Chega aos cinemas brasileiros a adaptação do livro A Cabana e que promete comover o público com um drama profundamente religioso. A trama apresenta Mack Phillips (Sam Worthington), um homem que perde a fé após uma tragédia familiar e vem a receber uma carta de Deus (Octavia Spencer) para encontrá-lo numa cabana (muito simbólica). Assim começa a sua jornada de perdão, autoconhecimento, descobertas e retomada de fé.
Para quem não sabe, tal obra literária foi lançada no Brasil em 2009 após sucesso imenso nos Estados Unidos e por aqui não foi diferente. A passagem às telonas demorou, mas chegou. Com direção de Stuart Hazeldine e roteirizado por John Fusco, totalmente baseado no livro de William P. Young. Além de um simples drama, A Cabana consegue apresentar uma reflexão palpável sobre a vida.
Fiel à obra original em todos os momentos, A Cabana é uma grandiosa reprodução do que está presente no livro. Isso não significa que seja uma boa produção em análise geral, pois muitos pontos destoam e acabam prejudicando o resultado final. Investir na fé foi o que fez o livro conquistar muita gente, e é exatamente pelo mesmo caminho que o longa busca triunfar.
Em questão da escolha dos atores existem grandes acertos na recriação e falhas na atuação. A maioria dos diálogos em A Cabana soa forçado e a emoção só surge em razão da história em si. Lado negativo vai para Worthington que é um ator totalmente sem expressão e para um filme de grande carga dramática torna impossível se deixar levar pelo seu personagem, péssima escolha. A Santíssima Trindade foi recriada excelentemente pela diversidade imposta no cast: temos Deus como uma mulher negra (Spencer), Jesus é vivido por um ator de traços árabes (Avraham Aviv Alush) e o Espírito Santo, chamado de Sarayu, está representado por uma japonesa (Sumire Matsubara). Temos até a brasileira Alice Braga no elenco dando vida à “Sabedoria”.
Deixando de lado o encaminhamento fraco e soluções questionáveis que A Cabana nos apresenta. Assim como ausência que todos os personagens carregam, seja pela falta de carisma ou mau desenvolvimento. Toda a temática de autoconhecimento e descobrimento, tendo a fé como base, é muito envolvente e mexe com qualquer um.
É interessante analisar como A Cabana apresenta vários pontos numa forma metafórica, todas as cenas na tal cabana são realmente lindas e contam com o auxílio de uma belíssima fotografia. Porém, quando foge disso e se debruça em diálogos de solução acaba se tornando algo bem clichê. Muitas questões são levantadas e poucas respostas são dadas, cabe ao espectador analisar da forma como achar melhor.
A Cabana foca em aspectos importantes na religião e abordar dilemas presentes nas nossas vidas, fazendo assim o espectador se aprofundar em tais questões. A mensagem como um todo é importante e encantadora, entretanto fica um buraco na sua formação. O livro em palavras consegue abranger melhor esse caminho de esclarecimento, enquanto o filme fica bem aquém do que deveria, estacionando o espectador em uma reflexão profunda envolta de lágrimas.
Data de Lançamento: 13 de fevereiro
No documentário Frevo Michiles é apresentado a história de um dos maiores compositores vivo de frevo no país. Durante sua trajetória, Jota Michiles transformou o marcante ritmo pernambucano e eternizou o seu legado nas marchinhas carnavalescas. Sua visão de mundo poética e carnavalesca é o mote do documentário, esmiuçando sua originalidade e amor pela música. Com participação de artistas como Alceu Valença, Spok, Getúlio Cavalcanti e Edson Rodrigues é possível mergulhar no mundo criativo do compositor e reviver a alegria que ele trouxe para a alma do carnaval nacional.
Data de lançamento: 13 de fevereiro.
Data de Lançamento: 13 de fevereiro
Em As Cores e Amores de Lore, uma série de encontros do cineasta Jorge Bodanzky e a pintora alemã Eleonore Koch resulta numa investigação da trajetória artística de uma das artistas mais influentes da arte contemporânea brasileira. Conhecida como Lore, a pintora nasceu em 1926 na Alemanha e é a única discípula de Volpi, com quem teve uma relação criativa por muitos anos. Bodanzky faz um resgate do legado da pintora em seus últimos anos de vida e revela as complexidades por trás de sua veia artística e emoções. O filme acompanha a intimidade das longas conversas e dos depoimentos emocionantes dos dois artistas e traz um rico material de acervo comentado pela própria Eleonore. Em suas falas, a pintora discorre sobre seu processo artístico e sua vida íntima, assim como temas como sexualidade, feminismo e amadurecimento.
Data de lançamento: 13 de fevereiro.
Data de Lançamento: 13 de fevereiro
Em Aos Pedaços, Eurico Cruz (Emílio de Melo) mantém um relacionamento secreto com duas mulheres chamadas Ana. Ele vive entre duas casas idênticas: uma no deserto, outra à beira-mar. Cada uma habitada por uma das esposas: Ana e Anna. Certo dia, ele recebe a visita de Eleno e um bilhete anônimo assinado apenas por “A”, anunciando sua morte. A partir daí, sua vida se torna uma grande espiral de paranoia, desconfiado de seus dois amores e do resto das pessoas ao seu redor. Quem realmente o ameaça? Os espaços, os personagens, as suspeitas e as paixões se embaralham nesse quebra-cabeça que, cada vez mais, confunde realidade e obsessão.
Data de lançamento: 13 de fevereiro.
Data de Lançamento: 13 de fevereiro
Em Bridget Jones: Louca pelo Garoto acompanhamos a vida de mãe solteira e viúva de Bridget (Renée Zellweger) depois que seu marido Mark (Colin Firth) faleceu. Quatro anos se passaram e Bridget passa os dias cuidando de seus dois filhos Billy, de 9 anos, e Mabel, de 4 anos. Vivendo nesse limbo entre o luto e a vontade de seguir em frente, Bridget pensa em voltar a namorar, encorajada por seus amigos fiéis, sua ginecologista Dra. Rawlings (Emma Thompson) e até mesmo seu antigo amor, e agora amigo, Daniel Cleaver (Hugh Grant). De volta na pista, Bridget entra nos aplicativos de namoro e precisa conciliar seu trabalho, vida amorosa e obrigações domésticas e maternas, enquanto também enfrenta a legião de mães perfeitas da escola, lida com a saudade que Billy sente do pai e vive situações constrangedores (e potencialmente atraentes) com o professor de ciências das crianças Mr. Wallaker (Chiwetel Ejiofor).
Data de lançamento: 13 de novembro.
Data de Lançamento: 13 de fevereiro
Capitão América: Admirável Mundo Novo é o próximo filme do famoso herói da Marvel. Desta vez, o filme dá continuidade à minissérie de televisão Falcão e o Soldado Invernal, onde o escudo está nas mãos de Sam Wilson (Anthony Mackie), após Steve Rogers (Chris Evans) o entregar em Vingadores: Ultimato. Durante a série, Sam aceita seu dever como o novo Capitão América ao lado de Bucky Barnes (Sebastian Stan). Admirável Mundo Novo compõe a Fase Cinco do Universo Cinematográfico Marvel (UCM). O enredo promete explorar os desafios e responsabilidades de Wilson em seu novo papel, enquanto enfrenta novas ameaças e aliados inesperados. A direção está a cargo de Julius Onah, conhecido por seu trabalho em The Cloverfield Paradox, e o roteiro foi escrito por Malcolm Spellman, que também foi o showrunner de Falcão e o Soldado Invernal.
Data de lançamento: 13 de fevereiro.