(Foto/Reprodução: Maurício Oliveira)

Quem mora em Curitiba, está se programando para conhecer algum lugar novo, mas não quer ir muito longe, aqui vai uma boa opção: o Buraco do Padre, localizado em Ponta Grossa, no distrito de Itaiacoca. O ponto turístico está localizado a 127 quilômetros da capital paranaense – cerca de duas horas de viagem – e o seu nome está ligado a história dos padres jesuítas que usavam o espaço para meditação.

(Foto/Reprodução: Buraco do Padre/Instagram)

Parte integrante do Parque Nacional dos Campos Gerais, o Buraco do Padre é uma gruta cercada que possui como um dos principais atrativos uma cachoeira de 30 metros. O local chama bastante a atenção, também, por conta de uma abertura em formato circular que fica na extremidade superior da furna, acima da cachoeira.

(Foto/Reprodução: Buraco do Padre/Instagram)

O acesso ao parque que abriga o Buraco é simples (inclusive, aparece no GPS). Ao chegar, a entrada é bem sinalizada. Há uma portaria, onde são vendidos os ingressos. Dentro do mesmo parque, além do Buraco do Padre, há outras atrações como rapel, cafeteria e área de camping.

O ponto turístico possui trilhas variadas, com diversos níveis de dificuldade para visitação. A principal trilha para o Buraco tem cerca de um quilômetro, pode ser facilmente acessada a pé e boa parte da caminhada é na sombra. Há acessibilidade para crianças, idosos e cadeirantes. Há uma trilha alternativa com nível médio que leva ao topo da cachoeira.

(Foto/Reprodução: Buraco do Padre/Instagram)

PARA VISITAÇÃO

O parque do Buraco do Padre está aberto para visitação apenas de sexta-feira à domingo. O horário de visitas é das 10h30 às 18h30. O valor da entrada é de R$ 30 e a meia entrada R$ 15 – crianças até 4 anos não pagam. O parque é, também, pet-friendly: é permitida a entrada de animais de estimação na área de lazer se eles forem dóceis e mantidos na coleira. Eles não podem acessar as áreas de trilha e cachoeira.

Área de convivência do parque conta com quiosques, churrasqueiras, além de brinquedos para crianças (Foto/Reprodução: Buraco do Padre/Instagram)

Os ingressos podem ser adquiridos via site ou diretamente na guarita do parque. Para saber mais, siga @buracodopadre.