Nesta segunda-feira, 19 de junho, é comemorado o Dia do Cinema Brasileiro e para celebrar tal data vamos listar para vocês as cinco produções nacionais que levaram mais público às salas de cinema (contando todo o tempo que a sétima arte está presente aqui no país).

Antes disso, o porquê de terem escolhido este dia para tal homenagem: foi no dia 19 de junho de 1898 que ocorreu a primeira filmagem realizada em solo brasileiro, um registro da Baía de Guanabara feita pelo italiano Alfonso Segreto. Existe certa controvérsia, pois muitos creditam o Dia do Cinema Brasileiro para 05 de novembro, data do primeiro contato do brasileiro com a sétima arte em um evento público no Rio de Janeiro lá em 1896.

Independente de qual esteja certo, o importante é não deixar passar em branco algo que simboliza uma das maiores paixões nacionais: o cinema. Mais importante ainda é o destaque ao cinema nacional, que vem crescendo muito nos últimos anos e se mostrando uma grande potência. Segue a lista dos cinco filmes que obtiveram maior sucesso nas telonas por aqui, e haja diversidade.

5º lugar – A Dama do Lotação

O filme é estrelado por Sônia Braga e é baseado em uma história de Nelson Rodrigues. Foi aos cinemas em 1978 e atraiu 6,5 milhões de pessoas. A trama mostra uma mulher que após ser estuprada pelo noivo, resolve fazer sexo com desconhecidos que encontra no transporte público. É um tipo de drama erótico, e acabou vinculado com a fase de pornochanchada que reinava aqui na época.

4º lugar – Minha Mãe É Uma Peça 2

Dona Hermínia se fazendo presente. A obra foi uma criação de Paulo Gustavo originalmente apenas para o teatro, até 2013 quando o ator resolveu ir às telonas e foi um sucesso, garantindo então esta continuação que saiu dos cinemas agora em 2017. Levou 10,3 milhões de pessoas ao cinema e é o filme brasileiro de maior arrecadação na história nacional com 124 milhões de reais. Ao que tudo indica, vem um terceiro por aí.

3º lugar – Dona Flor e Seus Dois Maridos

A rainha do cinema nacional quando se trata em bilheterias: Sônia Braga, agora em meio de uma estranha relação extraconjugal envolvendo seu atual marido e o falecido ex. Mauro Mendonça e o saudoso José Wilker fecham o triângulo amoroso desta adaptação do livro homônimo de Jorge Amado, que obteve um público de 10,7 milhões lá em 1976.

2º lugar – Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro

Talvez uma das franquias de maior sucesso cinematográfico no Brasil e o único desta lista que concorreu ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. A continuação segue narrando Wagner Moura na pele de Capitão Nascimento enfrentando os problemas envolvendo segurança e política no país. Mais de 11,1 milhões foram ao cinema em 2010 e geraram 104 milhões de reais (3ª maior arrecadação nacional).

 lugar – Os Dez Mandamentos: O Filme

Adaptação aos cinemas da novela de mesmo nome transmitida pela Record em 2015, o filme entrou em cartaz em 2016 e vendeu 11,2 milhões de ingressos que o fizeram assumir a primeira posição no quesito público. É também a segunda maior arrecadação com 116 milhões de reais. Entretanto, o longa é alvo da acusação de que boa parte dos ingressos foram comprados pelos responsáveis da produção e que maioria das sessões encontravam-se vazias. Com polêmica ou não, a saga bíblica segue na liderança.

E para você, qual filme nacional você mais amou e ama rever? Conta pra gente 🙂