Separados por fronteiras e por alguns anos de vida, o compositor alemão Johannes Brahms e o russo Serguei Prokofiev poderão ser ouvidos juntos em Curitiba, no espaço Ave Lola, Ave Lola – Espaço de Criação onde os artistas sonham e trabalham em equipe.

O concerto “Temas: Obras para cordas e sopro” reúne semelhanças entre as composições dos dois autores e expõe o resultado em uma temporada de 14 apresentações no Paraná, finalizando a temporada nos jardins do espaço cultural mais charmoso da cidade. No Ava Lola, o espetáculo será “pague quanto vale”, dando a oportunidade de os presentes fazerem suas ofertas como valor à apresentação.

“Queríamos aproveitar os termos de importância e relevância das músicas e dos participantes do projeto”, explica o clarinetista do projeto Marcelo Oliveira. Para o programa, foram eleitos “Quinteto para clarineta e cordas opus 115“, de Brahms, e “Abertura sobre temas hebreus“, de Prokofiev. As peças estrategicamente se complementam e têm formações quase idênticas, com solos de clarineta, violinos, viola e violoncelo. Ao quinteto de cordas e sopro soma-se um piano na composição do autor russo.

No palco, além de Oliveira, apresentam-se os colegas de Orquestra Sinfônica do Paraná Maria Ester Brandão (primeiro violino), Alexandre Brasolim (segundo violino), Alexandre Razera (viola), e Maria Alice Brandão (violoncelo). Rodrigo Oliveira ao piano completa a formação. “Juntar as duas obras foi natural pela qualidade delas e também pela formação parecida”, acrescenta o clarinetista. A obra de Prokofiev, mais festiva, fecha o programa que inicia em um mergulho de sensações dramáticas e escuras preparadas por Brahms.

O fechamento do ano será feito em grande estilo, amanhã, quarta-feira, 19 de novembro, nos jardins da Ave Lola. Segundo a diretora de criação do Ave Lola, Ana Rosa Tezza, “ter em nossos jardins espetáculos como o Repertório para Cordas e Sopros, é uma honra e certamente contribui para a promoção cultural da cidade. Nosso espaço artístico reúne os inquietos, que se encontram para promover uma mescla de influências e um sopro novo de cultura”, comenta.

Ave Lola recebe apresentação do Repertório para Cordas e Sopro – Serviço

Quando: 19 de novembro (quarta-feira)

Onde: Ave Lola Espaço de Criação (Rua Portugal, 339 – São Francisco)

Horário: 19h

Quanto: “Pague o quanto vale”