A CAIXA Cultural Curitiba promove, pela primeira vez na cidade, o Dia do Cartaz. Durante os dias 16 e 17 de abril, os amantes desta forma de expressão e difusão terão à sua disposição aproximadamente 300 cartazes que divulgaram os mais de 150 eventos realizados no espaço, apenas nos últimos anos.
No evento, que acontece das 10 às 17h, na Galeria do Térreo da CAIXA Cultural Curitiba, o público terá à sua disposição cartazes de inúmeros eventos que marcaram os últimos anos do espaço. Entre os projetos estão shows com ícones da música nacional e internacional, premiados espetáculos teatrais, exposições de referência nas artes visuais, retrospectiva de importantes cineastas, entre outros.
Os cartazes serão distribuídos gratuitamente, sem limitação de quantidade por interessado e mediante disponibilidade.
Normalmente em papel, os cartazes são suportes que, fixados em locais públicos, têm como principal função passar uma informação visual. Sua importância na divulgação de eventos divide espaço também com o valor estético que pode apresentar. Dependendo do contexto em que está inserido, pode funcionar como peça de decoração.
Os primeiros exemplares datam ainda do século X, quando povos orientais faziam impressões com matrizes de madeira. Foi no final do século XIX que, reunindo textos e ilustrações, os cartazes ganharam grande projeção na Europa. No século XX, esse suporte passou inclusive a ter um importante papel no design moderno, influenciando artistas e permanecendo como um eficiente meio de comunicação até hoje.
Local: Galeria do Térreo – CAIXA Cultural Curitiba (Rua Conselheiro Laurindo, 280)
Data: 16 e 17 de abril de 2015 (quinta e sexta-feira)
Horário: das 10h às 17h
Quanto: Os cartazes serão distribuídos gratuitamente
Data de Lançamento: 02 de janeiro
O ano é 1978 e o Camboja, que foi renomeado como Kampuchea Democrático, está sob o domínio de Pol Pot e do seu Khmer Rouge há três anos. O país está economicamente devastado e quase 2 milhões de cambojanos morreram durante um genocídio ainda não declarado. Três franceses aceitaram o convite do regime na esperança de conseguir uma entrevista exclusiva com Pol Pot – um repórter que conhece o país, um fotojornalista e um intelectual que se sente próximo da ideologia revolucionária. Mas à medida que descobrem uma realidade diferente por trás da propaganda e recebem tratamento especial por parte do regime, todas as suas convicções são gradualmente viradas de cabeça para baixo.
Data de Lançamento: 02 de janeiro
Uma nova adaptação do clássico do terror, Nosferatu é um conto gótico sobre a obsessão de um terrível vampiro por uma mulher assombrada. A história se passa nos anos de 1800 na Alemanha e acompanha o rico e misterioso Conde Orlok (Bill Skarsgård) na busca por um novo lar. O vendedor de imóveis Thomas Hutter (Nicholas Hoult) fica responsável por conduzir os negócios de Orlok e, então, viaja para as montanhas da Transilvânia para prosseguir com as burocracias da nova propriedade do nobre. O que Thomas não esperava era encontrar o mal encarnado. Todos ao seu redor lhe indicam abandonar suas viagens, enquanto, longe dali, Ellen (Lily-Rose Depp) é continuamente perturbada por sonhos assustadores que se conectam com o suposto homem que Thomas encontrará e que vive sozinho num castelo em ruínas nos Cárpatos. A estranha relação entre Ellen e a criatura a fará sucumbir a algo sombrio e tenebroso?