Uma história é tão boa quanto a forma em que é contada. Por mais que o trabalho de Martin Scorsese seja singular em Assassinos da Lua das Flores, não dá para ignorar a falta de compasso na produção. O filme pode e deve ser visto, mas as três horas de filme o afastam de ser uma experiência agradável.
Em Assassinos da Lua das Flores somos apresentados ao massacre silencioso e real dos Osage, povo indígena que enriqueceu no começo do século XX ao descobrir petróleo em suas terras. O filme é uma adaptação do livro de mesmo nome, que investiga os assassinatos e o nascimento do FBI, além de tirar inspirações do livro “A Pipe for February”, de Charles Red Corn.
O cineasta, ao beber das duas fontes, torna o que seria facilmente mais um longa com propaganda às agências de investigação americanas em uma visceral história sobre família, cultura e ganância. E não se engane, mesmo no cartaz as cabeças flutuantes sejam de dois atores oscarizados, a trama está longe de ser sobre eles.
Foto: Apple TV+/Paramount Pictures
O filme traz um paralelo interessante entre o progresso do romance entre Mollie Brown e Ernest Buckhart – Lily Gladstone e Leonardo DiCaprio – e os assassinatos dos indígenas. Por mais que tudo pareça bem na casa e na família dos Buckhart, Scorsese faz questão de nos lembrar que na verdade o filme é sobre uma tragédia.
O roteiro é cruel e as performances são o trabalho de uma vida toda. Roberto de Niro é assustador, DiCaprio se torna esgueiro e Lily Gladstone é a personificação do terror. Os atores fazem jus à tragédia respeitando-a e contando sua verdade da melhor maneira possível.
Assassinos da Lua das Flores também redireciona também o gênero em foco. Por mais que os homens levem o enredo de um lado para o outro, é a dor das mulheres vítimas de uma ação predatória que seguram o espectador no assento e permanecem em seus pensamentos muito depois da rolagem de créditos.
Porém, parte da crueldade parece morar no tempo que Scorsese leva para descrever a memória. Talvez seja porque ele não acredite que o filme tenha que ser agradável de assistir, apenas que seja assistido. Tudo funciona para o bem da trama, mas é inevitável conferir o relógio durante a sessão e não se frustrar com o tempo que ainda resta de filme.
Data de Lançamento: 23 de novembro de 2023
Na nova sequência de Casamento Grego, a família Portokalos embarca em mais uma aventura rumo à Grécia, desta vez para conhecer as origens do patriarca Gus Portokalos (Michael Constantine). Em Casamento Grego 3, Toula (Nia Vardalos) e Ian (John Corbett) viajam à Grécia para a reunião de família, realizando o último desejo do pai da protagonista, falecido. O desejo do patriarca era de que todos da família visitassem o vilarejo grego onde ele nasceu e cresceu. E esse encontro entre os membros da família Portokalos na Grécia, promete uma viagem hilária e emocionante, cheia de amor, reviravoltas e boas lembranças.
Data de Lançamento: 23 de novembro de 2023
Não Tem Volta é uma comédia de ação nacional dirigida por César Rodrigues (Modo Avião, Vai que Cola: O Filme), que conta a história de Henrique (Rafael Infante), um homem que, depois de perder um grande amor, acaba decidindo contratar uma empresa de matadores de aluguel para tirar sua própria vida e acabar com seu sofrimento. Depois de contratado, não há nenhuma maneira de voltar atrás com o serviço – além disso, ele não conhece a identidade do assassino. Porém, os planos de Henrique mudam subitamente quando Gabriela (Manu Gavassi), uma antiga paixão, retorna à sua vida buscando reatar o relacionamento.
Data de Lançamento: 23 de novembro de 2023
Em Meu Novo Brinquedo, Samy vive feliz nos conjuntos habitacionais, ao lado dos amigos de infância e da esposa Jihane, que espera o primeiro filho. Para suprir as necessidades de sua futura família, ele consegue um emprego como vigia noturno em uma loja de luxo. Philippe Etienne é o homem mais rico da França. Frio, insensível, desde que a esposa morreu, há um ano, ele se dedicou inteiramente ao seu negócio. Alexandre – seu único filho e herdeiro de toda a fortuna de Etienne – mantém o pai à distância, buscando refúgio no mundo solitário de criança mimada. Para seu aniversário, Philippe abre o departamento de brinquedos da loja onde Samy trabalha e diz a Alexandre que ele pode levar o que quiser. Alexandre escolhe Samy. Inspirado no clássico cult de 1976 de Francis Veber, Le jouet.
Data de Lançamento: 23 de novembro de 2023
Culpa e Desejo é um filme franco-norueguês dirigido por Catherine Breillat (Para Minha Irmã, Anatomia do Inferno) que acompanha a história de Anne (Léa Drucker), uma brilhante e respeitada advogada que vive com seu marido Pierre (Olivier Rabourdin) e as filhas do casal. Inesperada e gradualmente, a vida de Anne começa a mudar quando ela conhece o jovem Théo (Samuel Kircher), filho de um relacionamento passado de Pierre. Os dois acabam embarcando em um arriscado jogo de sedução, que resulta rapidamente em uma relação apaixonada – mas isso pode colocar a carreira de Anne e sua vida familiar em perigo.
Data de Lançamento: 23 de novembro de 2023
Dirigido por Ridley Scott, o filme é um olhar original e pessoal sobre as origens de Napoleão Bonaparte (Joaquin Phoenix) e sua rápida e implacável ascensão a imperador, visto através do prisma de seu relacionamento visceral e muitas vezes volátil com sua esposa e verdadeiro amor, Josephine (Vanessa Kirby). Era no calor da batalha que a mente talentosa de Napoleão como estrategista militar brilhava mais e ao mesmo tempo ele travava uma outra guerra: uma cruzada romântica com sua esposa adúltera.
Vindo do nada, como um oficial de artilharia do exército francês, o longa retrata sua jornada, até ser derrotado e exilado na ilha de Santa Helena. Conquistando o mundo para tentar conquistar o amor dela, suas táticas lhe renderam uma forte reputação e foi preciso sete coalizões de potências diferentes para derrotá-lo. No entanto, quando não consegue conquistar seu amor, ele tenta destruí-la – e destrói a si mesmo no processo.