Quem me conhece bem, sabe que eu amo cozinhar. Ok, não precisa me conhecer bem, uma vez que eu já disse aqui 800 vezes e minhas redes sociais exalam comida! Gosto do prazer que o contato com a as panelas e alimentos me proporciona. Adoro, principalmente, ver o rosto das pessoas quando experimentam algo que eu fiz — e fica bom, claro! É incrível como uma boa refeição é capaz de mudar o nosso humor — eu, particularmente, com fome, sou tomada pelo espírito do mau humor! Mas é só colocar na boca algo bem gostoso que pronto, volto ao normal!

Eu aprendi a cozinhar com a minha mãe, mas leio muitos livros de receitas de grandes chefs (indiquei alguns nesta coluna para vocês, lembram?), assisto a todos os programas de culinária na televisão (coitadinho do meu marido que agora tem que assistir comigo) e, sempre que aparece um curso legal, eu procuro fazer.

Esta semana fiz duas aulas no novo Estúdio Bom Gourmet no Pátio Batel. Na primeira aula, com o chef Ivan Lopes do Mukeka Cozinha Brasileira, aprendi a fazer um Pirarucu com cuscuz marroquino. Foi bem interessante anotar algumas dicas para fazer o cuscuz e como temperar o peixe — somente com sal e pimenta fresca. Cuscuz é algo que eu faço, pelo menos, uma vez por semana em casa por ser um acompanhamento versátil e delicioso.

Chef Ivan Lopes ensinando como limpar e preparar Pirarucu

Chef Ivan Lopes ensinando como limpar e preparar Pirarucu

Na segunda aula, com o chef Ivo Lopes, do La Varenne, aprendi um Risoto de gorgonzola e rúcula, com escalopinho de mignon. Descobri que posso usar o arroz carnaroli sem medo (eu só usava o arbóreo) e uma receita de caldo-base que é demais. Sempre tive medo de fazer caldo — por preguiça mesmo —, mas juro que não vou mais usar cubo pronto! O resultado final ficou divino e não vejo a hora de fazer em casa.

Chef Ivo Lopes ensinando o preparo do risoto

Chef Ivo Lopes ensinando o preparo do risoto

Eu postei nas minhas redes sociais as imagens das aulas e vi que MUITA gente comentou ou me chamou inbox perguntando horários, quando teria de volta e onde fazer as aulas. Resolvi, aqui, trazer dicas para você que, assim como eu, quer se aventurar no mundo culinário!

Estúdio Bom Gourmet

As aulas são gratuitas e têm vagas limitadas. A programação toda está no site, bem detalhada, o que é ótimo, e as inscrições podem ser feitas pelo email [email protected]. O Estúdio fica no mezanino do Pátio Batel – um visual incrível do pôr do sol e, na entrada, o wine-bar do La Varenne, com drinks sensacionais exclusivos e vinhos em taça com valor proporcional ao da garrafa (sem aquela taxa extra que normalmente cobram, sabe?). O bar é aberto ao público, não precisa ser aluno! Vale conferir os dois! hehehe

Mais informações: ESTÚDIO BOM GOURMET

Fotos gerais e detalhadas do novo estúdio e cozinha show do Bom Gourmet no Shopping Pátio Batel, que acaba de ser inaugurada. Local Curitiba - PR

Fotos gerais e detalhadas do novo estúdio e cozinha show do Bom Gourmet.

Espaço Gourmet

Já fiz MUITOS cursos lá e sou apaixonada por esse lugar. Entre os vários, fiz um de sushi e sashimi sensacional. Descobri nele que os restaurantes japoneses estão certos por cobrar tão caro, pois a trabalheira é grande! Os cursos no Espaço Gourmet são todos pagos, mas o custo X benefício é bem valioso. E tem aula de tudo: cozinha trivial, risotos, cozinha vegetariana, massas, molhos… Uma infinidade de opções. Além das aulas para leigos, eles também têm curso de formação de chef de cuisine. Completo, com módulos no exterior — um sonho!

Mais informações: ESPAÇO GOURMET

Divulgação

Divulgação

Cinque Gastronomia Inovadora

Eu os sigo no Facebook e confesso que estou tentada a fazer várias aulas por lá. Ouvi a crítica de uma amiga jornalista que adorou o lugar e a didática dos professores. Os preços são bem justos e o lugar nas fotos parece ser hiper caseiro e aconchegante. Tem uma aula bem diferente que vai além da culinária: fotogastronomia. Já pensou fotografar com maestria suas invenções na cozinha? Quero muito!

Mais informações: CINQUE GASTRONOMIA INOVADORA

Divulgação

Divulgação

Centro Europeu

O Centro Europeu vai além. Com uma sede exclusiva para gastronomia, a escola oferece dois cursos profissionalizantes: Chef de Cuisine (bem completo, para quem quer realmente trabalhar na área) e Chef Gourmet (mais curto, para gente como a gente), além de duas especializações bem interessantes: Cozinha molecular e Cuisine Santé (cozinha saudável). Tenho muita vontade de fazer um deles e tenho certeza de que vale o investimento.

Mais informações: CENTRO EUROPEU

Centro Europeu

Centro Europeu

IGA – Instituto Gastronômico das Américas

A IGA está no Brasil inteiro e também tem cursos profissionalizantes, de chef e confeitaria. A infinidade dos cursos rápidos também é um diferencial. A equipe é bem atenciosa, já estive lá e pedi informações por email. Recebi tudo com muita atenção, mas na época os horários eram incompatíveis com os meus.

Mais informações: IGA

curso-de-culinaria-em-arcoverde

Espero que tenha ajudado! Conhece mais algum curso de culinária que eu deixei de citar? Compartilhe aqui conosco! Até a próxima!