Banda swave: Ícones do rock independente lançam EP

swave. Foto: Vivian Marques.
Foto: Vivian Marques

Nomes conhecidos do rock independente brasileiro se uniram no projeto swave, que lança agora o primeiro EP. “por enquanto é isso” já está nas plataformas digitais, e o clipe de “despertador” pode ser assistido no YouTube. O curitibano André Dea (que também toca em grupos de sucessos como Sugar Kane e Supercombo) é um dos integrantes. Ele toca bateria, ao lado da vocalista Aline Mendes (Alinbloom), do guitarrista Murilo Benites (Violet Soda), do guitarrista Rafael Brasil (Far From Alaska) e da baixista e vocalista Cris Botarelli (Far From Alaska).

A novidade surgiu quando os integrantes da banda (formada em 2023) buscavam um lugar comum entre as diferentes referências. Assim como o nome do quinteto, todas as faixas são nomeadas em minúscula, criando uma unidade no trabalho. As canções passeiam por temas como luto, a tensão diária vivida por corpos dissidentes e a luta constante para não se acomodar.

K7

Apostando em um conceito de banda independente, swave apresentou suas primeiras composições ao vivo em um show de estreia lotado. As músicas vieram em uma demo tape, em versão K7, acompanhada de um zine. O estilo “do it yourself” resgata o espírito de guerrilha da música independente.

Com a boa resposta do público, o quinteto resolveu gravar um EP. O nome é simbólico: “por enquanto é isso”. Não há previsão de lançamento de um disco oficial ou de turnê da swave. O material físico já revela algumas influências do punk e do garage dos anos 1980 e 90. Agora, chega no meio digital para alcançar um público maior.

Arte

O grupo transpõe seus anseios para as quatro faixas que compõe “por enquanto é isso”. Em “sirene”, as dificuldades de quem batalha para continuar fazendo arte são acompanhados por um rock animado. “Cresci ouvindo que, com o tempo, eu daria prioridade a outras coisas além da arte. No entanto, o tempo passou, e isso não aconteceu. Apesar do ‘trabalho comum’ que tenho, minha mente e coração sempre se voltam para escrever algo que se transforme em música”, conta Aline Mendes.

despertador” foi escolhida para o primeiro clipe, em uma canção que começa revelando uma batalha contra algo ruim e uma inspiração para ter forças. “Com o tempo, (você) percebe que é mais forte do que imaginava e que, muitas vezes, essas situações difíceis fazem parte de um processo para você se fortalecer”, completa a vocalista.

Por Brunow Camman
02/08/2024 12h58

Artigos Relacionados

Homenagem a Ivo Rodrigues ganha nova apresentação

The Cosmus Experience: Orquestra toca Cavaleiros do Zodíaco