A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 21 a 24 de maio, o espetáculo Palavra de Ator, com o francês Maurice Durozier. O ator e diretor, que há mais de 30 anos faz parte do conceituado grupo europeu Théâtre du Soleil, conduz o público em um passeio pelo universo do teatro através dos relatos que narra no palco.
Em cena, Durozier é acompanhado pela atriz Aline Borsari, também integrante do Théâtre du Soleil. Os dois abrem caminho para visitar o outro lado da cortina, em uma viagem pela alma do ator, suas sensações, convicções, interrogações e contradições. Com linguagem leve e senso de humor afiado, a dupla busca proporcionar um passeio por um universo onde homem e personagem se encontram.
A encenação é baseada no livro Palavra de Ator (2011), escrito pelo próprio Durozier, e pode ser definida como um espetáculo-conferência. A narrativa é acionada pelas perguntas da atriz que o acompanha e passa pelas experiências do ator desde a adolescência até a fase madura. Com apenas duas cadeiras, uma mesa e duas estantes de partitura como cenário, além de uma luz básica, a palavra é a grande protagonista da peça, que já passou pelo Uruguai, Argentina, Paraguai, Chile, Espanha, Índia, Coreia do Sul e França, além do Brasil.
Antes de cada apresentação, é servido ao público um tchai, bebida indiana com especiarias que tem como uma das principais propriedades despertar os sentidos da plateia. O preparo é feito por Durozier antes de subir ao palco.
Além do espetáculo, o ator também ministrará a oficina As Emoções do Ator, de 19 a 22 de maio, na CAIXA Cultural Curitiba. Com exercícios e jogos teatrais, os encontros propõem que os participantes explorem o universo das emoções em busca da verdade em cena. Os trabalhos incluem teatro e dança indiana, textos de Shakespeare, métodos de trabalho do Théâtre du Soleil e improvisação.
Data: 21 a 24 de maio (quinta-feira a domingo)
Onde: CAIXA Cultural Curitiba (Rua Conselheiro Laurindo, 280)
Horário: quinta-feira a sábado às 20h e domingo às 19h
Ingressos: vendas a partir de 16 de maio (sábado), às 12h, no local
Quanto: R$ 20 e R$ 10
Data: 19 a 22 de maio (terça a sexta-feira)
Onde: CAIXA Cultural Curitiba (Rua Conselheiro Laurindo, 280)
Horário: terça e quarta-feira, das 13h às 20h. Quinta e sexta-feira, das 13h às 17h
Ingressos: partir de 04 de maio pelo e-mail [email protected]. O e-mail de inscrição deve apresentar breve currículo do candidato – Vagas Limitadas
Quanto: gratuita
Informações: (41) 2118-5111
Data de Lançamento: 02 de janeiro
O ano é 1978 e o Camboja, que foi renomeado como Kampuchea Democrático, está sob o domínio de Pol Pot e do seu Khmer Rouge há três anos. O país está economicamente devastado e quase 2 milhões de cambojanos morreram durante um genocídio ainda não declarado. Três franceses aceitaram o convite do regime na esperança de conseguir uma entrevista exclusiva com Pol Pot – um repórter que conhece o país, um fotojornalista e um intelectual que se sente próximo da ideologia revolucionária. Mas à medida que descobrem uma realidade diferente por trás da propaganda e recebem tratamento especial por parte do regime, todas as suas convicções são gradualmente viradas de cabeça para baixo.
Data de Lançamento: 02 de janeiro
Uma nova adaptação do clássico do terror, Nosferatu é um conto gótico sobre a obsessão de um terrível vampiro por uma mulher assombrada. A história se passa nos anos de 1800 na Alemanha e acompanha o rico e misterioso Conde Orlok (Bill Skarsgård) na busca por um novo lar. O vendedor de imóveis Thomas Hutter (Nicholas Hoult) fica responsável por conduzir os negócios de Orlok e, então, viaja para as montanhas da Transilvânia para prosseguir com as burocracias da nova propriedade do nobre. O que Thomas não esperava era encontrar o mal encarnado. Todos ao seu redor lhe indicam abandonar suas viagens, enquanto, longe dali, Ellen (Lily-Rose Depp) é continuamente perturbada por sonhos assustadores que se conectam com o suposto homem que Thomas encontrará e que vive sozinho num castelo em ruínas nos Cárpatos. A estranha relação entre Ellen e a criatura a fará sucumbir a algo sombrio e tenebroso?