A menção valoriza, de todas as formas, os trabalhos culturais realizados pela dupla, que já existe há 12 anos. A proponente da homenagem foi a Deputada Estadual Maria Victoria Borguetti Barros do PP (Partido Progressista) e foi aprovada por unanimidade dentro da Assembleia.

“Neste dia tão especial gostaria de com muito carinho e admiração conceder essas menções honrosas a esses dois grandes artistas. Paranaenses, trabalhadores, religiosos, dançarinos, cantores, costureiros, desenhistas e, acima de tudo, repletos de bondade em seus corações”, disse Maria Victoria na cerimônia. A Deputada Estadual também enalteceu os talentos e as conquistas da dupla, frisando o orgulho de serem conterrâneos do estado do Paraná.

A dupla As Deendjers realizando seu discurso de agradecimento. Foto: Dálie Ferberg/Alep

As Deendjers, formadas em 2004 pelos artistas Thiago Vilas Boas Mendonça e Vinícius Lavezzo, atravessaram um grande caminho para chegar onde estão agora. A dupla, que já foi convidada para realizar uma residência em Las Vegas, realiza performances com coreografias elaboradas e figurinos de tirar o fôlego por todo o Brasil.

“Acreditamos que a arte drag é muito mais que uma representação do feminino em suas variadas belezas e encantos. É também é uma forma de ajudar a sociedade a repensar as questões de gênero (…) A quebra dos paradigmas para uma sociedade mais compreensiva e acolhedora com o diferente”, disse um dos integrantes da dupla, que afirmou que ainda falta muito para transformar o preconceito em aceitação. Visivelmente emocionadas, As Deendjers agradeceram a Deputada Maria Victoria pela proposição da homenagem.

A dupla recebendo sua homenagem. A mesa foi formada pelos Foto: Dálie Ferberg/Alep

A dupla recebendo sua homenagem ao lado da Deputada Estadual Maria Victoria. Também participaram da sessão-solene a vice-governadora Cida Borghetti, o secretário de Planejamento Silvio Barros e os deputados Jonas Guimarães, Marcio Nunes, Tião Medeiros, Hussein Bakri e Claudio Palozi. Foto: Dálie Ferberg/Alep

HOMENAGEM GERA POLÊMICA NO MOVIMENTO LGBT

A homenagem recebida pela dupla As Deendjers gerou polêmica dentro do movimento LGBT, pis alguns ativistas não se sentiram à vontade e relataram publicamente o desconforto com o fato de as drag queens aceitarem a Menção Honrosa do Partido Progressista (PP). O motivo se deve ao fato de a Deputada Estadual Maria Victoria pertencer à bancada evangélica da Assembleia e de o partido ser conhecido por sua posição contrária aos movimentos LGBT, tendo como um de seus militantes o Deputado Jair Bolsonaro, que repetidas vezes demonstrou publicamente sua posição homofóbica, se justificando ser a favor da “família tradicional brasileira”. A dupla ainda não se manifestou sobre a polêmica.