Acontece, entre os dias 24 de março e 5 de abril, em diversos espaços culturais, teatros e praças, o Festival de Curitiba 2015. E a Ave Lola Espaço de Criação não poderia ficar de fora dessa. A casa abrirá suas portas com comidinhas e bebidas, no dia 25 de março, às 21h, para receber diversos nomes do cenário artístico brasileiro. A programação, que vai até o dia 5 de abril, faz parte da ‘Mostra Ave Lola’ e contará com uma série de atrações como peças, exposições e intervenções musicais.

No dia 25 de março, data da abertura da ‘Mostra Ave Lola’, será realizado um vernissage da exposição Olhos Atentos Sobre a Cidade, com dez artistas sob curadoria do artista André Coelho. Além disso, ocorrerá a apresentação do quinteto Jazz Cigano, com a participação da cantora Selma Batista. O espaço estará aberto a partir das 21h.

Nos dias, dia 26 e 27 de março, a Ave Lola Espaço de Criação abre suas portas a partir das 14h, com a exposição Olhos Atentos sobre a Cidade, que ficará disponível para visitação até o dia 5 de março. Às 17h, o premiado elenco da Ave Lola, se prepara para entrar em cena com o espetáculo Tchekhov, vencedor do Prêmio Gralha Azul 2014. Baseada no universo da vida de Tchekhov e do fazer teatral da Rússia do sec. XIX a obra pede licença e mescla personagens ficcionais e pessoas da convivência do dramaturgo. Uma aventura emocionante sobre a vida dos artistas dessa Rússia dos sonhos.

Já no sábado e domingo, dias 28 e 29 de março, a exposição Olhos Atentos Sobre a Cidade estará disponível para visitação a partir das 10h. Ainda pela manhã, às 11h, o público infantil poderá viajar através do espetáculo A galinha Pim-Pim. A montagem, realizada pelo Grupo Obragem de Teatro, é um solo para crianças, interpretado pela atriz Olga Nenevê. Com dramaturgia composta pela combinação de narração e ações, a peça apresenta a trajetória da galinha PIM-PIM, para resgatar seu ovo perdido. Nessa aventura, PIM-PIM aprende que o AMOR pode transformar sua vida. A galinha Pim-Pim é a terceira montagem do grupo que fará sua estreia no Festival de Curitiba. Ainda no final de semana, Tchekhov retorna a cena, às 17h.

Dias 30 e 31 de março, a Ave Lola Espaço de Criação mantém a exposição Olhos Atentos Sobre a Cidade, disponível para visitação a partir das 14h, e o infantil A galinha Pim-Pim, que se apresenta às 17h. No dia 1º de abril, a casa abre suas portas e recebe o público para assistir ao espetáculo Dora, às 22h. Inspirado em casos reais de serial killers, combina suspense e humor corrosivo. Dora, uma aspirante a atriz que, ao colocar um anúncio procurando uma inquilina, conhece Abygail, moça recatada que esconde um lado um lado muito sombrio. Neste dia, a exposição Olhos Atentos Sobre a Cidade estará disponível às 14h.

No dia 2 de abril, o espetáculo Tchekhov entra em cena novamente, às 17h, durante a ‘Mostra Ave Lola’. Às 22h, o elenco de Dora mantém sua apresentação no horário das 22h. A exposição Olhos Atentos Sobre a Cidade estará disponível às 14h.

No dia 3 de abril, o espaço contará com o espetáculo Tchekhov, às 17h, abrindo a programação no teatro. Já às 20h, a encenação fica por conta da nova criação da companhia carioca Teatro Inominável, com O Narrador. Por meio do gesto de contar histórias, o dramaturgo e performer, Diogo Liberano narra ao público vivências próprias relacionadas à morte de amigos e parentes. Porém, mais que falar sobre a morte, esta performance busca abrir um olhar renovador sobre a vida. Para finalizar o dia, às 22h, Dora se apresenta novamente para o público. Neste dia, a exposição Olhos Atentos Sobre a Cidade estará disponível às 14h. No dia 4 de abril, a exposição Olhos Atentos Sobre a Cidade fica disponível para visitação a partir das 13h. Tchekhov se apresenta às 15h, O Narrador às 18h e Dora às 22h, encerrando as atrações de sábado.

Domingo, dia 5 de abril, a ‘Mostra Ave Lola’ chega ao fim, junto com o Festival de Curitiba. No último dia de evento, a exposição Olhos Atentos Sobre a Cidade fica disponível para visitação a partir das 13h. Tchekhov se apresenta às 15h e O Narrador às 18h. Para encerrar, o Trio Quintina trará para o show a proposta do seu novo trabalho: uma multiplicidade de sons para além dos cinco instrumentos originais (violão, guitarra, flauta, percussão e voz).

Serviço – Mostra Ave Lola – Festival de Curitiba

Quando: 25 de março a 05 de abril

Onde: Ave Lola Espaço de Criação (Rua Portugal, 339)

Mais informações: (41) 2112-9924

Foto: José Tezza