Capital do Rock: Curitiba se consagra com dezenas de estabelecimentos dedicados ao estilo

Crossroads promove o legado do rock n'roll desde 1997. Foto: MKT Cross.
Foto: MKT Cross

Agora é lei: Curitiba é a “Cidade Mais Rock and Roll do Brasil”. O projeto – em vigor desde janeiro de 2025 aprovado na Câmara de Vereadores – consagra a capital paranaense por sua representatividade roqueira. O Dia Mundial do Rock, 13 de julho, também entrou para o calendário oficial da cidade.

A novidade abre uma gama de possibilidades ligadas ao turismo, gastronomia e entretenimento. A cidade tem mais de 70 bares de rock, além de lojas de roupas especializadas, cervejarias, escolas de música e estúdios de gravação.

Curitiba está cada vez mais presente na rota de nomes internacionais – como comprovam shows confirmados como The Police e System of a Down, entre tantos outros. Mas o cenário local já é forte, com casas de shows que bombam por toda a cidade. Do pop ao hard rock, passando pelo punk e grunge, a cidade tem dezenas de opções.

A lista a seguir destaca alguns nomes que vale a pena conhecer.

Crossroads – @barcrossroads – Música/Chope/Comida

Há 27 anos o Cross movimenta a cena roqueira local. O espaço – que tem até seus próprios festivais – valoriza a música ao vivo com shows que vão do metal ao hard rock.

Onde: Av. Iguaçu, 2310.

Tork n’ Roll – @torkandroll – Música/chope/comida

O destaque do bar é o hard rock e o metal, com covers de bandas como Slipknot e Iron Maiden. Nomes internacionais como Marky Ramone também já agitaram o palco.

Onde: Av. Mal. Floriano Peixoto, 1695.

Hard Rock Café Curitiba – @hrccuritiba – Música/comida/drinks/chope

Referência pelo mundo, o Hard Rock também está presente em Curitiba. O palco versátil recebe diferentes estilos e o cardápio traz opções ao estilo norte-americano.

Onde: R. Buenos Aires, 50.

Sheridan’s Irish Pub – @sheridansirishpub – Música/chopes/drinks/comida

Inspirado nos pubs irlandeses, o Sheridan’s tem toda uma ambientação diferenciada para receber pop rock, hard e até música celta. Destaque para o Fish and Chips.

Onde: R. Bispo Dom José, 2293.

Blood Rock Bar – @bloodrockbar – Música/Chope/comida

Thrash e black metal ganham as paredes escuras do Blood, que tem covers de bandas como Megadeth e Anthrax na agenda.

Onde: R. Carlos Cavalcanti, 1212.

Seba’s Rock Bar – @sebas_rock_bar – Música/comida/chope

Referência em rock longe do centro, o Seba’s leva ao bairro Boqueirão shows que passam por covers de Creedence Clearwater Revival a Guns n’ Roses.

Onde: R. Anne Frank, 3644.

Clay Highway Bar – @clayhighway – Música/Chope

Os motoqueiros se encontram no Clay para escutar sucessos do rock nacional e internacional, indo de covers do Engenheiros do Hawaii a Black Sabbath.

Onde: BR-116, 17253.

Distrito 1340 – @distrito.1340 – Música/chope/drinks/comida

O espaço compartilhado tem até barbearia e itens de moto, além de drinks, chopes e comida. O palco tem vários estilos, com destaque ao pop rock e clássicos.

Onde: R. Major Heitor Guimarães, 1130.

Dobrucki Bar – @dobruckibar – Música/comida/chope

Covers de rock nacional se misturam com bandas autorais locais. Clássicos do estilo também agitam o público que pode curtir as tábuas de carnes, destaque do menu.

Onde: R. Baltazar Carrasco dos Reis, 1090.

Old’s Pub – @oldspuboficial – discotecagem/chope

O boteco do rock tem mesa de pebolim e de sinuca para jogar, brindando com chope ao som de discotecagem roqueira.

Onde: R. Paula Gomes, 405.

92 Graus – @92graus – Música/Chope

O estilo underground é certeiro para quem quer conhecer a cena punk da cidade. O bar é conhecido por abrir espaço para bandas autorais.

Onde: Av. Manoel Ribas, 108.

Detroit Club – @detroitclubcwb – Música/Chope

A casa tem shows de pop rock e até hard. O destaque do club é a festa Ping Pong, no estilo flashback, que tem hits dos anos 70, 80 e 90.

Onde: Av. Pres. Arthur da Silva Bernardes, 816.

Cão Véio – @caoveiocuritiba – discotecagem/drinks/chope/comida

A unidade curitibana do bar do Badauí e do Fogaça equilibra o estilo roqueiro com boa gastronomia em um ambiente classudo e intimista. Dica de sabor: Burger Rabugento.

Onde: R. Alferes Ângelo Sampaio, 1744.

We Are Bastards – @wearebastardspub – discotecagem/chope/drink/comida

O bar de uma das mais premiadas cervejarias paranaenses tem dezenas de chopes especiais. O cardápio ainda conta com drinks e comidinhas – tudo ao som do rock.

Onde: Av. Iguaçu, 2300.

Rock Pizza Roll – @rockpizzaroll.bar – música/comida/chope

O carro-chefe da casa é a pizza individual de fermentação natural, combinadas aos chopes. Clássicos do rock acompanham o menu.

Onde: R. Chile, 1651.

3 dicas: Outros estilos na cidade

Além do rock, a capital paranaense celebra outros estilos em casas temáticas. Tem endereços para todos os gostos: do samba ao techno, com uma pitada de jazz. Aqui, três indicações por gênero de casas consagradas.

Eletrônico: Vibe – @clubvibe – Discotecagem/Drink

O club com mais de vinte anos é referência internacional. DJs de renome já tocaram sob o famoso teto de luzes circulares, como o berlinense ícone do techno Radio Slave.

Onde: R. Des. Motta, 2311.

Jazz: Dizzy Café Concerto – @dizzycafeconcerto – Música/Drink/Comida

Os aficionados por jazz e blues têm endereço certo em Curitiba. O Dizzy celebra talentos locais, como Carine Luup, e nacionais, como Derico. Destaque para os drinks e porções.

Onde: Rua Treze de Maio, 894.

Samba: Bossa Bar – @bossabarcuritiba – Música/Chope

Curitiba também tem samba no pé com a música ao vivo do Bossa. A famosa escada com letras de música nos degraus é parada obrigatória pro registro no Instagram.

Onde: R. Sen. Xavier da Silva, 210.

Por Yasmin Luz
10/04/2025 12h11

Artigos Relacionados

System of a Down em Curitiba: Ego Kill Talent será o ato de abertura

EXCLUSIVO! Green Day fará show em Curitiba