Você já reparou como toda jornada de sucesso e prosperidade sempre esta vinculada a regras e normas que a precedem? E que as grandes conquistas sempre são permeadas por muita disciplina, determinação e sacrifícios? Para cada batalha, a sua vitória! E para a conquista da Felicidade o caminho não será diferente…

Para o alemão Bert Hellinger, teólogo, terapeuta e criador do método das Constelações Familiares, estudou a analisou durante mais de 60 anos o comportamento humano em busca da cura para os sintomas da Alma, e concluiu que o encontro com a Felicidade é sempre um processo lento e gradativo de autocura e de cura de suas memórias e traumas pessoais e transgeracionais. Esse processo envolve, resumidamente,  conhecer, praticar e respeitar as 3 regras fundamentais do Amor: O Pertencimento, A Hierarquia e a Compensação.

Segundo a Lei do Pertencimento, todos nós temos o direito a pertencer. Pertencer consciente, sistemática e aceito em nossas famílias, trabalho e comunidade. Quando somos excluídos, negados e não vistos, por conseqüência, não pertencemos, e o não pertencer leva ao esquecimento, a dor e ao sofrimento. Quando estou excluído não sou amado, portanto não consigo ser Feliz, certo?

A próxima Lei é a da Hierarquia. Quem chega primeiro, senta próximo a janela, não é este o ditado popular? E este ditado nos mostra que aqueles que chegaram, nasceram antes de nós já viveram mais e possuem maiores experiências e vivências, carregam maior conhecimento e sabedoria. Entre eles podemos citar nossos irmãos mais velhos, pais e todos os nossos antepassados. A história é maior neles, e, portanto estes devem ser respeitados e honrados. Sem honrar e sem ser grato a minha História e aqueles que fizeram a Vida chegar até mim, não posso Ser feliz. A ingratidão não é uma Virtude.

E por fim a Lei da Compensação. Segundo esta lei é necessário que haja um equilíbrio entre o Dar e o Receber. Quem muito recebe e pouco oferece se sente em dívida e vai embora, por não conseguir alcançar o nível de quem oferece tanto. Assim como a ação do Dar, é necessário também o retorno, a compensação do Receber, pois assim todos se sentem agraciados e por conseqüência: em equilíbrio e Felizes!

Conhecer estas Leis pode ajudar a melhorar a sua vida e restabelecer a paz e a alegria no seu Sistema Familiar. Vale a pena refletir e pesquisar um pouco mais sobre estes princípios, que afinal de contas, não me parecem tão difíceis assim de serem aplicados, você não acha? Como sugestão, que tal aproveitar o dia de hoje para dar uma olhadinha no site do Kindle, na Amazon.com, onde muitos dos livros de Bert Hellinger estão à disposição para serem acessados na integra, de forma virtual, para quem é Kindleunlimited? Ou se preferir a versão física, também estão disponíveis! Boa leitura e até a semana que vem.

SPOILERS: Na próxima semana: A Lei do Pertencimento…