Capital verde: conheça parques e bosques em Curitiba

Foto: Daniel Castellano / SMCS

Conhecida como capital ecológica, Curitiba tem muitas áreas naturais. São parques, bosques, avenidas cobertas pelo verde das árvores e um jardim dedicado à preservação de flora. Selecionamos algumas das várias opções de espaços verdes na cidade.

Jardim Botânico

Jardim Botânico.Foto: Daniel Castellano / SMCS.

Jardim Botânico. Foto: Daniel Castellano / SMCS.

O Jardim Botânico está entre os espaços mais visitados da cidade. A estufa é um dos sucessos do local, abrigando vegetação nativa. A Galeria das Quatro Estações apresenta flores que crescem a cada estação e serve de exposição de ilustração botânica. O Jardim das Sensações é outra atração no ambiente, com mais de 70 plantas aromáticas e que se pode tocar, sentir os aromas e admirar. Com ampla área verde, muitas pessoas relaxam em contato com a natureza.

R. Eng. Ostoja Roguski, 350.

Bosque Alemão

Bosque Alemão. Foto: Daniel Castellano / SMCS;.

Dedicado à cultura dos imigrantes alemães, o Bosque Alemão tem ampla área verde. O mirante de madeira permite uma vista da cidade por entre as copas das árvores, e um caminho por entre a mata é acompanhado pela história de João e Maria. Em frente ao monumento que reconstrói uma fachada de igreja luterana, há centenas de flores, criando um caminho colorido na entrada do bosque.

R. Nicolo Paganini, s/n.

Bosque Zaninelli

Bosque Zaninelli. Foto: Daniel Castellano / SMCS.

Em uma antiga pedreira, hoje está localizado o Bosque Zaninelli. O espaço, que abriga ainda a Escola Municipal de Sustentabilidade, tem projeto arquitetônico executado com materiais rústicos. Uma passarela de madeira coberta por um túnel vegetal que termina no paredão de rocha com um lago é a grande atração do local.

R. Victor Benato, 210.

Parque Barigui

Parque Barigui. Foto: SMCS.

Parque Barigui. Foto: Valeria Rolim STUR.

Com mais de um milhão de metros quadrados, o Parque Barigui abriga uma flora e fauna diversificada. Lá aparecem as amadas capivaras, além de pássaros como a garça-branca e o colhereiro. A prática de esportes é bem comum, da caminhada ao skate, por ter três pistas de extensões diferentes.

Entre a Avenida Manoel Ribas e a BR-277.

Parque Tanguá

Parque Tanguá.Foto: Ricardo Marajó/FAS

Parque Tanguá. Foto: Ricardo Marajó/FAS.

Outra região onde funcionava uma pedreira, o Parque Tanguá tem uma vista privilegiada da cidade. Uma cascata d’água de 65 metros cai sobre o paredão de rocha. Na parte de cima, o mirante é um dos mais concorridos espaços para fazer foto, em especial no pôr do sol. No espaço verde, mais de vinte espécies de plantas já foram catalogadas na região. À noite, o espaço recebe iluminação cênica, criando outro tipo de ambiente, mantendo o encanto das pedreiras.

R. Oswaldo Maciel, 97.

Sobre o Connect Week

Inovação e tecnologia são os conceitos que norteiam o Connect Week. Em sua segunda edição, o evento se consagra como referência no setor, conectando empresários, startups, investidores, estudantes e entusiastas de diferentes ecossistemas que pensam novas formas de revolucionar mercados e relações. Em 2024, contará com 120 eventos simultâneos, que vão de palestras a premiações espalhadas por toda Curitiba, reafirmando o tema “Inovação para todos”. O Connect Week acontece de 14 a 23 de junho, com inscrições e mais informações em connectweek.com.br.

Por Brunow Camman
03/06/2024 00h43

Artigos Relacionados

Arte no Connect Week: Exposições inovadoras para ver em Curitiba

Feiras gastronômicas em Curitiba para conhecer durante o Connect Week