Os caminhos de Crosby, Stills, Nash & Young se cruzaram muitas vezes ao longo de suas vidas. Os momentos de maior colaboração renderam shows incríveis e uma obra-prima chamada Déjà Vu. Essa reunião de mestres já nasceu como um supergrupo, pois todos os integrantes já haviam experimentado o sucesso em suas bandas anteriores. Dono de uma poderosa voz e de uma personalidade forte, David Crosby havia fundado os Byrds. Graham Nash e seus belos agudos eram parte fundamental dos Hollies. Já Stephen Stills e Neil Young eram companheiros de banda havia algum tempo. Os dois, ao lado de Richie Furay, Bruce Palmer e Dewey Martin, haviam formado uma das mais influentes bandas de rock da Califórnia da década de 1960, o Buffallo Springfield.
O Buffalo Springfield surgiu em 1966, ano em que lançou seu primeiro disco homônimo que trouxe o hit ‘For What It’s Worth’. Essa música, que tornou-se uma referência nos protestos anti-guerra, mostra as influências folk temperadas com rock que define o som da banda. Neste primeiro disco, Young e Stills são os responsáveis pela composição. Porém, uma das marcas do Buffalo Springfield são as suas várias forças criativas.
Essa característica é importante dentro de uma banda. Por um lado, cresce a variedade e a criatividade das composições, por outro, torna-se mais difícil conciliar todos os interesses artísticos. Richie Furay, que no primeiro disco contribuiu apenas com sua guitarra e sua voz, também era um grande compositor – tanto que fundaria a banda Poco após o término do Buffalo Springfield. Assim, algumas de suas composições entraram no segundo disco. Mas o relacionamento entre os integrantes não era fácil e também existiam dificuldades extras – como as ausências do Bruce Palmer devido a problemas com a lei (notem a participação do baixista no vídeo abaixo). Esses fatores influenciaram a produção do segundo disco da banda, mas não comprometeram a obra lançada em 1967, que seria o grande registro do grupo, batizada de ‘Again’.
Se o primeiro disco começa com um hit do Stills, ‘Again’ inicia com um pancada à la Stones do Neil Young: Mr. Soul. Avançando sobre a psicodelia, com elementos do rock e do folk, este disco mostra como cada um de seus compositores pensava na época. Além do fuzz de ‘Mr. Soul’, Neil também assina a psicodelia de ‘Expecting to Fly’. O arranjo e a produção revelam a influência dos Beatles e dos Beach Boys. A revolução causada pelo ‘Sgt. Peppers’ teve impacto no Neil Young. A última faixa do disco, ‘Broken Arrow’, é ambiciosa. Uma colagem, onde a melodia da música é intercalada por outras canções, órgãos e gritos do público. Um Neil Young ousado, experimentando orquestrações, arranjos e estruturas diferentes.
Agora também assinando canções, Richie Furray canta ‘A Child’s Claim to Fame’, uma canção folk rock com um belo arranjos de guitarras e slide. Já ‘Sad Memory’ é uma música triste, que se constrói sobre a voz e o violão de Furray, depois acompanhada de uma guitarra delicada ao fundo. Trazendo um swing funk e os vocais do baterista Dewey Martin, ‘Good Time Boy’ é outra contribuição de Furray para o disco.
O constante zumbido do fuzz da guitarra, a melodia que flutua sobre o arranjo de teclados e arranjo vocal que, caminhando com o baixo, contribui para a psicodelia da música. Assim é ‘Everydays’, assinada por Stephen Stills. ‘Bluebird’, outra canção dele, trás guitarras e banjos em diferentes arranjos. ‘Hung Upside Down’ mostra a potência da sua voz e da sua guitarra numa balada muito bem construída. A bela harmonia vocal é um dos destaques de ‘Rock & Roll Woman’, que também conta com um solo que combina guitarras e órgão.
O trabalho dos três compositores tiveram características diferentes neste álbum, o que prejudicou a unidade do disco. Porém, o grande talento dos envolvidos no projeto garantiram ótimas canções. Muitos dos problemas foram contornados com ajuda de músicos de estúdio, que contribuiram de várias formas. O Buffalo Springfield ainda lançaria mais um disco em 1968, ‘Last Time Around’, antes de acabar definitivamente para que seus membros, juntos ou separados, seguissem seus caminhos no rock.
