Assassinos da Lua das Flores deve ser visto, mas não vai ser agradável

Foto: Apple TV+/Paramount Pictures

Uma história é tão boa quanto a forma em que é contada. Por mais que o trabalho de Martin Scorsese seja singular em Assassinos da Lua das Flores, não dá para ignorar a falta de compasso na produção. O filme pode e deve ser visto, mas as três horas de filme o afastam de ser uma experiência agradável.

Em Assassinos da Lua das Flores somos apresentados ao massacre silencioso e real dos Osage, povo indígena que enriqueceu no começo do século XX ao descobrir petróleo em suas terras. O filme é uma adaptação do livro de mesmo nome, que investiga os assassinatos e o nascimento do FBI, além de tirar inspirações do livro “A Pipe for February”, de Charles Red Corn.

O cineasta, ao beber das duas fontes, torna o que seria facilmente mais um longa com propaganda às agências de investigação americanas em uma visceral história sobre família, cultura e ganância. E não se engane, mesmo no cartaz as cabeças flutuantes sejam de dois atores oscarizados, a trama está longe de ser sobre eles.

Assassinos da Lua das Flores : Fotos Leonardo DiCaprio, Lily Gladstone

Foto: Apple TV+/Paramount Pictures

O filme traz um paralelo interessante entre o progresso do romance entre Mollie Brown e Ernest Buckhart – Lily Gladstone e Leonardo DiCaprio – e os assassinatos dos indígenas. Por mais que tudo pareça bem na casa e na família dos Buckhart, Scorsese faz questão de nos lembrar que na verdade o filme é sobre uma tragédia.

O roteiro é cruel e as performances são o trabalho de uma vida toda. Roberto de Niro é assustador, DiCaprio se torna esgueiro e Lily Gladstone é a personificação do terror. Os atores fazem jus à tragédia respeitando-a e contando sua verdade da melhor maneira possível.

Assassinos da Lua das Flores também redireciona também o gênero em foco. Por mais que os homens levem o enredo de um lado para o outro, é a dor das mulheres vítimas de uma ação predatória que seguram o espectador no assento e permanecem em seus pensamentos muito depois da rolagem de créditos.

Assassinos da Lua das Flores : Fotos Lily Gladstone, Cara Jade Myers, Janae Collins, Jillian Dion

Porém, parte da crueldade parece morar no tempo que Scorsese leva para descrever a memória. Talvez seja porque ele não acredite que o filme tenha que ser agradável de assistir, apenas que seja assistido. Tudo funciona para o bem da trama, mas é inevitável conferir o relógio durante a sessão e não se frustrar com o tempo que ainda resta de filme.

Por Deyse Carvalho
18/10/2023 12h43

Artigos Relacionados

Rede de cinemas promove festival de filmes de terror

Trolls 3 prova que é preciso saber a hora de parar