A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 21 a 24 de maio, o espetáculo Palavra de Ator, com o francês Maurice Durozier. O ator e diretor, que há mais de 30 anos faz parte do conceituado grupo europeu Théâtre du Soleil, conduz o público em um passeio pelo universo do teatro através dos relatos que narra no palco.

Em cena, Durozier é acompanhado pela atriz Aline Borsari, também integrante do Théâtre du Soleil. Os dois abrem caminho para visitar o outro lado da cortina, em uma viagem pela alma do ator, suas sensações, convicções, interrogações e contradições. Com linguagem leve e senso de humor afiado, a dupla busca proporcionar um passeio por um universo onde homem e personagem se encontram.

A encenação é baseada no livro Palavra de Ator (2011), escrito pelo próprio Durozier, e pode ser definida como um espetáculo-conferência. A narrativa é acionada pelas perguntas da atriz que o acompanha e passa pelas experiências do ator desde a adolescência até a fase madura. Com apenas duas cadeiras, uma mesa e duas estantes de partitura como cenário, além de uma luz básica, a palavra é a grande protagonista da peça, que já passou pelo Uruguai, Argentina, Paraguai, Chile, Espanha, Índia, Coreia do Sul e França, além do Brasil.

Antes de cada apresentação, é servido ao público um tchai, bebida indiana com especiarias que tem como uma das principais propriedades despertar os sentidos da plateia. O preparo é feito por Durozier antes de subir ao palco.

Além do espetáculo, o ator também ministrará a oficina As Emoções do Ator, de 19 a 22 de maio, na CAIXA Cultural Curitiba. Com exercícios e jogos teatrais, os encontros propõem que os participantes explorem o universo das emoções em busca da verdade em cena. Os trabalhos incluem teatro e dança indiana, textos de Shakespeare, métodos de trabalho do Théâtre du Soleil e improvisação.

SERVIÇO – PEÇA PALAVRA DE ATOR

Data: 21 a 24 de maio (quinta-feira a domingo)

Onde: CAIXA Cultural Curitiba (Rua Conselheiro Laurindo, 280)

Horário: quinta-feira a sábado às 20h e domingo às 19h

Ingressos: vendas a partir de 16 de maio (sábado), às 12h, no local

Quanto: R$ 20 e R$ 10

SERVIÇO – OFICINA: AS EMOÇÕES DO ATOR

Data: 19 a 22 de maio (terça a sexta-feira)

Onde: CAIXA Cultural Curitiba (Rua Conselheiro Laurindo, 280)

Horário: terça e quarta-feira, das 13h às 20h. Quinta e sexta-feira, das 13h às 17h

Ingressos: partir de 04 de maio pelo e-mail [email protected] O e-mail de inscrição deve apresentar breve currículo do candidato – Vagas Limitadas

Quanto: gratuita

Informações: (41) 2118-5111