Carreira de ex-jogador Paulo Miranda vira livro com lançamento na Livrarias Curitiba

Paulo Miranda. Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação

Uma jornada de lutas e vitórias dentro e fora dos campos é tema do livro “Vestiário Ganha Jogo“, sobre Paulo Miranda. A carreira do ex-jogador e gestor de atletas ganha as páginas desse lançamento, que será apresentado ao público no dia 18 de agosto (sábado), às 16h, na Livrarias Curitiba do Shopping Palladium. Quem comprar o livro no evento – que contará com bate-papo e autógrafos – concorre a duas camisas autografadas do Athletico.

Começo

“Vestiário Ganha Jogo” narra a vida do jogador desde que nasceu em São Paulo, logo se muda do para o bairro Xaxim em Curitiba. Jogando nos campinhos públicos de futebol, foi observado por um olheiro que o levou à categoria de base do Pinheiros. Aos 12 anos já era atleta, o que não o tirou da dificuldade: quando não estava treinando, estava catando papel para ajudar a família e poder pagar os ônibus para chegar aos treinamentos.
Em 1989, deixou de ser atleta do Pinheiros para ingressar no recém formado Paraná Clube. Com o novo time, novas oportunidades vieram. E muitas conquistas: foram cinco títulos Paranaenses (1991, 1993, 1994, 1995 e 1996), além do Campeonato Brasileiro da Série B, em 1992.

Athletico

Com o vencimento do contrato em 1997, sai do Paraná Clube e entra para o Athetico. O tempo foi mais curto, porém bem aproveitado. Os torcedores lembram até hoje do golaço fora da área contra o Vasco na Copa do Brasil de 1997, os triunfos sobre o Coritiba e o título paranaense de 1998.
Depois, no Vasco da Gama, jogou com grandes nomes como Romário e Edmundo. Conquistaram títulos como a Copa Mercosul (2000), Campeão Brasileiro (2000), Taça Rio (2001), além do vice campeonato no Mundial de Clubes de 2000.
Passou ainda pelo Girondins de Boudeaux, clube tradicional da França, sendo campeão da Coupe de La Ligue em 2002. Ainda voltou ao Brasil para mais campeonatos e passagens por outros clubes até aposentar as chuteiras em 2010.

Gestão

Depois de algumas passagens como técnico, foi convidado a atuar como Gestor Esportivo em 2018, cargo no qual está até hoje. Desde então, o Athletico já teve várias conquistas como ter sido campeão da Copa do Brasil e bicampeão da Copa Sul-americana, além do vice da Copa Libertadores, onde Paulo Miranda entrou com a cobiçada taça, na decisão contra o Flamengo, como representante do Athletico.

Livro

Toda essa jornada é apresentada em “Vestiário Ganha Jogo”. O título remete a uma das lições que Paulo Miranda aprendeu e leva consigo até hoje. Além dos relatos desde a infância até as conquistas atuais, traz entrevistas com Bruno Guimarães, Dorival Jr, Edmundo, Romário, Luiz Felipe Scolari, Thiago Heleno e muitos outros.

SERVIÇO – Lançamento do livro “Vestiário Ganha Jogo” de Paulo Miranda

Quando: 17 de agosto de 2024
Horário: 16h
Onde: Livrarias Curitiba do Shopping Palladium (Av. Pres. Kennedy, 4121)
É necessário retirar senha e comprar o livro no caixa para participar do evento e concorrer as duas camisas autografadas.

Por Brunow Camman
14/08/2024 12h29

Artigos Relacionados

Os Barbixas voltam a Curitiba com “Improvável”

Dia do Futebol (19/07): Saiba mais sobre os estádios de Curitiba