Quem me conhece bem, sabe que eu amo cozinhar. Ok, não precisa me conhecer bem, uma vez que eu já disse aqui 800 vezes e minhas redes sociais exalam comida! Gosto do prazer que o contato com a as panelas e alimentos me proporciona. Adoro, principalmente, ver o rosto das pessoas quando experimentam algo que eu fiz — e fica bom, claro! É incrível como uma boa refeição é capaz de mudar o nosso humor — eu, particularmente, com fome, sou tomada pelo espírito do mau humor! Mas é só colocar na boca algo bem gostoso que pronto, volto ao normal!
Eu aprendi a cozinhar com a minha mãe, mas leio muitos livros de receitas de grandes chefs (indiquei alguns nesta coluna para vocês, lembram?), assisto a todos os programas de culinária na televisão (coitadinho do meu marido que agora tem que assistir comigo) e, sempre que aparece um curso legal, eu procuro fazer.
Esta semana fiz duas aulas no novo Estúdio Bom Gourmet no Pátio Batel. Na primeira aula, com o chef Ivan Lopes do Mukeka Cozinha Brasileira, aprendi a fazer um Pirarucu com cuscuz marroquino. Foi bem interessante anotar algumas dicas para fazer o cuscuz e como temperar o peixe — somente com sal e pimenta fresca. Cuscuz é algo que eu faço, pelo menos, uma vez por semana em casa por ser um acompanhamento versátil e delicioso.
Na segunda aula, com o chef Ivo Lopes, do La Varenne, aprendi um Risoto de gorgonzola e rúcula, com escalopinho de mignon. Descobri que posso usar o arroz carnaroli sem medo (eu só usava o arbóreo) e uma receita de caldo-base que é demais. Sempre tive medo de fazer caldo — por preguiça mesmo —, mas juro que não vou mais usar cubo pronto! O resultado final ficou divino e não vejo a hora de fazer em casa.
Eu postei nas minhas redes sociais as imagens das aulas e vi que MUITA gente comentou ou me chamou inbox perguntando horários, quando teria de volta e onde fazer as aulas. Resolvi, aqui, trazer dicas para você que, assim como eu, quer se aventurar no mundo culinário!
Estúdio Bom Gourmet
As aulas são gratuitas e têm vagas limitadas. A programação toda está no site, bem detalhada, o que é ótimo, e as inscrições podem ser feitas pelo email [email protected]. O Estúdio fica no mezanino do Pátio Batel – um visual incrível do pôr do sol e, na entrada, o wine-bar do La Varenne, com drinks sensacionais exclusivos e vinhos em taça com valor proporcional ao da garrafa (sem aquela taxa extra que normalmente cobram, sabe?). O bar é aberto ao público, não precisa ser aluno! Vale conferir os dois! hehehe
Mais informações: ESTÚDIO BOM GOURMET
Espaço Gourmet
Já fiz MUITOS cursos lá e sou apaixonada por esse lugar. Entre os vários, fiz um de sushi e sashimi sensacional. Descobri nele que os restaurantes japoneses estão certos por cobrar tão caro, pois a trabalheira é grande! Os cursos no Espaço Gourmet são todos pagos, mas o custo X benefício é bem valioso. E tem aula de tudo: cozinha trivial, risotos, cozinha vegetariana, massas, molhos… Uma infinidade de opções. Além das aulas para leigos, eles também têm curso de formação de chef de cuisine. Completo, com módulos no exterior — um sonho!
Mais informações: ESPAÇO GOURMET
Cinque Gastronomia Inovadora
Eu os sigo no Facebook e confesso que estou tentada a fazer várias aulas por lá. Ouvi a crítica de uma amiga jornalista que adorou o lugar e a didática dos professores. Os preços são bem justos e o lugar nas fotos parece ser hiper caseiro e aconchegante. Tem uma aula bem diferente que vai além da culinária: fotogastronomia. Já pensou fotografar com maestria suas invenções na cozinha? Quero muito!
Mais informações: CINQUE GASTRONOMIA INOVADORA
Centro Europeu
O Centro Europeu vai além. Com uma sede exclusiva para gastronomia, a escola oferece dois cursos profissionalizantes: Chef de Cuisine (bem completo, para quem quer realmente trabalhar na área) e Chef Gourmet (mais curto, para gente como a gente), além de duas especializações bem interessantes: Cozinha molecular e Cuisine Santé (cozinha saudável). Tenho muita vontade de fazer um deles e tenho certeza de que vale o investimento.
