Caixa Cultural Curitiba recebe exposição centrada nas vivências da infância

Foto: Mônica Cardim

A CAIXA Cultural Curitiba recebe, de 17 de agosto a 26 de outubro, a exposição Cidadela, da artista visual Maria Ezou. A mostra proporciona ao público, em especial o infantil, adentrar uma cidade imaginária e sustentável, integrada à natureza e formada por esculturas interativas que remetem ao universo das infâncias, suas sensações e subjetividades. A visitação é gratuita e livre para todos os públicos, com possibilidade de agendamento para turmas escolares.
 

A instalação é composta por 15 peças moldadas a partir do tronco da própria artista, denominadas “casas-corpos”, que abrigam minimundos animados por objetos autômatos, trilha sonora, iluminação cênica e dramaturgia própria. Cada “casa” foi elaborada a partir de técnicas têxteis, de marcenaria, serralheria e colagem, e representa uma emoção ou aspecto da infância, como Alegria, Medo, Proteção, Liberdade e Tristeza, proporcionando uma experiência sensorial e imersiva.

A expografia foi pensada para respeitar a altura e o olhar das crianças, promovendo autonomia e estimulando a exploração. Na estrutura em forma de estufa, inspirada em raízes de mangue, estão 600 mudas de plantas nativas da Mata Atlântica, que os visitantes podem plantar ou usar para criar auto retratos, integrando-se à galeria da Cidadela.

A exposição promove inclusão e acesso à arte com visitas guiadas para escolas (mediante agendamento), audiodescrição para pessoas cegas ou com baixa visão e acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PcD).

Oficina “Territórios Livres”

A oficina “Territórios Livres”, parte da programação da mostra, é voltada ao plantio de sementes de espécies nativas da região de Curitiba, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da biodiversidade local e estimular o contato com a natureza. Com 40 vagas, é destinada a crianças de 4 a 10 anos e seus familiares.

As sementes serão cultivadas na obra-estufa da exposição, onde receberão os cuidados necessários, permitindo que visitantes acompanhem seu desenvolvimento e aprendam sobre o processo de germinação.

Ao fim da mostra, as mudas serão destinadas a projetos de reflorestamento, promovendo a recuperação de áreas verdes. A oficina une aprendizado prático e impacto ambiental positivo, incentivando ações concretas de preservação da natureza.

SERVIÇO – Exposição ¨Cidadela¨

Quando: de 17 de agosto a 26 de outubro de 2025; abertura no dia 16 de agosto, às 16h

Horário: visitação de terça-feira a sábado, das 10h às 20h, e domingos, das 10h às 19h

Onde: Caixa Cultural Curitiba (R. Conselheiro Laurindo, 280)

Quanto: visitação gratuita

Classificação: livre

Programação Complementar:

[Oficina] Territórios Livres

Data: 17 de agosto

Horário: 10h

Visita mediada com a artista e curadora Maria Ezou

Data: 17 de agosto

Horário: 14h

[Oficina] Expandir Territórios Livres

Data: 26 de outubro

Horário: 10h

Visita mediada com a artista e curadora Maria Ezou

Data: 26 de outubro

Horário: 14h

Por Sarah Zonta Tafner
05/08/2025 13h00

Artigos Relacionados

Curitiba recebe evento literário em agosto; confira as principais informações

Natal de Curitiba: novo palco, figurinos e mais espetáculos são anunciados para 2025