Aulas gratuitas em Curitiba promovem cultura africana com dança e percussão

Laboratório de Africanidades. Foto: Coletivo Dunyaben.
Foto: Coletivo Dunyaben

Curitiba também tem cultura africana em suas raízes, e um novo curso promove uma maior relação com os povos desse continente. O Ponto de Cultura Coletivo Dunyaben, de Curitiba, promove semanalmente aulas gratuitas de percussão e dança tradicional da Guiné-Conacri. Aberto à comunidade, o projeto “Laboratório de Africanidades Mandengues” tem como objetivo valorizar os ensinamentos de matrizes africana e fortalecer a presença de mestres no Paraná.

A iniciativa leva a coordenação da pesquisadora e multiartista Cila Rocha, com participação do mestre guineano Djanko Camara. A aulas ocorrem nas quartas e quintas-feiras, das 19h às 22h, na Faculdade de Artes do Paraná — UNESPAR, no bairro Cabral.

Aulas

Entre os conteúdos abordados, estão os estudos teóricos e práticos sobre a Guiné-Conacri, país do Oeste Africano com tradição na dança, percussão e oralidade. Segundo Cila, o projeto conta com a participação de mestres africanos, que conduzem experiências culturais por meio de aulas práticas, palestras e encontros imersivos. “Esta presença reafirma a importância de transmitir o conhecimento a partir de quem o carrega em sua vivência e ancestralidade, promovendo uma educação enraizada na justiça epistêmica e na valorização de saberes plurais”, afirma a coordenadora.

Além disso, o laboratório amplia o acesso da população a mestres e referências africanas residentes no Brasil, sensibilizando o público quanto à importância do protagonismo de mestres e artistas africanos em espaços de formação cultural. Assim, promove a cultura africana em Curitiba com ações práticas. 

Serviço – Laboratório de Africanidades Mandengues

Quando: toda quarta e quinta-feira

Onde: Faculdade de Artes do Paraná — UNESPAR (R. dos Funcionários, 1357)

Horário: 19h às 22h

Quanto: aulas gratuitas

Informações: pelo Facebook e Instagram do coletivo. 

Por Yasmin Luz
28/06/2025 08h30

Artigos Relacionados

Teatro virtual amplia público de espetáculos e consumo digital de cultura

Kamasi Washington faz show em Curitiba; venda de ingressos começa hoje (13)