Mais informações: CENTRO EUROPEU
IGA – Instituto Gastronômico das Américas
A IGA está no Brasil inteiro e também tem cursos profissionalizantes, de chef e confeitaria. A infinidade dos cursos rápidos também é um diferencial. A equipe é bem atenciosa, já estive lá e pedi informações por email. Recebi tudo com muita atenção, mas na época os horários eram incompatíveis com os meus.
Mais informações: IGA
Espero que tenha ajudado! Conhece mais algum curso de culinária que eu deixei de citar? Compartilhe aqui conosco! Até a próxima!
Data de Lançamento: 15 de agosto
Princesa Adormecida é um longa dirigido por Claudio Boeckel e trata-se da segunda adaptação dos livros Princesas Modernas, de Paula Pimenta (Cinderela Pop). A trama irá conta sobre Rosa (Pietra Quintela), uma adolescente, que assim como qualquer outra, sonha em ter a sua liberdade e independência. No entanto, essa conquista fica sendo apenas um sonho, uma vez que seus três tios que a criaram como uma filha, Florindo (Aramis Trindade), Fausto (Claudio Mendes) e Petrônio (René Stern), superprotegem a menina a todo custo, não permitindo que ela viva as experiências que a adolescência traz. Quando Rosa completa seus 15 anos, ela descobre que o mundo ao qual ela pertence, na verdade é um sonho, e o mundo com o qual ela sonhava, é a sua verdadeira realidade. Rosa é uma princesa de um país distante e, por isso, sua vida pode estar em perigo. Rosa é mais que uma simples jovem que vai à escola e se diverte com sua melhor amiga e troca mensagens com o seu crush. Um mistério do passado volta à tona e uma vilã vingativa coloca sua vida em perigo.
Data de Lançamento: 15 de agosto
Dirigido por Fede Álvarez, Alien: Romulus é um thriller de ficção científica que retorna às raízes da franquia de sucesso Alien, o 8º Passageiro (1979). Ambientado entre os eventos do filme de 1979 e Aliens, O Resgate (1986), a trama acompanha um grupo de jovens colonizadores espaciais que se aventuram nas profundezas de uma estação espacial abandonada. Lá, eles descobrem uma forma de vida aterrorizante, forçando-os a lutar desesperadamente por sua sobrevivência. O elenco inclui Cailee Spaeny, David Jonsson, Archie Renaux e Isabela Merced. A produção é assinada por Ridley Scott, enquanto o roteiro é de autoria do próprio Álvarez, baseado nos personagens criados por Dan O’Bannon e Ronald Shusett. Com essa nova abordagem, o filme busca resgatar a atmosfera claustrofóbica e o terror psicológico que consagraram a franquia, prometendo agradar tanto aos fãs antigos quanto aos novos espectadores.
Data de Lançamento: 15 de agosto
Meu Filho, Nosso Mundo, longa dramático do renomado diretor Tony Goldwyn, irá acompanhar o comediante de stand-up, com casamento e carreira falidos, Max Bernal (Bobby Cannavale) e por conta dessas complicações da sua vida, ele convive com o seu pai, Stan (Robert De Niro). Max têm um filho de 11 anos, chamado Ezra (William A. Fitzgerald), junto com a sua ex-esposa, Jenna (Rose Byrne), com quem vive brigando sobre a melhor maneira de criar o menino, uma vez que o mesmo é diagnosticado com o espectro autista. Cansado de ser forçado a confrontar decisões difíceis sobre o futuro do filho e decidido a mudar o rumo do jogo, Max parte com Ezra em uma viagem de carro cross-country para encontrar um lugar onde possam ser felizes, algo que resulta em um impacto transcendente em suas vidas e na relação íntima de pai e filho.
Data de Lançamento: 15 de agosto
Protagonizado por Haley Bennett e dirigido por Thomas Napper, o A Viúva Clicquot apresenta a história de Barbe-Nicole Ponsardin – uma viúva de 27 anos que depois da morte prematura do marido – desrespeita as convenções legais e assume os negócios de vinho que mantinham juntos. Sem apoio, ela passa a conduzir a empresa e a tomar decisões políticas e financeiras desafiando todos os críticos da época ao mesmo tempo em que revolucionava a indústria de Champagne ao se tornar uma das primeiras empresárias do ramo no mundo. Hoje, a marca Veuve Clicquot é uma das mais reconhecidas e premiadas do setor e sua ousadia já a sustenta por 250 anos de história.