No dia 09 de agosto de 2016, o psiquiatra, pesquisador e escritor Augusto Cury trouxe para Curitiba um pouco mais de consciência. Em sua palestra abordou temas importantíssimos como saúde mental e qualidade de vida. E nos fez refletir sobre nosso estilo de vida e perceber que vida saudável é uma questão de escolha.

“Ansiedade: como enfrentar o mal do século – A Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA)”, é um dos seus livros mais lidos e recomendados. Para divulgar mais esse tema, Augusto Cury que estuda o cérebro humano há mais de 30 anos, abordou principalmente a dificuldade das pessoas em gerir a própria emoção para assim resgatar a qualidade de vida.

Ele fala que todos nós precisamos desenvolver consciência e inteligência emocional para termos relacionamentos saudáveis e uma vida mais consciente, e não viver no automático à base de medicamentos para nos deixar menos tristes e ansiosos.

O Ser humano é o único Ser que pensa e tem consciência de que pensa, por isso podemos fazer muitas coisas incríveis, mas transformamos isso em terror, consumimos sem consciência e trabalhamos muito para pagar o que consumimos. Não temos mais tempo para o que realmente é importante.

É preciso refletir sobre nossas atitudes, desenvolver o hábito da auto observação, enfrentar nossos medos e parar de reagir sem consciência à tudo de ruim que presenciamos.

Mesmo com tantas facilidades da modernidade, com tanta informação rápida e com tanto conteúdo gratuito, essa geração é a mais triste que já existiu. Quanto mais a medicina avança, mais as pessoas ficam doentes. Metade da população mundial sofre de algum transtorno psiquiátrico e isso é muito preocupante.

A ansiedade , junto com a depressão, tornou-se o mal do século. Mas o que as pessoas não percebem é que a falta de cuidado com a própria realidade e a falta de consciência é que causam essa enorme insatisfação com a própria vida, e isso não é depressão, isso é ficar triste com a própria vida porque não fez nada para melhorar.

E o que fazer para melhorar? Ter consciência!

Pensar sem gerenciamento é ser carrasco de si mesmo. É preciso pensar com consciência e gerenciamento, escolher no que pensar, decidir quanto tempo ainda mais ficará remoendo um assunto desagradável.

Nós somos capazes de controlar nossos pensamentos! Se estiver difícil sozinho, psicólogos trabalham para isso, ajudam você a gerenciar sua vida.

Durante a palestra, Cury percebeu que 80% da platéia, apresentavam sintomas de ansiedade. E, segundo ele, a Síndrome do Pensamento Acelerado (ansiedade) afeta também crianças e idosos. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 80% das pessoas, de todas as idades, sofrem com a ansiedade.

É preciso ter consciência, prestar atenção no próprio corpo para prevenir a doença. Precisamos questionar a forma que pensamos, porque sentimos algo, e o que queremos para o futuro.

As pessoas devem parar de ser conformistas e vítimas. Nós somos responsáveis por tudo o que nos acontece e temos poder de mudar nossa realidade.

Quem vence sem riscos, triunfa sem glórias (Augusto Cury)

Augusto Cury explicou como funciona a mente humana, falou sobre o mecanismo que nos faz reagir á determinados eventos. Falou também sobre janelas traumáticas e gatilhos de memórias. E ainda nos ensinou a confrontar e questionar nossos medos e reações emocionais. Didaticamente ensinou o que fazer para que as pessoas desenvolvam a capacidade de desacelerar seu pensamento, gerir suas emoções de maneira ativa e ter mais qualidade de vida.

Para viver uma vida saudável sem ansiedade é preciso ter autoconhecimento. Saber que a personalidade pode ser modificada, mas não pela intensão apenas. Temos janelas de memórias que podem ter conteúdos bons ou ruins. Mudamos nossa personalidade quando mudamos a base dessas janelas. Através de leituras como essa podemos aprender a mudar nossa realidade, ou então podemos contratar o serviço de um Psicólogo.