Atividades culturais gratuitas fazem parte da agenda das Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, na Biblioteca Pública do Paraná (BPP). Palestras, rodas de conversa, teatro, exposição e cinema fazem parte do roteiro especial que começa nessa quarta-feira (23/10) e vai até a próxima terça (29/10).
O Dia Nacional do Livro é comemorado em 29 de outubro, promovendo a leitura e ações culturais relacionadas à literatura. A data foi escolhida em homenagem ao dia em que foi fundada a Biblioteca Nacional do Brasil, em 1810, no Rio de Janeiro (RJ).
A primeira atração da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca na BPP é a exposição de fotos históricas da Biblioteca. Elas podem ser vistas até o fim do evento no hall do segundo andar. No dia 23, ainda tem uma roda de conversa sobre literatura, com Alexandre França, Gladys França, Kandiero e Fernando Koproski mediado pelo Diretor da BPP, Luiz Felipe Leprevost, às 16h, e exibição do filme “A Menina Que Roubava Livros”, às 17h30. Na quinta (24/10), acontece a exibição do filme “A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata”, às 14h, e a apresentação da peça de teatro “O Mistério da Pedra Roubada”, da Cia palmo Produções Artísticas, às 18h30 (classificação: 10 anos).
A sexta (25/10) tem exibições dos filmes “Paranorman” (14h30) e “O Menino Que Descobriu o Vento” (17h30), o Encontro de Eficientes, com debate sobre acessibilidade à literatura por pessoas com deficiência visual (14h30) e uma roda de conversa sobre literatura infantil (16h). A BPP recebe, no sábado (26/10), a Leitura Amiga com a ONG Cão Amigo, na qual crianças leem seus livros favoritos para animais adestrados, às 10h, e oficina de desenho livre do projeto cultural “A Lobo”, às 10h.
No dia 28, acontece a roda de leitura do Projeto 60+, voltado a pessoas com mais de 60 anos, o projeto Me Representa, que trata da importância da diversidade racial e neurodivergente, às 14h, e o encontro de leitura Ler Junto, às 18h30. O último dia de evento (29/10) começa com as Aventuras Literárias, bate-papo com o público intantojuvenil, às 9h e às 14h. A data tem ainda uma roda de conversa “Poesia em Casa”, às 16h, uma homenagem a Adélia Woellner e exibição dos documentários “IE: Capoeira em Curitiba” e “Helena de Curitiba”, às 17h30.
Alguns eventos precisam de inscrições antecipadas e estão sujeitos a lotação dos espaços. Informações e inscrições disponíveis no Instagram da BPP.
Quando: de 23 a 29 de outubro de 2024
Horário: a Biblioteca Pública do Paraná funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h, e aos sábados, das 8h30 às 13h
Quanto: gratuito
Onde: R. Cândido Lopes, 133
Agenda completa e informações: no Instagram da BPP.
Data de Lançamento: 02 de janeiro
O ano é 1978 e o Camboja, que foi renomeado como Kampuchea Democrático, está sob o domínio de Pol Pot e do seu Khmer Rouge há três anos. O país está economicamente devastado e quase 2 milhões de cambojanos morreram durante um genocídio ainda não declarado. Três franceses aceitaram o convite do regime na esperança de conseguir uma entrevista exclusiva com Pol Pot – um repórter que conhece o país, um fotojornalista e um intelectual que se sente próximo da ideologia revolucionária. Mas à medida que descobrem uma realidade diferente por trás da propaganda e recebem tratamento especial por parte do regime, todas as suas convicções são gradualmente viradas de cabeça para baixo.
Data de Lançamento: 02 de janeiro
Uma nova adaptação do clássico do terror, Nosferatu é um conto gótico sobre a obsessão de um terrível vampiro por uma mulher assombrada. A história se passa nos anos de 1800 na Alemanha e acompanha o rico e misterioso Conde Orlok (Bill Skarsgård) na busca por um novo lar. O vendedor de imóveis Thomas Hutter (Nicholas Hoult) fica responsável por conduzir os negócios de Orlok e, então, viaja para as montanhas da Transilvânia para prosseguir com as burocracias da nova propriedade do nobre. O que Thomas não esperava era encontrar o mal encarnado. Todos ao seu redor lhe indicam abandonar suas viagens, enquanto, longe dali, Ellen (Lily-Rose Depp) é continuamente perturbada por sonhos assustadores que se conectam com o suposto homem que Thomas encontrará e que vive sozinho num castelo em ruínas nos Cárpatos. A estranha relação entre Ellen e a criatura a fará sucumbir a algo sombrio e tenebroso?