https://www.youtube.com/watch?v=Sa4KqhO18rE
Data de Lançamento: 21 de novembro
Retrato de um Certo Oriente, dirigido por Marcelo Gomes e inspirado no romance de Milton Hatoum, vencedor do Prêmio Jabuti, explora a saga de imigrantes libaneses no Brasil e os desafios enfrentados na floresta amazônica. A história começa no Líbano de 1949, onde os irmãos católicos Emilie (Wafa’a Celine Halawi) e Emir (Zakaria Kaakour) decidem deixar sua terra natal, ameaçada pela guerra, em busca de uma vida melhor. Durante a travessia, Emilie conhece e se apaixona por Omar (Charbel Kamel), um comerciante muçulmano. Contudo, Emir, tomado por ciúmes e influenciado pelas diferenças religiosas, tenta separá-los, o que culmina em uma briga com Omar. Emir é gravemente ferido durante o conflito, e Emilie é forçada a interromper a jornada, buscando ajuda em uma aldeia indígena para salvar seu irmão. Após a recuperação de Emir, eles continuam rumo a Manaus, onde Emilie toma uma decisão que traz consequências trágicas e duradouras. O filme aborda temas como memória, paixão e preconceito, revelando as complexas relações familiares e culturais dos imigrantes libaneses em um Brasil desconhecido e repleto de desafios.
Data de Lançamento: 21 de novembro
A Favorita do Rei é um drama histórico inspirado na vida de Jeanne Bécu, filha ilegítima de uma costureira humilde, que alcança o auge da corte francesa como amante oficial do rei Luís XV. Jeanne Vaubernier (interpretada por Maïwenn) é uma jovem ambiciosa que, determinada a ascender socialmente, utiliza seu charme para escapar da pobreza. Seu amante, o conde Du Barry (Melvil Poupaud), enriquece ao lado dela e, ambicionando colocá-la em um lugar de destaque, decide apresentá-la ao rei. Com a ajuda do poderoso duque de Richelieu (Pierre Richard), o encontro é orquestrado, e uma conexão intensa surge entre Jeanne e Luís XV (Johnny Depp). Fascinado por sua presença, o rei redescobre o prazer da vida e não consegue mais se imaginar sem ela, promovendo-a a sua favorita oficial na corte de Versailles. No entanto, esse relacionamento escandaloso atrai a atenção e o desagrado dos nobres, provocando intrigas e desafios que Jeanne terá de enfrentar para manter sua posição privilegiada ao lado do monarca.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Em A Linha da Extinção, do diretor Jorge Nolfi, nas desoladas Montanhas Rochosas pós-apocalípticas, um pai solteiro e duas mulheres corajosas se veem forçados a deixar a segurança de seus lares. Unidos por um objetivo comum, eles embarcam em uma jornada repleta de perigos, enfrentando criaturas monstruosas que habitam esse novo mundo hostil. Com o destino de um menino em suas mãos, eles lutam não apenas pela sobrevivência, mas também por redenção, descobrindo a força da amizade e o poder da esperança em meio ao caos. Essa aventura épica revela o que significa ser família em tempos de desespero.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Baseado no musical homônimo da Broadway, Wicked é o prelúdio da famosa história de Dorothy e do Mágico de Oz, onde conhecemos a história não contada da Bruxa Boa e da Bruxa Má do Oeste. Na trama, Elphaba (Cynthia Erivo) é uma jovem do Reino de Oz, mas incompreendida por causa de sua pele verde incomum e por ainda não ter descoberto seu verdadeiro poder. Sua rotina é tranquila e pouco interessante, mas ao iniciar seus estudos na Universidade de Shiz, seu destino encontra Glinda (Ariana Grande), uma jovem popular e ambiciosa, nascida em berço de ouro, que só quer garantir seus privilégios e ainda não conhece sua verdadeira alma. As duas iniciam uma inesperada amizade; no entanto, suas diferenças, como o desejo de Glinda pela popularidade e poder, e a determinação de Elphaba em permanecer fiel a si mesma, entram no caminho, o que pode perpetuar no futuro de cada uma e em como as pessoas de Oz as enxergam.
Data de Lançamento: 20 de novembro
No suspense Herege, Paxton (Chloe East) e Barnes (Sophie Thatcher) são duas jovens missionárias que dedicam seus dias a tentar atrair novos fiéis. No entanto, a tarefa se mostra difícil, pois o desinteresse da comunidade é evidente. Em uma de suas visitas, elas encontram o Sr. Reed (Hugh Grant), um homem aparentemente receptivo e até mesmo inclinado a converter-se. Contudo, a acolhida amistosa logo se revela um engano, transformando a missão das jovens em uma perigosa armadilha. Presas em uma casa isolada, Paxton e Barnes veem-se forçadas a recorrer à fé e à coragem para escapar de um intenso jogo de gato e rato. Em meio a essa luta desesperada, percebem que sua missão vai muito além de recrutar novos seguidores; agora, trata-se de uma batalha pela própria sobrevivência, na qual cada escolha e cada ato de coragem serão cruciais para escapar do perigo que as cerca.