Arte indígena e oficinas no palco da Ópera de Arame nesse sábado (24)

Exposição de artesanato indígena no Vale da Música Ópera de Arame. Foto: Vinicius Grosbelli.
Foto: Vinicius Grosbelli

Diferentes manifestações populares estrelam o evento desse sábado (24/08) na Ópera de Arame. O espaço que abriga o projeto Vale da Música recebe uma programação especial das 10h às 18h, todas gratuitas – o único custo é de entrada na Ópera de Arame.

Em destaque, a exposição de artesanatos indígenas da Aldeia Tekoa Takuaty, de Paranaguá. A aldeia é comandada pela cacique da etnia Guarani, Juliana Kerexu. São diversas peças produzidas pela comunidade que refletem desde a natureza até os grafismos indígenas. A exposição pode ser apreciada durante todo o horário de funcionamento do espaço.

Oficinas

As oficinas acontecem em horários diferenciados ao longo do dia. Para se inscrever, é necessário entrar em contato pelo Instagram do Vale da Música.

São opções que celebram diferentes linguagens, como dança, artes plásticas e música. O dia começa com “Enraize – Corpo e Memória entre An’Danças” com Junta Leonardo da Cruz, trazendo aspectos dos movimentos de culturas afro-brasileiras e da corporeidade negra diaspórica. Às 13h, acontece a oficina de Coco de roda com Leon Adan, demonstrando elementos percussivos de diferentes instrumentos desse estilo musical, e às 15h30, de Bordado em fotografia com Bruna Alcântara, que ensina a construir uma poética a partir do diálogo de diferentes expressões ligadas ao fazer manual das mulheres. Às 15h, Bruno Romã ministra oficina de Máscara, equilibrando a parte prática com a discussão teórica sobre a história das máscaras e suas representações simbólicas ao longo dos tempos.

A partir das 10h, no Palco Flutuante, haverá uma atração especial dedicada à celebração da cultura popular. O grupo Araucoco performa um repertório inspirado nos tradicionais cocos de Pernambuco. A apresentação acontece até 12h30.

A visita é ótima opção para quem vai ao Festival Paulo Leminski 80 Anos, na Pedreira Paulo Leminski, ao lado, e aproveitar duas atividades.

SERVIÇO – Exposição e oficinas do Vale da Música

Quando: 24 de agosto de 2024 (sábado)

Horário: programação das 10h às 18h em ambos os dias

Onde: Ópera de Arame (R. João Gava, 920)

Inscrições para oficinas: pelo Instagram do Vale da Música

Quanto: gratuito.

Por Brunow Camman
23/08/2024 10h10

Artigos Relacionados

Aclamado baterista britânico Yussef Dayes sobe ao palco da Ópera de Arame

Destaques paranaenses do jazz se encontram na Ilha do Mel no fim de semana