Campanha visa criação de casa de acolhimento LGBTQIA+ em Curitiba

Foto: Reprodução

Falar sobre o movimento LGBTQIA+ também é falar sobre acolhimento, já que estatísticas apontam um grande afastamento entre tais pessoas e seus direitos, como o acesso a educação, ao mercado de trabalho, a uma vida digna e de qualidade. Especificamente durante a pandemia, este cenário teve ainda uma piora. De acordo com um levantamento divulgado pelo Grupo Dignidade, seis em cada 10 pessoas LGBTQIA+ tiveram diminuição ou ficaram sem renda durante os últimos meses. A taxa de desemprego entre essas pessoas está acima da média da população.

Diante de um cenário como este, o Grupo Dignidade, uma organização sem fins lucrativos pioneira no Paraná na promoção da cidadania da população LGBTQIA+, está promovendo uma campanha em prol da criação de uma casa de acolhimento para a população LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade social na cidade de Curitiba.

Esta campanha acontece por meio do recolhimento de assinaturas para um abaixo-assinado endereçado ao prefeito de Curitiba, Rafael Greca, solicitando a implementação da Casa LGBTQIA+ na capital paranaense. De acordo com um levantamento feito pelo coletivo #VoteLGBT em 2021, a sexualidade é um dos principais marcadores sociais que tornam uma pessoa mais vulnerável aos efeitos socioeconômicos da pandemia.

Iniciativas como centros de referência e casas LGBTQIA+ já são uma realidade em outras cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Fortaleza, que além de acolher, oferecem oportunidade de reinserção no mercado de trabalho, apoio clínico e psicológico.

“Curitiba ainda não possui uma política pública que atenda essa demanda. Por isso, o Grupo Dignidade convida a sociedade civil a participar do abaixo-assinado, e firmar seu compromisso com a cidadania”

Até o momento, a campanha já alcançou 1.000 assinaturas.

Por Carol Maltaca
28/06/2022 19h38

Artigos Relacionados

Coletivo curitibano promove ações poéticas durante mês do orgulho

Curitiba abre mil vagas para castração gratuita de pets