Balé Guaíra e Orquestra Sinfônica lançam obra on-line sobre saúde mental no Setembro Amarelo

Na última sexta-feira (10), o Bale Teatro Guaíra lançou no YouTube a obra “Hibiscus Mutabilis”, idealizada pela bailarina Luana Nery com trilha sonora de músicos da Orquestra Sinfônica do Paraná. O nome “Hibiscus Mutabilis” remete à flor de mesmo nome conhecida popularmente como “rosa louca”.

O vídeo apresenta coreografias solo de cinco bailarinos, criadas a partir do relato de experiências relacionadas à saúde mental e leitura de obras literárias, expressando sentimentos vividos em crises. As cinco trilhas sonoras refletem ansiedade, com notas rápidas e oscilações.

Segundo Luana, o nome simboliza o recomeço, pois a flor passa por uma mutação e muda de cor. Essa transformação é uma sinalização de que a planta tem néctar, substância que serve de alimentos para abelhas e pássaros.

Luana então relata sua experiência de superação em um momento de crise, e acredita que o vídeo pode ajudar pessoas que estejam passando por problemas semelhantes. “É de extrema importância abordar esse tema. A pandemia agravou a situação de muitas pessoas. A arte tem uma função social e essa foi a minha contribuição como artista”, disse.

O mês de setembro é dedicado à prevenção e conscientização contra o suicídio. A campanha surgiu por conta do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, no dia 10 de setembro, instituído em 2003 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, foi adotada em 2015, idealizada pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com o objetivo de conscientizar e dar visibilidade à causa.

Por Julia Schneider
13/09/2021 10h26