Balé do Teatro Guaíra: uma dança que dura 68 anos

Balé Teatro Guaíra Foto Vitor Dias
Foto: Vitor Dias

Da primeira aula de balé até os corpos artísticos atuais, o Centro Cultural Teatro Guaíra celebra os movimentos corporais há 68 anos. Referência nacional em dança, o Complexo Cultural conta com três corpos dedicados à dança e às pesquisas corporais, incluindo a formação de jovens talentos, o renomado grupo de Balé e até um grupo de bailarinos maduros, movimento inovador na dança brasileira.

Escola

Escola de Dança do Teatro Guaíra em 1957. Foto: Arquivo CCTG.

Escola de Dança do Teatro Guaíra em 1957. Foto: Arquivo CCTG.

O primeiro movimento para se ter um grupo do próprio teatro surgiu nos anos 1950. A Escola de Dança Teatro Guaíra (EDTG) foi fundada em 1956, para formação de bailarinos em danças clássica e contemporânea, que pudessem estruturar um corpo de baile. A primeira coordenação foi da professora Tereza Padron, e a organização do curso pelo professor Aroldo Moraes. Logo depois, Yara de Cunto traz a proposta de uma formação de sete anos de estudo, seguida até hoje. São 110 alunos, atualmente, estudando em uma das poucas escolas de dança de caráter público no país, mantida pelo Governo do Estado.

Escola de Dança do Teatro Guaíra em 1974. Foto: Arquivo CCTG.

Escola de Dança do Teatro Guaíra em 1974. Foto: Arquivo CCTG.

Balé

O Balé Teatro Guaíra é formado anos depois da escola, em 1969. É a terceira companhia de dança mais antiga do Brasil. Entre as mais de 150 coreografias apresentadas, uma deu renome mundial ao grupo: “O Grande Circo Místico”, em 1983. O espetáculo teve composição musical de Chico Buarque e Edu Lobo, com coreografia de Carlos Trincheiras. Foram 200 apresentações, vistas por 200 mil pessoas. Grandes nomes do balé passaram pelo grupo, como Ana Botafogo, que esteve na montagem de 1976 de “Gisele”. Em 1987, Trincheiras coreografou “Lendas das Cataratas do Iguaçu”, apresentado em frente às Cataratas.

Balé O Grande Circo Místico apresentado no Teatro Guaíra em 1983 Foto Arquivo CCTG

Balé O Grande Circo Místico apresentado no Teatro Guaíra em 1983. Foto: Arquivo CCTG.

Hoje, o grupo conta com 30 integrantes, que circulam pelo Brasil e pelo mundo com suas montagens. Recentemente, levaram “Contraponto” para um festival mundial de dança na Dinamarca.

G2

G2 Cia de Dança do Teatro Guaíra Foto Vitor Dias

G2 Cia de Dança do Teatro Guaíra. Foto: Vitor Dias.

O Guaíra ainda conta com um grupo sênior de bailarinos: G2 Companhia de Dança. São bailarinos que fizeram parte de montagens clássicas do balé, que continuam suas pesquisas de corpo e movimento com maturidade artística. Foi criada em 1999 e é a mais antiga companhia sênior e pública no Brasil. O grupo já levou sua proposta inovadora de pesquisa em dança para estados como Ceará e até para a Argentina. Em 2019, fez uma turnê em comemoração aos seus 20 anos, apresentando dois espetáculos do repertório: “La Cena” e “Blow Elliot Benjamin”.

Por Brunow Camman
26/09/2024 12h04

Artigos Relacionados

Da fachada a painéis secretos, artes de Poty Lazzarotto estão presentes no Teatro Guaíra

140 anos do Teatro Guaíra: uma história que começa em outro lugar