Bate-e-volta: o que fazer perto de Curitiba

Trilha Pedra do Índio. Foto: Reprodução Site.
Foto: Reprodução Site

Quem busca aproveitar o fim de ano para uma viagem tem várias opções. Na Região Metropolitana de Curitiba e até mais distante, há escolhas como zoológico, passeios de ecoturismo, pousadas e mais. Pequenas viagens de carro, no esquema bate-e-volta, apresentam passeios memoráveis para o fim de ano.

Confira a lista de indicações:

Zoo Casa das Araras

Zoo Casa das Araras. Foto: Reprodução Instagram.

O zoológico interativo apresenta aves silvestres nativas e exóticas. O Zoo Casa das Araras é licenciado pelo Instituto Água e Terra (IAT) e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA). O espaço alia objetivos educacionais, científicos, conservacionistas e recreativos. O contato com as aves é acompanhado de uma campanha de conscientização sobre o tráfico de animais silvestres e a importância de proteger a fauna e a flora nativas.

Onde: Rodovia PR 317, Lote de Terra sob. 1-J – Iguaraçu.

Parque Histórico de Carambeí

Museu Parque Histórico de Carambeí. Foto: Reprodução Facebook.

Museu Parque Histórico de Carambeí. Foto: Reprodução Facebook.

Preservando a memória de imigrantes, o Museu Parque Histórico de Carambeí apresenta a vida dos colonos que se instalaram no início do século passado no Paraná. Funcionando como um museu a céu aberto, recria casas e tradições dos povos germânicos no estado. Diversas exposições e vivências estão disponíveis no parque, que funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 17h.

Onde: Av. dos Pioneiros, 4050 – Carambeí.

Trilha Pedra do Índio

Trilha Pedra do Índio. Foto: Reprodução Site.

Trilha Pedra do Índio. Foto: Reprodução Site.

Desde 2017, a Estância Pedra do Índio oferece uma opção de turismo ecológico na cidade de Ribeirão Claro. O nome vem de uma pedra que forma uma escultura natural no formato de um rosto. Há uma trilha até o mirante próximo à pedra, entre outras atrações como tirolesa, passeio de escuna e parapente. Há também um restaurante no local.

Onde: Estrada da Limeira – Ribeirão Claro.

Lavandário Vale dos Sonhos

"Lavandário Vale dos Sonhos Foto Reprodução Instagram

Lavandário Vale dos Sonhos. Foto: Reprodução Instagram.

O Lavandário Vale dos Sonhos está entre os espaços preferidos para quem quer fazer fotos de noivado, gestante e casamento. O clima romântico do espaço cria um cenário sem igual, especialmente na temporada de lavandas. Outras flores como girassol também tem seu espaço no Lavandário. O café completa as opções do local, incluindo bolachas feitas com lavanda. O Lavandário fica em Witmarsun, ideal para um bate-e-volta.

Onde: Colônia Witmarsun – Palmeira.

Pousada Hakuna Matata

Pousada Hakuna Matata. Foto: Reprodução Instagram.

A Pousada Hakuna Matata traz diversas atrações para relaxar no Dia da Independência. A uma hora de Curitiba, o espaço tem trilha até o Rio Nhundiaquara, piscina aquecida, quadras esportivas e spa. Na gastronomia, clássicos paranaenses como Barreado se aliam ao cocktail bar. Os drinks com cachaça estão entre os favoritos dos visitantes.

Onde: Reta do Porto, km 4,9 – Morretes.

Estância Maktub

Estância Maktub. Foto: Reprodução Instagram.

Estância Maktub. Foto: Reprodução Instagram.

Um ambiente charmoso e ideal para escapar do agito, a Estância Maktub fica em Morretes. São chalés e casas para locação, distribuídos  em meio a Mata Atlântica. Também pode-se pedir o day use. Das aventuras na natureza, como um passeio de canoa, até experiências gastronômicas e pedidas especiais para casais, o espaço oferece ótimas vivências para o feriado.

Onde: Estrada do Itupava, Km 1,7 – Porto de Cima, Morretes.

Por Brunow Camman
02/12/2024 09h42

Artigos Relacionados

Turismo arqueológico: Paraná planeja resgatar trilhas indígenas milenares

O que abre no Feriado de Independência em Curitiba