Para quem tem interesse na cultura germânica, o Goethe-Institut Curitiba oferece uma biblioteca com acervo de obras em alemão que só podem ser encontradas naquele espaço: são cerca de 6 mil títulos de autores de língua alemã, tanto da literatura clássica e contemporânea quanto de áreas específicas como filosofia, artes, direito, entre outros, o que faz do acervo o maior de obras em alemão da cidade. Há também um amplo acervo com títulos traduzidos para o português.

O espaço é aberto, não apenas aos alunos, mas ao público externo, que pode realizar consultas locais gratuitas ou empréstimos mediante o pagamento de uma taxa semestral, que é de R$ 7,50 para universitários e R$ 15 para a comunidade. Hoje, a biblioteca tem uma média anual de 3 mil frequentadores, sendo que cerca da metade do público não é aluno do Instituto. “Nós somos, sobretudo, um Instituto Cultural, por isso temos essa maravilhosa biblioteca, que abre o leque para quem se interessar pela Alemanha, mas, quero enfatizar que não é preciso saber alemão para frequentar nosso espaço”, convida a gerente do Goethe-Institut Curitiba, Claudia Römmelt.

A biblioteca abre às segundas, terças e quintas-feiras, das 15h30 às 20h30, e no primeiro sábado de cada mês, das 9h às 12h. O endereço é Rua Reinaldino Schaffenberg de Quadros, 33 – Alto da XV. Mais informações pelo telefone (41) 3262-8244, pelo e-mail [email protected] ou no site https://www.goethe.de/curitiba.