
Os caminhos de Crosby, Stills, Nash & Young se cruzaram muitas vezes ao longo de suas vidas. Os momentos de maior colaboração renderam shows incríveis e uma obra-prima chamada Déjà Vu. Essa reunião de mestres já nasceu como um supergrupo, pois todos os integrantes já haviam experimentado o sucesso em suas bandas anteriores. Dono de uma poderosa voz e de uma personalidade forte, David Crosby havia fundado os Byrds. Graham Nash e seus belos agudos eram parte fundamental dos Hollies. Já Stephen Stills e Neil Young eram companheiros de banda havia algum tempo. Os dois, ao lado de Richie Furay, Bruce Palmer e Dewey Martin, haviam formado uma das mais influentes bandas de rock da Califórnia da década de 1960, o Buffallo Springfield.
O Buffalo Springfield surgiu em 1966, ano em que lançou seu primeiro disco homônimo que trouxe o hit ‘For What It’s Worth’. Essa música, que tornou-se uma referência nos protestos anti-guerra, mostra as influências folk temperadas com rock que define o som da banda. Neste primeiro disco, Young e Stills são os responsáveis pela composição. Porém, uma das marcas do Buffalo Springfield são as suas várias forças criativas.
Essa característica é importante dentro de uma banda. Por um lado, cresce a variedade e a criatividade das composições, por outro, torna-se mais difícil conciliar todos os interesses artísticos. Richie Furay, que no primeiro disco contribuiu apenas com sua guitarra e sua voz, também era um grande compositor – tanto que fundaria a banda Poco após o término do Buffalo Springfield. Assim, algumas de suas composições entraram no segundo disco. Mas o relacionamento entre os integrantes não era fácil e também existiam dificuldades extras – como as ausências do Bruce Palmer devido a problemas com a lei (notem a participação do baixista no vídeo abaixo). Esses fatores influenciaram a produção do segundo disco da banda, mas não comprometeram a obra lançada em 1967, que seria o grande registro do grupo, batizada de ‘Again’.
Se o primeiro disco começa com um hit do Stills, ‘Again’ inicia com um pancada à la Stones do Neil Young: Mr. Soul. Avançando sobre a psicodelia, com elementos do rock e do folk, este disco mostra como cada um de seus compositores pensava na época. Além do fuzz de ‘Mr. Soul’, Neil também assina a psicodelia de ‘Expecting to Fly’. O arranjo e a produção revelam a influência dos Beatles e dos Beach Boys. A revolução causada pelo ‘Sgt. Peppers’ teve impacto no Neil Young. A última faixa do disco, ‘Broken Arrow’, é ambiciosa. Uma colagem, onde a melodia da música é intercalada por outras canções, órgãos e gritos do público. Um Neil Young ousado, experimentando orquestrações, arranjos e estruturas diferentes.
Agora também assinando canções, Richie Furray canta ‘A Child’s Claim to Fame’, uma canção folk rock com um belo arranjos de guitarras e slide. Já ‘Sad Memory’ é uma música triste, que se constrói sobre a voz e o violão de Furray, depois acompanhada de uma guitarra delicada ao fundo. Trazendo um swing funk e os vocais do baterista Dewey Martin, ‘Good Time Boy’ é outra contribuição de Furray para o disco.
O constante zumbido do fuzz da guitarra, a melodia que flutua sobre o arranjo de teclados e arranjo vocal que, caminhando com o baixo, contribui para a psicodelia da música. Assim é ‘Everydays’, assinada por Stephen Stills. ‘Bluebird’, outra canção dele, trás guitarras e banjos em diferentes arranjos. ‘Hung Upside Down’ mostra a potência da sua voz e da sua guitarra numa balada muito bem construída. A bela harmonia vocal é um dos destaques de ‘Rock & Roll Woman’, que também conta com um solo que combina guitarras e órgão.
O trabalho dos três compositores tiveram características diferentes neste álbum, o que prejudicou a unidade do disco. Porém, o grande talento dos envolvidos no projeto garantiram ótimas canções. Muitos dos problemas foram contornados com ajuda de músicos de estúdio, que contribuiram de várias formas. O Buffalo Springfield ainda lançaria mais um disco em 1968, ‘Last Time Around’, antes de acabar definitivamente para que seus membros, juntos ou separados, seguissem seus caminhos no rock.
https://www.youtube.com/watch?v=Sa4KqhO18rE

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.