Cartuns, charges e quadrinhos são tema de roda de conversa promovida pela Biblioteca Pública do Paraná

Que uma foto vale mais que mil palavras todo mundo já sabe, mas você sabia que uma charge pode contar a história de uma cidade inteira? Essa é a proposta do livro lançado pelo selo da Biblioteca Pública do Paraná. “Narrativas Gráficas Curitibanas: 210 anos de charges cartuns e quadrinhos” reúne em mais de 300 páginas obras de diversos artistas brasileiros e conta a história de Curitiba entre 1807 e 2018. 

O mestre em tecnologia e sociedade e autor da obra, João Aguiar conta que a partir de autores e personagens é possível acompanhar a evolução da própria sociedade. Desde João Pedro, O Mulato, dado como o primeiro quadrinista brasileiro, até artistas contemporâneos, o livro promete em cada ilustração desvendar as nuances da capital paranaense. 

E nesta sexta-feira (04), às 19h, no canal do Youtube da BPP, acontecerá uma roda de conversa com o autor e os  pesquisadores Maria Clara Carneiro (Universidade Federal de Santa Maria) e Rodrigo Scama (Uninter).

O livro será distribuído pelas bibliotecas, gibitecas e universidades do estado e a versão digital está disponível aqui.

Por Deyse Carvalho
04/06/2021 16h36