Bar curitibano completa 10 anos com releituras de petiscos de boteco e comida caseira

Ambiente descontraído, colorido e aconchegante, criado a partir de materiais de demolição no piso e móveis, e clima especial que remete às festas de quermesse do interior. Quem entra no BarQuermesse, pode ter a sensação de estar em uma daquelas deliciosas festas que antigamente espalhavam alegria pelo Brasil. Inaugurada em 2009, a casa tem como objetivo unir cervejas e bebidas especiais a um cardápio com as tradicionais comidinhas de boteco e culinária caseira, elaboradas com um toque exclusivo da chef Karla Manfredini.

Como toda festa do interior, o Quermesse tem muita família envolvida. Karla Manfredini é mãe de José Araujo Neto, responsável pela administração do empreendimento. Já a tia Anísia é uma “cozinheira de mão cheia”, famosa pelos temperos e quitutes que tornam o empreendimento ainda mais irresistível. No cardápio da casa, o melhor da gastronomia regional brasileira, com destaque para a saborosa culinária mineira. “O Bar Quermesse é uma grande junção de ótimas experiências da vida, indo dos sabores aos ambientes inesquecíveis que frequentamos durante a vida. Quem não tem lembranças daquela ótima comida caseira servida no aconchego do lar, saboreada com parentes e amigos?”, comenta José Araujo Neto.

 

No cardápio da casa estão preparos que aliam tradição e algumas das principais técnicas da gastronomia contemporânea, todos servidos em quantidade para ser compartilhado por duas ou mais pessoas. No BarQuermesse, é possível saborear, por exemplo, o “Espetão de Xixo”, um espeto de miolo de alcatra com cebolas, bacon, tomate e pimentões coloridos; o “Mignon Chic – Fondue no Pão Italiano”, preparado com iscas de mignon puxadas na manteiga servidas com pão italiano especial recheado de creme de queijo e especiarias; e o clássico “Bife sujo de alcatra(foto), que leva iscas de miolo de alcatra preparadas na chapa servidas com batata frita ou mandioca frita/cozida na manteiga e fatias de pão francês.

Outro destaque do empreendimento fica por conta das panelinhas de Cogumelos e de Barrado, tradicional preparo paranaense. A primeira é servida com arroz branco com cogumelos Paris, Shitake, Shimeji, grelhados na manteiga, molho branco e especiarias. Já a segunda leva arroz branco com barreado de Morretes, servida com fatias de pão francês, farinha branca e banana. Por falar em tradição, aos sábados e domingos a casa serve o incrível “churrasco de igreja” e a deliciosa feijoada.

Para quem busca preparos mais rápidos e práticos para compartilhar, o empreendimento oferece uma grande variedade de caldinhos, brusquetas e petiscos, entre eles batatas rústicas, onion rings, torresmo, carne de onça, bolinho de feijoada e iscas de tilápia. Outras ótimas opções são os hambúrgueres da casa e os sanduíches clássicos, como o “buraco quente”, preparado com carne moída com queijo gorgonzola e molho pomodoro bem temperadinho, servido no pão francês; e o sucesso “pão de bêbado”, miolo de alcatra ou frango, puxado na chapa com conhaque, servido no pão francês.

Para harmonizar com os preparos exclusivos, criados pela chef Karla Manfredini, a casa oferece dezenas de rótulos de cervejas nacionais e importadas, com destaque para os rótulos das cervejarias Colorado, Patagonia, Quilmes e Franziskaner; e cachaças artesanais, entre elas Vale Verde, Germana, Nega Fulô e Lua Cheia. Outro grande destaque da casa fica por conta do menu de caipirinha, com sabores especiais como kiwi, uva, abacaxi e tangerina, que podem ser preparados com Run, Saquê, Vinho, Vodka, Ypioca ou Steinhager. Para completar, oQuermesse conta com uma grande quantidade de destilados, vinhos e drinks autorais especiais, entre eles o “Caipilé”, uma caipira de morango servida com picolé de leite condensado.

Infraestrutura

Com capacidade para receber até 300 pessoas, o Bar Quermesse conta com uma infraestrutura completa, que unida a uma decoração bem tradicional e marcante garante uma viagem inesquecível para o interior do Brasil com muito aconchego e excelência. A casa, ampla e confortável, tem grandes portas e janelas que dão acesso ao jardim e a uma charmosa varanda. “Antes de qualquer coisa, trabalhamos para que o Quermesse seja uma ótima experiência para os curitibanos e turistas que passam pela cidade. Então, além de um cardápio muito bem pensado e elaborado, temos uma grande preocupação com toda decoração e infraestrutura da casa, tudo para que nosso público saia daqui extremamente satisfeito”, completa Neto.

Por Curitiba Cult
01/07/2019 16h25