A CAIXA Cultural Curitiba apresenta a exposição A viagem pitoresca, do artista carioca Bruno Miguel. Inédita, a mostra será aberta no dia 12 de janeiro (terça-feira), com visita guiada às 19h, e ficará em cartaz até o dia 28 de fevereiro.

Com curadoria de Bernardo Mosqueira, a exposição reúne pinturas, objetos e instalações de Bruno Miguel, apresentando as obras mais representativas da sua trajetória. Em sua produção, o artista foca na investigação sobre a pintura, o universo doméstico, a lógica do consumo e o imaginário pop, mesclando referências das chamadas alta e baixa cultura.

Desde 2006, Bruno vem reunindo louças, porcelanas, tapeçarias, tecidos inusitados e antiguidades em leilões e antiquários, tanto pela internet quanto pela cidade do Rio de Janeiro. O que poderia se tornar parte de alguma das muitas coleções que ele mantém em casa soma-se às telas, às tintas, a uma pesquisa radical e a uma experimentação técnica do pintar. Em suas mãos, esses materiais coletados tornam-se pintura.

Conjuntos de tapetes e pratos decorativos de origens diversas acabam sendo um suporte inesperado para grandes pinturas, bem como tecidos estampados reunidos, transformados em telas. Nesses trabalhos, há imagens originadas de estampas de camisetas dos anos 80, embalagens de chiclete, letreiros de propaganda, antigos anúncios de TV, publicidade socialista, personagens atuais da internet e referências diretas ou indiretas às ideias de paisagem e de natureza morta.

O artista

Bruno Miguel já expôs em diversos museus e galerias do Brasil, Chile, Bolívia, Argentina e Estados Unidos. Artista premiado com bolsas, possui obras em coleções públicas e privadas, como MAM RJ e MAR RJ. Participou de diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior, recebendo importantes premiações e sendo hoje referência na arte contemporânea brasileira.

Nasceu no Rio de Janeiro, em 1981, cidade onde vive e trabalha. Formou-se em Artes Plásticas e Pintura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 2009. No mesmo local, deu aulas em 2010, e é professor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage desde 2011.

Serviço – Exposição: A viagem pitoresca – Bruno Miguel

Quando: 12 de janeiro a 28 de fevereiro de 2016

Onde: CAIXA Cultural Curitiba – Galeria Mezanino (Rua Conselheiro Laurindo, 280)

Horário: terça a sábado, das 10h às 20h. Domingo, das 10h às 19h

Quanto: gratuito

Informações: (41) 2118-5114