Conhecido por suas peças sem diretor, cenário e ensaios, o aclamado dramaturgo iraniano Nassim Soleimanpour leva essa experiência a novos extremos com o espetáculo Blank nos dias 31/03, 01, 07 e 8, às 21h, e dias 2 e 9, às 19h, no Teatro Bom Jesus.

A cada noite, a peça Blank deve ser completada por um novo performer diante de um novo público. Com texto traduzido por Maurício Ayer, a montagem terá Eduardo Moscovis, Débora Bloch, Caio Blat, Camila Pitanga, Julia Lemmertz e Gregório Duvivier no elenco. Atribuindo ao público a responsabilidade de decidir sobre os caminhos do enredo, Blank se transforma em uma máquina geradora de histórias, em que é compartilhada a trajetória do dramaturgo, do performer e de um membro aleatório da plateia.

Como a internacionalmente aclamada “Coelho Branco Coelho Vermelho”, a nova peça de Soleimanpour convida a uma reflexão crítica sobre como a identidade humana e é construída em torno de histórias que contamos. Simultaneamente, Blank celebra a natureza comunitária e fugaz do teatro, pois nela os membros do público gritam, riem, suspiram e colaboram na invenção da história daquela noite.

Nassim Soleimanpour

Nassim Soleimanpour é um homem de teatro independente e multidisciplinar de Teerã, Irã. Suas peças foram traduzidas para mais de 20 línguas. Mais conhecido por “Coelho Branco Coelho Vermelho”, escrita para viajar o mundo quando ele não tinha permissão para isso, seu trabalho recebeu os prêmios Dublin Fringe Festival Best New Performance, Summerworks Outstanding New Performance Text Award e The Arches Brick Award (Edinburgh Fringe) e também foi indicado para o Total Theatre e Brighton Fringe Pickof Edinburgh Award.

Quando finalmente Nassim conseguiu permissão para viajar pela primeira vez no início de 2013, sua peça Coelho Branco Coelho Vermelho tinha sido representada centenas de vezes em mais de uma dúzia de línguas.  Desde então, Nassim coordenou workshops e conferências em diferentes eventos.

Blank é sua terceira peça, que estreou em novembro de 2015 simultaneamente em Amsterdã, Utrecht e Londres. Atualmente, Nassim vive em Berlim e escreve duas peças por encomenda de The Bush Theatre (Londres) e Theatre Momentum (Odense).

Confira a programação completa do Festival de Curitiba e informações das vendas de ingressos aqui.

Serviço – Blank no Festival de Curitiba 

Quando: Dias 31/03, 01, 07 e 8/4 às 21h. E dias 2 e 9/4 às 19h.

Onde: Teatro Bom Jesus (Av. 24 de Maio, 135).

Quanto: R$70,00 (inteira)

Vendas: Site ou bilheterias oficiais do evento