
O mercado de trabalho tem passado por mudanças cada vez mais intensas – e rápidas. O aumento da digitalização deve provocar uma maior rotatividade nas profissões. Segundo o relatório The Future of Jobs, divulgado no ano passado pelo Fórum Econômico Mundial, é esperado que, até 2027, 69 milhões de novos empregos sejam criados, e 83 milhões sejam eliminados.
Esse panorama se torna essencial de ser compreendido, especialmente por quem estará à frente dessas mudanças. Pessoas que farão vestibular hoje precisam pensar também no futuro de suas profissões, e quais as mais adequadas dentro de seus interesses para se preparar para essas intensas alterações do mercado.
Uma das áreas que apresenta maior e mais acelerado crescimento é o da tecnologia. A amplitude de opções é refletida pela forma como a sociedade tem lidado com os rápidos avanços na área. Análise e desenvolvimento de sistemas, Engenharia de software e Segurança da informação estão entre os assuntos mais em alta, pois mantém relação com assuntos atuais como big data e inteligência artificial (IA). A especialização nessas áreas com cursos ligados diretamente ao tema, assim como pós-graduações, está entre as indicações.
“O profissional pode adotar essas estratégias que envolvem educação formal, aprendizado contínuo e experiência prática. Além, é claro, de certificações profissionais e cursos de extensão”, comenta Fernanda Dequech, coordenadora adjunta dos Cursos de Tecnologia do Centro Universitário UniOpet. “As possibilidades de mercado para essas profissões estão em crescimento constante, impulsionadas pela transformação digital das empresas, alta demanda global em empresas de todos os portes, de startups a grandes corporações, precisam de desenvolvedores para criar e manter sistemas. Profissionais com habilidades em desenvolvimento full stack, mobile e em nuvem encontram grandes oportunidades”.
Acompanhando as rápidas mudanças tecnológicas, as leis também precisam ser atualizadas. O entendimento legal de questões trabalhistas, por exemplo, precisa acompanhar as mudanças do mercado. “A evolução das relações de trabalho num mundo cada vez mais voltado para a tecnologia e o surgimento de novas profissões, certamente impactou muito na forma como o direito do trabalho de hoje deve ser aplicado”, explica Madelon Ravazzi Heylmann, professora de Direito e Processo do Trabalho do UniOpet. Assuntos como contratos, formatos de trabalho e flexibilização estão em alta. “Com a informatização e o maior acesso às informações, o trabalhador possui uma gama maior de material técnico e liberdade tanto para desenvolver seu trabalho e o empregador possui mais meios para exercer o controle”, diz.
Em sala de aula, o professor já estimula os alunos à análise de situações possíveis ligadas à reformas trabalhistas: “O tema é bastante atual e situações práticas sempre são expostas aos alunos em sala de aula, com a promoção de debates e análises de decisões, trazendo o que tem de mais moderno no direito do trabalho, estimulando o estudo e atualização, dando ênfase a importância desse ramo do direito e suas peculiaridades, considerando o contexto econômico atual, sem esquecer da sua finalidade social e garantia dos direitos fundamentais”.
A tecnologia também chegou nos ramos de saúde, com aparelhos cada vez mais precisos e inovadores para identificação e tratamento de doenças. Com as expectativas de vida cada vez mais longas, há toda uma preocupação de ter um profissional mais atento às mudanças, preparado desde a formação. “A incorporação de tecnologias de ponta no currículo acadêmico não só enriquece o processo de aprendizagem, mas também garante que os alunos estejam prontos para enfrentar os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais digital e interconectado”, conta Mariana Ribeiro, coordenadora dos cursos de Fisioterapia e Biomedicina do UniOpet.
Não só as tecnologias de identificação de doenças avançam, mas também de planejamentos e otimização de áreas como Nutrição. “Ferramentas digitais para avaliação nutricional e softwares de planejamento de dietas permitem aos nutricionistas oferecer orientações mais precisas e personalizadas, adaptadas às necessidades individuais de cada paciente. Na Educação Física, tecnologias de avaliação cinemática e softwares de análise de desempenho físico possibilitam um acompanhamento detalhado do progresso dos alunos, contribuindo para a elaboração de programas de treinamento mais eficazes e personalizados”, realça a profissional.
A inovação é um dos conceitos mais valorizados no profissional do futuro, e isso também passa pela comunicação. O impulso da inteligência artificial tem grande impacto nos profissionais de hoje, e será cada vez maior. “O mercado busca habilidades analíticas, adaptabilidade e criatividade para desenvolver estratégias autênticas e impactantes”, destaca Guilherme Barbosa, head de Marketing e Inovação do UniOpet.
O domínio de ferramentas e performance, SEO, CRM e automação é cada vez mais valorizado. O ensino dessa profissão, hoje, já visa esse profissional do futuro, Barbosa finaliza: “Ensinar marketing hoje é forjar mentes estratégicas, que dominem a construção de marca e o branding, capazes de transformar dados e tecnologias em conexões reais e resultados mensuráveis entre marcas e pessoas”.
UniOpet Rebouças: Av. Getúlio Vargas, 892. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, sábados, das 8h às 12h.
UniOpet Centro Cívico: R. Nilo Peçanha, 1501. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, sábados, das 8h às 12h.
Para mais informações sobre o UniOpet, acesse o site www.vestibularuniopet.com.br.

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.