The Sugarplastic. Um trio de Los Angeles que começou a fazer um som no início da década de 1990. Ben Eshbach, guitarra, Kiara Geller, baixo, e Josh Laner, bateria, montaram uma banda que começou assim como tantas outras: ensaiando na casa do baterista. Durante mais de um ano, a casa do pai do Josh virou o estúdio onde os primeiros ensaios, as primeiras jams e, também, as primeiras composições foram feitas. Esse período foi usado para preparar a banda e o som. Tanto que o primeiro show ao vivo só foi acontecer depois disso tudo. Mesmo a contra gosto, Ben Eshbach assumiu os vocais e a história do Sugarplastic começou a crescer. Após conseguir certo destaque, eles iniciaram a sua vida em estudio. Após gravarem alguns EPs e algumas demos, em 1995 eles apresentaram sua primeira experiência em estúdio: Radio Jejune.
https://www.youtube.com/watch?v=pGE3zlUPJNE
Radio Jejune é um belo álbum, daqueles que ainda não consegui cansar. Ele já revela muitas das características e das influências do Sugarplastic. O disco começa com uma música que cairia muito bem na tomada inicial de um filme (de uma volta por aí escutando esse som e tire suas conclusões) e ainda tem ótimas músicas como ‘Sun Goes Cold’ e ‘Please Mr. B’. Vale a pena conferir. Um ano depois o Sugarplastic encarrou mais uma empreitada no estudio e nos brindou com um disco que trás uma provocação ótima já no título: BANG, the Earth Is Round. Como não, certo?
https://www.youtube.com/watch?v=COh-iwhBctE
A sonoridade do Sugarplastic trás com força suas referências e, ao mesmo tempo, mostra sua personalidade. Outra característica muito forte nesse som é o elemento pop. As composições e os arranjos, no geral, são fáceis de assimilar e curtir. Alguns podem até torcer o nariz para isso, mas a verdade é que trabalhar com o pop com qualidade e personalidade é um grande desafio. Até porque não é simplesmente um ‘som fácil’. Os arranjos e as guitarras de Ben são sempre inventivos e criativos e as composições e as melodias são cativantes. Uma música como ‘Sheep’, por exemplo. De cara já temos guitarras e variações interessantes. Os vocais trazem uma ótima participação feminina e revelam um pouco do estilo de Ben, às vezes tranquilo, às vezes ininteligível. A letra, a primeira vista, é mais uma letra de amor, amor daqueles que falam até em casamento. Mas ela fica um tanto mais interessante quanto junta-se um verso como “to have this girl I’d sell my soul, well maybe not” com todo esse amor. Esse “talvez não” deixa tudo mais provocante.
https://www.youtube.com/watch?v=ylaXuivqn1A
E que tal dançar um refrão que fica na cabeça de uma música que trata sobre lógica modal? Ben disse que ‘Transworld Modal Operator’ é sobre a lógica das possibilidades. ‘Polly Brown‘ é uma canção de amor que trás as ótimas guitarras da banda em destaque. A linhas de baixo e as baterias não costumam ser muito resbuscadas, mas conversam muito bem com o todo da banda e costumam ser bem trabalhadas. Um exemplo é ‘Don’t Sleep‘, que mistura efeitos e vocais, várias partes distintas e um arranjo. Esse disco começa com a sufocante ‘Another Myself‘ e termina com as perguntas suaves de ‘Ohio’.
Normalmente, as críticas ao Sugarplastic giram em torno das referências muito evidentes e a sua orientação pop. Quanto às referências, o próprio Ben diz que não são as comparações com, por exemplo, a banda XTC – que ele é fã- que incomodam, mas sim a insistência nisso. Quanto a orientação pop, isso não é um demérito. Algumas pessoas procuram seriedade e gravidade nos lugares errados, às vezes. Bom humor não é um erro. Enfim, a verdade é que o Sugarplastic não coneguiu tornar-se muito popular. Ben Eshbach sempre foi avesso à apresentações ao vivo e nunca aceitou bem o jogo que o sucesso e o showbiz exige. Isso talvez explique porque eles não conseguiram maior destaque.
De qualquer modo, o Sugarplastic é uma banda incrível. A obra completa conta com mais discos e compliações, onde a inegável competência de seus músicos produziu belas canções. Confira discões como ‘Will’ e ‘Resin‘. Vale muito a pena explorar essa banda pouco conhecida e muito criativa. É uma banda de estimação, e bandas de estimação nos ensinam coisas. Como nos lembrar que às vezes o difícil é enxergar o óbvio. E BANG, a terra é redonda.
E aí, curtiu os sons? Explore os links e desvende mais músicas! Tem alguma dica de discão ou sonzeira? Comente! A música boa é infinita 😀
Até mais!
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
As Linhas da Mão é um longa documental sobre encontros imprevisíveis que fez Viviane de Cássia Ferreira, uma artista brasileira de cinquenta anos, falar sobre a sua experiência e vivência com a loucura. O longa reúne músicas, conversas e performances que, juntos, abrem uma discussão política da arte, assim como estereótipos do que é a loucura no mundo atual.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Lucía tem 6 anos e é uma menina transexual que seus colegas continuam chamando pelo antigo nome. Querendo fugir daquele ambiente, ela só quer a chegada do verão para deixar para trás o inferno que sofre na escola. Mas, sua mãe tentará esconder sua situação na cidade para se desconectar e poder ficar calma. Os desejos de ambas não demorarão a se complicar durante alguns meses que mudarão suas vidas.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Nesta animação, Beckett (Mo Gilligan) é um gato mimado que não reconhece a sorte que ao ser resgatado e acolhido por Rose (Simone Ashley), uma estudante apaixonada e de bom coração. Mas sua rotina sofre mudanças quando ele perde sua nona vida e o destino entra em cena para colocá-lo em uma jornada transformadora.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
A relação entre Eugenie, uma conceituada cozinheira, e Dodin, para quem trabalha há 20 anos. Cada vez mais apaixonados um pelo outro, seu vínculo se transforma em um romance e dá origem a pratos deliciosos que impressionam até mesmo os chefs mais conceituados. Quando Dodin se depara com a relutância de Eugenie em se comprometer com ele, ele decide começar a cozinhar para ela.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Baseado em experiências reais de quase morte, o longa de Stephen Gray e Chris Radtke explora a vida após a morte com a orientação de best-sellers do New York Times, especialistas, médicos e sobreviventes que ajudam a lançar uma luz sobre o que nos espera.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Nesta sequência da franquia Ghostbusters, a família Spengler retorna para onde tudo começou: a famosa estação de bombeiros em Nova York. Eles pretendem se unir com os caça-fantasmas originais que desenvolveram um laboratório ultra secreto de pesquisa para levar a caça aos fantasmas a outro nível, mas quando a descoberta de um artefato antigo libera uma grande força do mal, os Ghostbusters das duas gerações precisam juntar as forças para proteger suas casas e salvar o mundo de uma segunda Era do Gelo.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Evidências do Amor é um filme brasileiro de comédia romântica dirigido por Pedro Antônio Paes e inspirado na música Evidências, composta por José Augusto e Paulo Sérgio Valle e lançada pela dupla Chitãozinho & Xororó. A história acompanha um casal, Marco Antônio (Fábio Porchat) e Laura (Sandy) que se apaixonam após cantarem a música juntos em um karaokê. Em meio a muitos altos e baixos, o casal acaba terminando, mas todas as vezes em que escuta Evidências, Marco automaticamente se lembra de cada discussão que teve com a ex. Determinado a se livrar dessas lembranças indesejadas, ele inicia uma jornada para superar Laura e seguir em frente com sua vida.