a partir de autores e personagens é possível acompanhar a evolução da própria sociedade. Desde João Pedro, O Mulato, dado como o primeiro quadrinista brasileiro, até artistas contemporâneos, o livro promete em cada ilustração desvendar as nuances da capital paranaense. 

E nesta sexta-feira (04), às 19h, no canal do Youtube da BPP, acontecerá uma roda de conversa com o autor e os  pesquisadores Maria Clara Carneiro (Universidade Federal de Santa Maria) e Rodrigo Scama (Uninter).

O livro será distribuído pelas bibliotecas, gibitecas e universidades do estado e a versão digital está disponível aqui.