As melhores cachoeiras no litoral do Paraná para se refrescar no verão

Salto dos Macacos. Foto: Leandro Alves Nascimento/IAT.
Foto: Leandro Alves Nascimento/IAT

O Paraná tem destinos encantadores para curtir o verão, em especial quem busca entrar em contato com a natureza. As cachoeiras são uma atração à parte, com muitas delas em cidades do litoral. Quem deseja sair um pouco da areia para colocar o pé nas trilhas e chegar a quedas d’água, tem ótimas opções. Confira as indicações do Curitiba Cult com o Verão Maior Paraná, programação gratuita organizada pelo Governo do estado para aproveitar a temporada.

Salto dos Macacos

Dentro do Parque Estadual Pico do Marumbi, está o Salto dos Macacos. Para chegar ao espaço, as trilhas são mais íngremes, o ideal é ter um pouco de experiência em caminhadas de ecoturismo. A cachoeira fica aos pés da Serra da Farinha Seca, com aproximadamente 40 metros de altura. Devido aos penhascos naturais, deve-se manter a atenção durante o passeio. Não se deve aproximar dos limites dos penhascos.

Por serem trilhas longas, o acesso ao parque encerra cedo, às 9 horas. A região tem diversos animais, especialmente no verão, que podem aparecer nas trilhas, então é aconselhável usar calças ou perneiras no circuito.

Reserva Natural Salto Morato

Esta reserva fica em Guaraqueçaba e é um espaço de preservação. A trilha de acesso exige pouco esforço físico. Salto Morato tem cerca de 100 metros de altura, passando por uma piscina natural com água cristalina, livre para banho. Esse passeio tem ingressos pagos, que podem ser conferidos no site da Reserva Natural.

Salto do Sagrado

Morretes abriga o Salto do Sagrado, que pode ser acessado a partir da Estrada das Canavieiras, no km 6. A cachoeira tem mais de 30 metros de altura e pode ser alcançada a partir de uma trilha de nível fácil. A trilha é mantida pelos donos do terreno e tem taxa de entrada.

Salto do Tigre

Já em Matinhos, o Salto do Tigre tem três quedas do Rio Cachoeirinha. Para chegar, o público vem pela PR-508 no km 21, na estrada conhecida como Alexandra-Matinhos. Depois, segue por uma trilha mais extensa até o local. Não se tem infraestrutura no local, o que torna a aventura aconselhável mais para pessoas experientes. 

Cachoeira do Quintilha

No Parque Nacional Saint Hillaire, próximo ao Salto do Tigre, está a Cachoeira do Quintilha. O acesso é mais fácil do que a queda vizinha, com acesso mais fácil a partir de Matinhos. O endereço do parque é Av. Maringá, 499. O espaço cobra valor de entrada para acesso. A cachoeira tem uma queda de 40 metros de altura e faz parte do bioma da Mata Atlântica. 

Cachoeira do Jajá

Morretes abriga também a Cachoeira do Jajá, um espaço de fácil acesso com três quedas. Sua localização é muito próxima da BR-277, no km 35, então a trilha até a cachoeira é curta e fácil. A entrada no local é paga, e pode-se alugar churrasqueiras na área de lazer, que tem estacionamento. 

Dicas importantes

Nas Unidades de Conservação do Estado do Paraná, onde estão localizadas várias dessas cachoeiras, há diversas regras de uso e convivência. É proibido o consumo de bebidas alcoólicas, assim como deixar lixo nos locais. Não é permitido o uso de churrasqueiras ou qualquer ação que possa causar incêndios, nem o porte de armas de fogo ou mesmo facas. O acampamento é permitido apenas nos locais indicados pela Chefia da Unidade de Conservação – que pode ser conferida no site do Instituto Água e Terra

Por serem espaços na natureza, é aconselhável uso de protetor solar e repelente. Roupas confortáveis ajudam na caminhada até as águas. Lembre de levar água para se manter hidratado e também comida. Animais domésticos não são permitidos, e é proibido o uso de aparelho de som que possam afetar os animais silvestres. Mantenha-se nas trilhas indicadas e não leve para casa nenhum tipo de flora ou fauna – incluindo a proibição à pesca. 

Verão Maior Paraná

O Governo do Paraná promove ações gratuitas a toda a população no Verão Maior Paraná. De dezembro de 2024 a fevereiro de 2025, são centenas de atividades nas praias e cidades do litoral do estado e arredores. Oficinas criativas, brincadeiras, exposições, arte, ações lúdicas e de conscientização ambiental e de saúde fazem parte da agenda, que tem ainda muito esporte e shows com nomes locais e nacionais dos mais diferentes estilos. Informações sobre o Verão Maior Paraná disponíveis no site oficial.

Por Brunow Camman
31/01/2025 11h00

Artigos Relacionados

Trilhas para você fazer no litoral e aproveitar o Verão Maior Paraná